De porte pequeno, pelagem longa e olhinhos irresistíveis, o cãozinho da raça lhasa apso é um dos mais queridos do país. Por conta da sua personalidade dócil, carinhosa e companheira, esse peludo acaba sendo a companhia ideal para a família inteira. Mas não é apenas o seu jeito que chama atenção, a pelagem lisa e brilhante do lhasa apso também agrega muito charme e popularidade.
E um pelo tão lindo como esse, merece também cuidados especiais, como escovação diária, hidratação e também a tosa. E não faltam opções de corte para os cães da raça lhasa apso! São diversos modelos que o tutor pode escolher, mas na hora de optar pelo penteado, não podemos esquecer que o conforto do pet deve estar sempre em primeiro lugar.
E se você tem um cãozinho dessa raça em casa e quer conhecer todos os tipos de tosa que o pelo dele aceita, continue acompanhando o nosso artigo até o final. Vamos lá!
Tipos de tosa para cães da raça lhasa apso
1. Tosa bebê
A tosa bebê existe para quase todas as raças, pois o objetivo desse tipo de corte é deixar o cachorro com uma aparência de filhote. Mas apesar do nome ser sempre o mesmo, a forma de fazer a tosa bebê vai variar para cada tipo de pelagem.
No caso do lhasa apso, os pelos por todo o corpo ficam bem curtinhos, com cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento. Já no rosto, o pelo fica um pouco maior, com cerca de 4 centímetros. Esse corte é uma boa opção para o verão e não exige escovação.
2. Tosa higiênica
A tosa higiênica é muito importante para esse peludo, pois ela tem como objetivo auxiliar na higienização do cãozinho, logo, ela pode ser feita no verão ou inverno. Nesse tipo de corte, a barriga, o bumbum e a parte inferior do corpo do lhasa apso são raspados com uma máquina. Além disso, a tesoura também é utilizada para tirar os pelos que estão em excesso no rosto e que podem atrapalhar a visão e outras tarefas do dia a dia do animal.
3. Tosa japonesa
A tosa japonesa é para os tutores que querem que o lhasa apso fique com uma aparência diferente. Mas é importante salientar que esse corte é feito também no shih tzu e maltês, logo, as pessoas podem acabar confundido o seu cãozinho com outra raça.
Nesse corte, todo o pelo do corpo do cachorro é aparado com uma máquina, de maneira que fique bem curto. Já os pelos do rosto e orelha, são apenas aparados com a tesoura para que permaneça longo. Esse tipo de corte é bastante indicado para o verão.
4. Tosa lhasa apso
Esse tipo de tosa é para os tutores que querem manter a aparência do lhasa apso assim como ela é, logo, optam pelo corte específico da raça. Esse corte é oficializado pelo American Kennel Club, logo, muitos cães dessa raça que participam de competição, utilizam esse penteado.
Na tosa lhasa apso, os pelos do animal são hidratos e logo em seguida aparados com uma tesoura, mantendo o formato original do pelo do pet. No entanto esse corte requer escovação diária nos pelos para evitar nós e pode ser feito em qualquer época do ano.
5. Tosa verão
Como o pelo do lhasa apso é grosso, denso e muito cheio, existe uma tosa para deixar esse cãozinho um pouco mais confortável quando as temperaturas estão muito altas. Esse tipo de tosa é feito com uma máquina e todo o pelo do animal é removido, ficando bem curtinho. Ao fazer esse corte, o tutor deve redobrar os cuidados com a pele do lhasa apso, evitando a exposição direta ao sol.
Tesoura ou máquina?
Como o pelo do lhasa apso é bastante denso e liso, a máquina e a tesoura dão aspectos diferentes ao pelo. Sendo assim, o tutor precisa entender qual equipamento é o mais ideal para realizar a tosa que deseja no peludo. Os dois equipamentos têm vantagens e desvantagens.
A tosa na tesoura diminui o volume dos pelos do Lhasa e o corte fica mais suave e menos marcado. Já a tosa com máquina, faz com que o corte fique menos natural e o pelo pode ficar com algumas marcas. No entanto, o único problema é que o preço da tosa com tesoura, na maioria dos pet shops brasileiros, é mais elevado do que a tosa com máquina. Basta colocar na balança o que vale mais a pena e assim, escolher a metodologia ideal. Boa sorte!