Vira-lata caramelo: fatos curiosos sobre o cachorro símbolo do Brasil

O vira lata caramelo é sem dúvidas um símbolo brasileiro. Saiba mais sobre esses cães adoráveis e queridos no país

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualisbest, os cães vira-latas, ou sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros. O estudo entrevistou cerca de 7 mil brasileiros e cerca de 41% dos entrevistados, afirmou ter um SRD em casa. E existe um tipo de cachorro SRD que se destaca em nosso país, o vira-lata caramelo. 

No Brasil, os cães vira-lata podem ter vários tamanhos, cores e tipo de pelagem. No entanto, a grande maioria são de porte médio, pelo curto e pelagem ocre, ou seja, caramelo. Tanto é que é difícil passar um dia sem trombar com um cãozinho desse tipo por aí. Logo, esse é um bom motivo para o vira-lata caramelo a ser o símbolo do Brasil.

Neste artigo nós vamos te contar um pouco mais sobre esse tipo de cãozinho e o que leva ele a ser tão popular no Brasil. Se você ficou curioso para saber mais, acompanhe o texto até o final. Vamos lá! 

O famoso vira lata caramelo

O motivo de tanta popularidade é a quantidade de cães vira-latas de cor caramelo que existem no Brasil. Logo, é muito difícil você andar por aí sem cruzar com esse cãozinho simpático. Ainda não existe um estudo que mostre a quantidade exata de vira-latas caramelo no país, mas algumas instituições já estão trabalhando nessa pesquisa.

Muitos afirmam que esse pet é o símbolo nacional do país. No ano de 2020, algumas campanhas foram feitas nas redes sociais para oficializá-lo como uma raça brasileira e o peludo virou até meme!

E a popularidade dele não para por aí. Em 2020, uma petição foi feita na internet, com mais de 10 mil assinaturas, que pedia a substituição das araras nas notas de R$ 10 pela imagem de um vira-lata caramelo. Alguns pediam ainda que a nota de R$ 200 fosse estampada com esse cãozinho.

Mas, afinal, ele pode realmente ser oficializado como uma raça nacional?

Infelizmente um cãozinho SRD não pode ser oficializado como uma raça devido à quantidade de cruzamentos desconhecidos que foram feitos para chegar no peludo que conhecemos hoje. Os cães de raça oficializada são, na maioria das vezes, resultados de cruzamentos seletivos a fim de que eles nascessem com aparência e características únicas. Ou seja, eles foram criados de maneira proposital, já os vira-latas não. 

Além disso, para oficializar uma raça, você precisa estabelecer a origem dela. E a origem do vira-lata caramelo é totalmente desconhecida e misturada. Um bom exemplo disso vem dos resultados de uma pesquisa realizada pelo projeto MuttMix, em 2018. Eles revelaram o quanto é praticamente impossível determinar a olho nu as raças que deram origem a um indivíduo vira-lata.

A pesquisa apresentou a foto de 31 cães SRD para vários grupos de pessoas, incluindo leigos e especialistas em cães. Cada pessoa deveria arriscar dizer quais raças estariam presentes nos genes dos cachorros. Ao mesmo tempo, testes genéticos revelaram quais eram de fato as raças que deram origem a esses pets.

O resultado mostrou que apenas 25% dos participantes conseguiram citar raças com alguma precisão. E até mesmo os testes genéticos não conseguiram mostrar todas as raças presentes no cruzamento dos vira-latas. 

Já é complicado estabelecer a origem de pets que ainda mantêm características que lembram outras raças. Imagine para os que, após tantas gerações, já adquiriram um visual próprio, como é o caso do vira-lata brasileiro caramelo? Por isso, ele não pode ser tido como uma raça oficial. Mas isso não impede que ele seja uma verdadeira estrela brasileira. Certo?

O crescimento da popularidade do vira-lata caramelo nas redes sociais foi uma boa notícia para as ONGs brasileiras, pois a procura por esse cãozinho tem aumentado bastante e muitas pessoas têm decidido adotar esse peludo. Antigamente, esses cães eram os últimos a serem escolhidos, agora existem alguns perfis na internet de vira-latas caramelo que ultrapassam a marca de 100 mil seguidores. Logo, é um ótimo período para esses peludos.

E você tem um vira-lata caramelo em casa? Qual o nome dele?  Se você ficou interessado em adotar um cãozinho, saiba que será bem fácil encontrá-lo nos abrigos e ONGs da sua cidade.

Além disso, saiba que você terá um pet muito alegre, forte e saudável em casa. Devido à quantidade de cruzamentos que ele possui, acaba se tornando um cão bastante resistente. Mas isso não significa que ele não precise de todos os cuidados, vacinas e vermífugos. Boa sorte!

Comentários