Você sabia que existe ultrassom para cachorro? Geralmente o procedimento é feito nos peludos quando há sinais de prenhes ou também para visualizar de maneira precisa os órgãos internos do cachorros, auxiliando no diagnóstico de determinadas doenças. O ultrassom em cães pode ser feito em clínicas veterinárias ou em centros de exame próprios para pet. Ficou curioso para saber mais? Então acompanhe até o final!
O que é um ultrassom de cachorro?
Um exame de ultrassom, também conhecido como ultrassonografia, é uma técnica de imagem não invasiva que permite que as estruturas internas do corpo do cachorro sejam vistas por meio do registro de ecos ou reflexos de ondas ultrassônicas. Ao contrário dos raios X, que são potencialmente perigosos, as ondas de ultrassom são consideradas seguras.
O equipamento direciona um feixe estreito de ondas sonoras de alta frequência para a área de interesse, podendo ser transmitidas, refletidas ou absorvidas pelos tecidos que encontram. No caso das ondas de ultrassom refletidas, retornarão como “ecos” para a sonda e serão convertidas em uma imagem exibida no monitor, fornecendo uma “imagem” bidimensional dos tecidos sendo examinados.
A técnica é inestimável para o exame de órgãos internos e foi usada pela primeira vez na medicina veterinária para diagnóstico de gravidez. No entanto, a técnica também é extremamente útil na avaliação das condições cardíacas e na identificação de alterações nos órgãos abdominais. A ultrassonografia também é muito útil no diagnóstico de cistos e tumores.
O ultrassom oferece algum risco para a saúde do pet?
O ultrassom não oferece riscos para o cachorro. No entanto, pode ser ineficaz em alguns casos, pois as ondas de ultrassom não passam pelo ar e, portanto, não podem ser usadas para identificar doenças pulmonares, por exemplo. O osso também interrompe as ondas de ultrassom, de modo que o cérebro e a medula espinhal não podem ser vistos, comprometendo a eficácia do tratamento.
O ultrassom não machuca e também não causa desconforto no animal, o cachorro pode apenas ficar assustado por ser uma situação diferente. Por isso, a anestesia geralmente não é necessária para a maioria dos exames de ultrassom, a menos que sejam feitas biópsias. A técnica é totalmente indolor e a maioria dos cães ficará deitada confortavelmente enquanto o exame está sendo realizado. Ocasionalmente, se o cão estiver muito assustado ou irritado, um sedativo pode ser necessário.
A única coisa que precisará ser feita, é a raspagem do pelo no local do ultrassom. Em alguns casos, como no diagnóstico de gravidez, pode ser possível obter imagens adequadas umedecendo o pelo apenas com álcool e aplicando uma grande quantidade de gel próprio e solúvel em água. Porém, em todos os casos, as imagens de ultrassom serão de melhor qualidade se a área a ser examinada for raspada.
Tipos de ultrassom em cães
Dependendo das imagens produzidas, o ultrassom pode assumir várias formas. No trabalho veterinário, o em modo B (modo de brilho), mais comumente chamado de ultrassom bidimensional, é a forma mais comum. Isso dá uma imagem bidimensional do órgão escaneado. É o método usado para examinar as estruturas abdominais, realizar o diagnóstico de gravidez, avaliar a função cardíaca e examinar os olhos em busca de certas doenças oculares.
O modo M (modo de movimento) é um tipo de modo B, no qual um traçado do movimento da estrutura que está sendo digitalizada é exibido. Uma combinação de modo M e ultrassom bidimensional é usada para examinar as paredes, câmaras e válvulas do coração para avaliar a função cardíaca. A ultrassonografia cardíaca geralmente é chamada de ecocardiografia.
Já o ultrassom Doppler é uma forma especializada de ultrassom cardíaco em que a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no coração e nos vasos sanguíneos podem ser medidas, de modo que a tecnologia de fluxo em cores torna ainda mais fácil observar esses pontos importantes.
Ultrassom de cachorro é caro?
Os valores para ultrassom em cachorro são semelhantes ao ultrassom realizado em humanos. No geral, o exame pode variar de R$ 300 a R$ 1000. O preço também depende da finalidade do exame, variando para diagnóstico de gravidez, avaliação dos órgãos internos, avaliação da função cardíaca, avaliação de certas doenças oculares e etc.
O custo elevado se deve ao equipamento, ao fato de que um treinamento especializado é necessário para interpretar as imagens e uma quantidade significativa de tempo está envolvida na realização do exame. Para quem quer pagar menos, a melhor opção é adquirir um plano de saúde para o cachorro que inclua o ultrassom.