O terra-nova é, literalmente, um cão gigante, cujo tamanho do corpo só não é maior que a bondade de seu caráter.
Apesar de ter se popularizado fortemente em muitos países, o terra-nova ainda não é muito visto pelas ruas do Brasil. Porém, os orgulhosos tutores desta raça afirmam ter encontrado um cão ideal.
Se você está pensando em adotar um grande melhor amigo, nós te propomos conhecer esta raça fascinante. Neste artigo, vamos te contar tudo sobre o cachorro terra-nova incluindo dicas sobre os cuidados essenciais com a sua saúde e educação. Não perca!
Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:
- Ficha técnica do terra-nova
- Características da raça
- Características físicas
- Personalidade do terra-nova
- Como cuidar de um terra-nova
- Problemas de saúde de um terra-nova
- Filhote de terra-nova
- Quanto custa um terra-nova?
- Dúvidas sobre a raça
- História do terra-nova
Ficha técnica da raça Terra-nova:
Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Grupo: Grupo dos Trabalhadores
Altura: 69 a 74 cm para machos e 63 a 69 cm para fêmeas
Peso: 60 a 70 kg para machos e 45 a 55 kg para fêmeas
Personalidade: Treinável, Dócil, Gentil, Brincalhão
Expectativa de vida: 8 a 10 anos
Características físicas do terra-nova
O terra-nova é um cão de porte gigante, com contextura física maciça e de aspecto imponente. Seu corpo é retangular (mais comprido que alto) e compacto, com uma massa muscular realmente privilegiada.
Possui uma abundante pelagem formada por 2 camadas de pelos que cobre toda a extensão de seu corpo. A camada interna é impermeável e é composta por pelos curtos, densos e suaves. Já a capa externa do terra-nova exibe pelos suaves, lisos e de comprimento médio.
A cabeça do terra-nova é larga, rústica e maciça, estando coberta por uma abundante pelagem. Seu focinho é largo, quadrado, forte e é bem pronunciado em relação à linha do crânio, mas não deve ter uma aparência abrupta como o focinho do cão são bernardo.
As orelhas são pequenas, triangulares com pontas arredondadas e estão sempre caídas na mesma linha da bochecha do cão. Os olhos são castanhos ou pretos e estão sempre bem separados entre si.
Os dedos do terra-nova possuem uma membrana interdigital, por isso, estes cães são exímios nadadores.
A seguir, resumimos as principais características físicas do terra-nova:
- Tamanho: 67 cm a 72 cm para machos; 60 cm a 66 cm para fêmeas;
- Peso: de 54 kg a 70 kg;
- Contextura física: corpo retangular, rústico e musculoso, coberto por uma abundante pelagem. Peito profundo, dorso forte e inclinado, com patas peludas e musculosas, com “dedos de pato” (membrana interdigital entre os dedos);
- Pelagem: abundante, formada por 2 capas. A capa interna possui pelos curtos, densos e suaves. A camada externa exibe pelos suaves, lisos e de comprimento médio.
- Cores de pelagem: são aceitos exemplares de cachorros pretos, brancos e pretos e marrons.
- Cabeça: maciça e larga; orelhas pequenas e caídas, com pontas arredondadas; focinho quadrado e forte, bem pronunciado em relação à linha do crânio. Suas expressões faciais demonstram segurança e bondade.
- Olhos: castanhos ou pretos, sempre bem separados entre si.
- Nariz: grande e levemente protuberante. Os exemplares marrons têm trufa marrom, enquanto os outros tem nariz preto.
- Rabo: grosso, longo e de inserção média. Jamais deve estar enroscado ou caído sobre o dorso do animal.
Cores do terra-nova
O terra-nova pode ter as seguintes cores:
- Preto
- Branco e preto
- Marrom
Segundo a FCI, os exemplares bicolores em branco e preto são, na verdade, outra raça chamada de landseer. Porém, muitas organizações consideram o landseer como um exemplar de terra-nova bicolor.
Personalidade e temperamento do terra-nova
Apesar de seu tamanho imponente, o terra-nova é um autêntico “bonachão”. É um cão alegre, criativo, sereno e gentil, que reflete bondade e doçura.
A gentileza, o carinho, a predileção pela água e a alta sociabilidade são aspectos marcantes de seu temperamento, o que lhes torna bastante parecidos ao labrador retriever.
Porém, são menos brincalhões e hiperativos, já que seu corpo é muito mais pesado e robusto.
Isso não significa que não gostem de brincar ou correr. Os terra-novas são muito divertidos e adoram compartilhar aventuras e passeios com seus tutores, principalmente se tiverem um mar ou uma piscina para mergulhar.
Só que precisarão repor energia e, talvez, queiram ficar tranquilos simplesmente observando como seus familiares se divertem.
Além de extremamente fieis aos seus tutores, os terra-novas se destacam por sua enorme paciência com as crianças e também com outros cães. Seu trato com as crianças é realmente admirável, demonstrando uma delicadeza única no universo canino.
Como cuidar de um cão terra-nova
A exuberante pelagem dos terra-novas deve receber escovações diárias para evitar a formação de nós, além de eliminar impurezas e pelos mortos.
Durante as épocas de outono e primavera, pode ser necessário escová-los 2 vezes por dia, para evitar que soltem pelos pela casa.
Quantas vezes dar banho em um terra-nova?
Os banhos devem ser dados apenas quando sejam realmente necessários (1 vez a cada 2 meses, no máximo), sempre com uma escovação prévia. Lembre-se que o excesso de banhos prejudica a saúde do seu cão, pois elimina a oleosidade natural que reveste e protege todo seu corpo.
Para complementar a higiene de seu terra-nova, recomendamos limpar diariamente as remelas de seus olhos, além de escovar seus dentes de 2 a 3 vezes por semana.
Quantas vezes passear com um terra-nova?
Recomenda-se fazer de 2 a 3 passeios diários, com 30 a 40 minutos cada um, para permitir que seu terra-nova gaste energia e evite os sintomas de obesidade, que serão muito prejudiciais à sua saúde.
O terra-nova não é um cão extremamente ativo, mas também requer uma boa dose de exercícios diários para manter um peso saudável e um temperamento equilibrado.
Além disso, é fundamental oferecer brinquedos e jogos interativos para que seu melhor amigo se divirta mesmo quando você não está em casa.
Os Terra-novas requerem um bom espaço amplo para se desenvolver adequadamente, por isso, se adaptam melhor a casas com jardins ou pátios.
Adestramento
Apesar de sua alta sociabilidade, o terra-nova também deve ser adestrado e socializado desde filhote para aprender a respeitar as normas da casa e a se relacionar positivamente com outras pessoas e outros animais.
O ideal é começar a socializar seu melhor amigo durante sua infância, logo após terminar seu primeiro ciclo de vacinação e tratamentos contra vermes e ectoparasitos.
O que o terra-nova pode comer?
O cachorro terra-nova deve receber uma alimentação equilibrada para se manter forte e saudável. Escolha uma ração de excelente qualidade e respeite as porções adequadas ao seu tamanho, peso e idade, seguindo orientações de um médico veterinário.
Não exagere nas guloseimas, porque os terra-novas têm muita tendência à obesidade.
Também é interessante consultar seu veterinário sobre o uso de suplementos naturais que permitam fortalecer as articulações de seu cão e prevenir doenças degenerativas.
Problemas de saúde e doenças comuns no terra-nova
Mesmo sendo fortes e resistentes, os terra-novas têm predisposição genética a desenvolver certas doenças degenerativas.
Por isso, sua expectativa de vida é reduzida, entre 8 e 10 anos, dependendo do estilo de vida proporcionado a cada cão.
Como todo cão gigante, com um crescimento acelerado, pode sofrer de displasia de quadril e de cotovelo.
Sua tendência a ser guloso e comer rapidamente costumam favorecer a obesidade e os problemas digestivos, como gases e torção gástrica.
Em menor escala, esta raça também pode ser diagnosticada com cataratas, estenose de pulmão, estenose de aorta e doença de Von Willebrand.
Filhotes de terra-nova
Se sua terra-nova acaba de ser “mamãe”, será muito importante levar os filhotes ao veterinário para começar sua imunização e controlar seu crescimento.
Lembre-se que a saúde dos filhotes é mais vulnerável que a dos cães adultos, pois seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido.
Além disso, a fêmea deve contar com o acompanhamento de um médico veterinário durante toda a gestação.
Quantos filhotes um terra-nova pode ter?
Uma terra-nova fêmea costuma ter de 4 a 9 filhotes por cada gestação, mas este número pode variar tanto para menos quanto para mais dependendo de alguns fatores como a saúde da mãe e a capacidade reprodutiva do pai.
Os filhotes de terra-nova são verdadeiras bolas de pelo sonolentas. Apesar de adorar uma brincadeira e uma boa comida, estes pequeninos precisam descansar e dormir algumas boas horas dor dia para se desenvolverem corretamente.
Os filhotinhos terão um crescimento acelerado até seus 6 ou 7 meses, porém, só se tornarão adultos a partir do primeiro ano de idade.
Preço de um terra-nova
O preço de um filhote de terra-nova é de R$ 3.500,00 a R$ 8.000,00. O valor dependerá principalmente de sua linhagem, de seu sexo e também do canil de origem.
Por exemplo, seu um filhote tem progenitores premiados internacionalmente seu valor será muito elevado por ter uma genética mais apreciada.
Dúvidas frequentes sobre o terra-nova
Sim, os terra-novas são cães que soltam muitos pelos e precisam receber escovações diárias para controlar a queda e evitar a formação de nós em sua pelagem.
O terra-nova é um cão que late pouco e só usarão o seu latido em situações realmente necessárias. Portanto, fique atento se seu terra-nova começar a latir e chamar a sua atenção.
Um terra-nova pode chegar a se adaptar a uma vida em apartamento, mas esse não é o melhor lugar para o seu desenvolvimento. São cães muito grandes, que babam excessivamente e precisam se exercitar para evitar a obesidade e problemas comportamentais.
Sim, os terra-novas são cães extremamente pacientes e bondosos, possuindo muita afinidade com as crianças. Por ter um tamanho muito grande, devem sempre contar com a presença de um adulto quando brincam com crianças muito pequenas para evitar acidentes e situações indesejadas.
O terra-nova se destaca por seu alto grau de sociabilidade com pessoas e outros animais. Por isso, é uma excelente raça para conviver com outros pets. Assim como todo cão, deve ser devidamente socializado para aprender a se relacionar com seu próprio território e com outros indivíduos.
História do terra-nova
Existem muitas polêmicas sobre as origens do terra-nova, Seu nome é uma homenagem ao seu lugar de nascimento: a ilha de Newfoundland (Terra-nova, em português), que é parte do território canadense.
A hipótese mais aceita sobre seu nasciment afirma que os antepassados do terra-nova seriam o resultado de cruzamentos entre os cães nativos do Canadá com outras raças nórdicas que eram trazidas pelos Vikings nos anos 1000 d.C, principalmente com o “cão urso de cor preta”.
Porém, a aparência e a personalidade do terra-nova que conhecemos hoje em dia, só apareceu por volta do século XVII após a chegada dos pescadores europeus à ilha de Terra Nova.
Estes pescadores levavam cães que ajudavam a recolher suas redes e tinham predileção pelo ambiente aquático.
Estes cães aquáticos teriam se cruzado com os antepassados do terra-nova, dando origem a este gigante cão com um amor incondicional pela água.
Apesar de ter sido utilizado para puxar trenós, como cão de guarda e também como ajudante de pescador, o terra-nova é internacionalmente reconhecido como um cão de resgate (ou “salva vidas”).
Estes cães salvaram inúmeras vidas tanto em episódios de naufrágio como em acidentes que terminavam com pessoas caídas no mar. No século XX, um cão terra-nova recebeu uma medalha de reconhecimento após ter salvado mais de 20 pessoas de se afogarem.
Hoje em dia, estes cães gigantes são os companheiros preferidos por muitas famílias que neles encontram o cão de guarda e um cachorro para companhia ideal.