Tosa Yorkshire: confira 6 tipos de tosa indicadas para essa raça

Saber quais opções de tosa você pode aderir no yorkshire é fundamental para diversificar e cuidar dos pelos do seu pet. Confira!

O yorkshire terrier é um cãozinho bastante popular no Brasil, pois sua personalidade doce e porte pequeno, fazem com que ele seja um grande querido em todo o país. E para quem deseja um pet calmo e bastante companheiro, o yorkshire pode ser a companhia perfeita. Além disso, esse cãozinho possui uma pelagem longa e de crescimento rápido, perfeito para os tutores que gostam de fazer diversos penteados nos peludos.

Mas indo um pouco além da estética, é importante que os tutores conheçam todos os tipos de tosa disponíveis para os cães da raça yorkshire, pois a tosa não é apenas para deixar o cãozinho bonito, ela também ajuda a manter a higiene do animal, além de deixá-lo mais confortável em algumas épocas do ano. Acompanhe!

6 tipos de tosa para yorkshire

1. Tosa bebê

Personalidade Yorkshire Terrier

Esse tipo de tosa é bastante popular e apesar do nome, pode ser feito no yorkshire em qualquer fase. A tosa bebê consiste em cortar as pontas do pelo com uma tesoura e deixar no máximo 3 centímetros de comprimento de maneira uniforme. Esse corte dá ao cãozinho um aspecto muito fofo, como se fosse um filhotinho, por isso o nome de tosa bebê. Este tipo de tosa é uma boa opção para o inverno, tendo em vista que boa parte do comprimento é mantida.

2. Tosa yorkshire

yorkshire na grama

Sim, existe uma tosa própria da raça, mas é mais utilizada para os yorkshires que participam de concursos de beleza, pois é um corte que necessita de manutenção. Logo, se você quer algo prático e fácil, talvez essa não seja a melhor opção, pois ela exige escovação diária e hidratação semanal nos pelos. A tosa yorkshire deixa a pelagem bem longa, reduzindo apenas as pontas do pelo do corpo e a região do rosto fica um pouco mais compridos. O corte, entretanto, é ótimo para o inverno.

3. Tosa westie

Tudo sobre o Yorkshire Terrier

Esse é o tipo de corte mais indicado para o verão, pois o pelo do animal é aparado com uma máquina, de maneira que fique bem curto. Além disso, as sobrancelhas e a barba são cortadas de maneira que, visualmente, alarguem as orelhas e o focinho. O pelo do yorkshire tende sempre a ser liso, mas com esse corte ele fica com uma aparência charmosa e ondulada.

4. Tosa pequinês

O yorkshire tem um pelo tão versátil, que ele pode fazer algumas tosas de outras raças, como o pequinês. E o melhor é que esse cãozinho fica fofo em todos os tipos de corte. Nesta tosa, o pelo do yorkshire precisa estar grande, logo, o profissional irá cortar os pelos dele com tesoura de uma maneira um pouco irregular, dando uma aparência despojada. Nas orelhas e região dos olhos, os pelos ficam um pouco mais compridos em comparação ao restante do corpo. Se o seu cãozinho sente muito incomodo com os pelos na região do rosto, talvez essa não seja a melhor opção.

5. Tosa cão e água

Assim como a tosa westie, esse tipo de penteado também tende a deixar o pelo do cãozinho com um aparência ondulada. Neste corte, não é recomendado que o tutor escove, pois pode desmanchar os cachinhos que serão formados no pelo do animal. Essas opção deixará o yorkshire com um aparência fofa e pode ser uma ótima escolha para o verão. No entanto, ele pode fazer com que o pelo forme alguns nós.

6. Tosa higiênica

yorkshire com brinquedos

A tosa higiênica é indispensável para o yorkshire. Ela se trata mais de qualidade de vida para o animal do que estética. Neste tipo de corte, os pelos nas regiões que geralmente causam acúmulo de sujeiras ou infecções, como ânus, orelha, olhos, boca, genitais, etc, são todos aparados de maneira rente. Esse tipo de tosa facilita também o banho e a secagem dos pelos do yorkshire.

Comentários