Dentro do fascinante mundo dos cães do grupo Terrier, encontramos este pequeno, mas valente cãozinho que se caracteriza por sua elegante e longa barba. O terrier escocês também é conhecido como Scottie, como o próprio nome já indica, vem das terras escocesas onde já foi usado como cão de caça para pequenos animais, como raposas e coelhos.
Embora atualmente esteja totalmente adaptado como cão de companhia, tanto para a vida no campo ou na cidade, dentro ou fora de casa, ele ainda apresenta algumas características da sua origem. E se você ficou curioso para saber quais são e conhecê-lo um pouco mais, este artigo é para você. Ao longo do texto, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a raça. Acompanhe!
A origem do terrier escocês
Vindo das planícies escocesas, essa raça antiga tem origem de certa maneira obscura e não documentada. No entanto, acredita-se que o terrier escocês tenha parentesco com um cachorro descrito por Pliny em 55 A.C. Além disso, em 1436, no livro de Don Leslie, A History of Scotland (A História da Escócia, tradução livre), o autor descreve uma raça pequena muito similar ao Terrier Escocês.
Há evidências de que foi criado e selecionado como cão de caça para a procura e captura de pequenas presas como lebres, coelhos e até raposas. Durante o século passado, foi uma raça muito procurada pelos caçadores e pela classe nobre, embora ao longo dos anos tenha vindo a perder um pouco da sua popularidade. Mas com passar do tempo, o seu sucesso foi voltando e hoje ele é tido como um exemplo de cão de companhia, pois ama estar perto da família.
Características físicas
O terrier escocês é uma raça de porte pequeno, podendo medir no máximo 28 centímetros. O seu peso pode variar entre 8 a 10 quilos, logo, ele acaba sendo uma boa opção para aqueles que não querem um cachorro muito grande. Mas é importante destacar que ele tem muita energia para gastar, logo, se está pensando em criá-lo em um apartamento, lembre-se que você precisar sair para passear e brincar com ele com bastante frequência.
Ele possui um corpo reto e alongado, muito musculoso, embora sua grande camada de cabelo não nos permita vê-lo com clareza. Suas pernas são muito curtas em proporção ao corpo, o que lhe confere uma aparência afetuosa, fofa, e até mesmo engraçada. A cabeça é um pouco grande, com orelhas sempre eretas e focinho alongado que apresenta bigode ou barba compridos, uma das características populares da raça. Sua cauda é de tamanho médio, grossa na base e mais fina na ponta, normalmente é mantida alta.
A pelagem do terrier escocês é muito densa, macia e curta. Sua cor geralmente é preta e ocasionalmente marrom, embora também tenham sido vistos terriers escoceses brancos, provavelmente albinos. Devido à sua rigorosa seleção de criadouros durante o processo de criação, onde sempre foram utilizados os exemplares mais fortes, o scottie é um cão muito resistente e ágil, apesar de sua aparência pequena.
Personalidade do terrier escocês
Se o terrier escocês se destaca por algo, é com certeza pelo seu caráter e personalidade, já que é um cão independente e pouco sociável com outros animais, podendo até mesmo arrumar alguma briga com outros pets. Embora isso não signifique que ele seja um cão agressivo ou perigoso, ele simplesmente não é bom em fazer amigos quando se trata de outros cães. Seu instinto de caça o oprime e é por isso que ele tende atacá-los. Mas quando o assunto é amizade com humanos, ele demonstra a maior simpatia!
O terrier escocês não é um cão excessivamente carinhoso ou brincalhão, embora com seu dono sempre tenha laços muito fortes e ame estar sempre perto da família. Não é uma raça para um ambiente familiar onde há crianças com vontade de brincar ou para pessoas idosas que desejam ter um contato constante com o seu cão, pois é importante lembrar que o scottie é um animal independente e que gosta de ter o próprio espaço.
É um cão corajoso, que não se intimida apesar do seu pequeno tamanho. Embora obediente, às vezes pode nos ignorar quando pedimos algo, mas sempre saberá respeitar as regras da casa. Seu comportamento é calmo e às vezes um tanto atrevido, principalmente quando é filhote, já que um de seus hobbies é cavar sempre que tem um jardim à disposição. É sem dúvida uma raça de cão excepcional, mas com um temperamento único. Para ter um desse em casa é importante ser paciente e investir em adestramento.
Cuidados e saúde
Devido à sua abundante pelagem, é altamente recomendável escová-la diariamente com uma escova específica para cães de pelo grosso, desta forma eliminaremos os pelos mortos, mantendo o terrier escocês limpo e com o pelo livre de nós. Também será necessário ir ao pet shop periodicamente para manutenção, pois o pelo cresce muito rápido e pode acabar afetando a locomoção do cão.
Não é uma raça que costuma apresentar problemas de saúde, muito pelo contrário, o Scottish Terrier é forte e invejável, raramente essa raça terá problemas se o tutor manter as vacinas e vermífugos em dia. Não necessita de exercício intenso, uma ou duas longas caminhadas por dia pode ser o suficiente, além de atividades ao ar livre.
É altamente recomendável também brincar com ele dentro de casa, seja com a bola ou um brinquedo para intensificar os laços emocionais com o tutor e também cansá-lo um pouco enquanto se diverte. Esta raça costuma latir bastante, por isso é recomendável educá-la, principalmente se tiver vizinhos.
Dieta recomendada
Devido ao pequeno tamanho, devemos alimentá-lo com uma ração especial para cães de raças pequenas. Se possível, deve conter uma grande quantidade de proteína de carne e poucos cereais. O Scottie é um cão que tende a ganhar peso se não fizer exercício ou se comer mal, por isso devemos evitar uma dieta com alto teor de gordura ou cereais.
Curiosidades
- O Terrier Escocês e o Pastor Alemão são as únicas raças que viveram na Casa Branca mais de 3 vezes. Franklin D. Roosevelt teve diversos Scotties, sendo a mais conhecida de nome Fala, Dwight D. Eisenhowere o George W. Bush, que possuia dois pets da raça, Barney e Miss Beazley;
- Um dos tokens mais famosos do jogo Monopoly tem o formato de um Terrier Escocês;
- O Terrier Escocês é a raça que mais venceu o título de Best in Show, depois do Wire Fox Terrier, no Westminster Kennel Club Dog Show, com um total de 9 vezes;
- Em 2015, a Terrier Escocês Knopa foi a grande vencedora do Crufts, maior show canino do mundo. Desde 1929, um cão da raça não levava o prêmio para casa.
Qual o preço de um terrier escocês?
Um filhote de terrier escocês pode custar de R$ 2.500 a R$ 4.000. A raça é bastante acessível no Brasil, mas é importante que o tutor o adquira em um canil seguro e confiável. Mas lembre-se de visitar um centro de adoção antes de comprar um cachorro. Boa sorte!