O cuidado com a saúde dos nossos animais de estimação é uma responsabilidade fundamental para qualquer tutor responsável. Assim como os seres humanos, os cães também podem enfrentar momentos de desconforto gastrointestinal, desidratação e outros problemas de saúde que requerem atenção imediata.
O soro caseiro é uma solução simples e eficaz para reidratar e repor os eletrólitos perdidos em situações de desidratação canina. Feito com ingredientes facilmente disponíveis em casa, esse líquido é uma maneira econômica e rápida de fornecer hidratação e nutrientes essenciais para os cães em momentos de necessidade.
Além disso, o soro caseiro pode ser utilizado como medida preventiva em situações como dias quentes, exercícios intensos ou após episódios de vômito e diarreia, ajudando a evitar a desidratação e promovendo a recuperação mais rápida do animal.
A desidratação nos cães é bastante preocupante, podendo até resultar em doenças. Para conferir a receita e ficar por dentro, acompanhe o nosso artigo.
1. Os cães realmente podem tomar soro caseiro?
Sim, os cachorros podem tomar soro caseiro. É importante estar atento ao porte e peso do animal, mas no geral, opte por não oferecer mais do que 500 ml de soro caseiro por dia, priorizando apenas quando o cão realmente precisar. A moderação é necessária levando em consideração que o soro leva em seu preparo açúcar e sal.
- Cães de pequeno porte: cerca de 200 a 300 ml de soro por dia.
- Cães de porte médio: 300 a 500 ml soro por dia.
- Cães de porte grande e gigante: 500 a 750 ml soro por dia.
ATENÇÃO: a melhor maneira de saber a quantidade ideal de soro caseiro para o seu cachorro é conversando com um veterinário. Apenas ele vai conseguir determinar o grau de desidratação do animal e a quantidade necessária de soro para que o peludo se recupere por completo. O soro caseiro para cães em excesso também pode fazer mal se não administrado da maneira correta.
2. Como fazer soro caseiro para cães?
Ingredientes
- 1 litro de água mineral natural;
- 1 colher de chá de sal;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (utilizado em receitas culinárias);
- Suco de meio limão.
Modo de preparo
- Ferva 1 (um) litro de água
- Adicione os outros ingredientes e misture até dissolver
- Antes de oferecer ao cachorro, espere o soro esfriar por completo.
- Conserve por no máximo 24 horas na geladeira. Caso o soro caseiro fique muito tempo na geladeira ele vai acabar perdendo todas as suas propriedades, se tornando apenas uma bebida calórica.
3. Como saber se o cachorro está desidratado?
A maneira correta para verificar se o seu cãozinho está realmente desidratado, é levando ele em uma consulta com o médico veterinário. No entanto, existe um teste caseiro que pode funcionar e te ajudar bastante. Confira:
- Levante o lábio superior do cão e pressione seu dedo na parte mais acima da gengiva;
- Retire seu dedo do local. Você vai notar que ficará uma marca no formato do seu dedo naquela região;
- Cronometre ou conte os segundos que serão necessários para que o local fique novamente na forma e coloração que estava antes de você pressionar.
O normal é que leve de 1 a 2 segundos para voltar ao normal. Caso demore mais do que este tempo, seu pet pode estar desidratado. Se o tempo for muito superior a esse, o ideal é que procure um médico veterinário, pois apenas o soro caseiro não será suficiente.
Situações que é indicado o cachorro tomar soro:
- Pouca ingestão de água;
- Exposição prolongada e excessiva ao sol;
- Atividades longas quando a temperatura está muito elevada;
- Vômitos persistentes;
- Diarreia;
- Doenças renais;
- Diagnosticado com diabetes mellitus.