O Soft Coated Wheaten Terrier é um cão de origem irlandesa pertencente à família terrier, um grupo de raças interessantes e caçadoras. De tamanho médio e muito inteligente, é um excelente cachorro de companhia que se adapta com relativa facilidade a qualquer lar. Ele tende a ser muito companheiro, mas quando o assunto é a convivência com outros animais, ele precisa de treinos de sociabilização. E se você está pensando em ter um em casa ou conhecê-lo um pouco mais, leia o artigo até o final para saber tudo sobre essa raça. Vamos lá!
Origem e história
A história do Terrier Irlandês de pelo macio está um tanto entrelaçada com a de outros terriers irlandeses, embora possamos arriscar que, provavelmente, o wheaten seja o mais antigo das quatro raças do grupo. Podemos traçar a origem pelo menos até o século 19, já que existem inúmeras referências textuais a cães de “pelo macio e ondulado”.
A sua origem está ligada à procura deliberada dos irlandeses por um animal com determinadas características, entre as quais se destaca o seu pelo e a sua habilidade na hora da caça. Apesar de sua longa história, só em 1937 o o wheaten foi oficialmente reconhecido pelo Irish Kennel Club. Desde então, ele cresceu em popularidade e agora é conhecido mundialmente. No entanto, a popularidade desse cãozinho no Brasil não é tanta em comparação aos outros cães do grupo terrier.
Características físicas do Soft Coated Wheaten
Em geral, costuma-se dizer que o wheaten é um cão robusto e de aparência bem forte. Não é um cãozinho longo e nem muito curto, mas possui músculos poderosos, que o permitem praticar diversos tipos de atividades ao lado do tutor, como corridas e até mesmo o frisbee. E acredite, energia não vai faltar. O wheaten irlandês é um cãozinho que precisa de muita atividade física e brincadeira para viver feliz.
De acordo com o padrão oficial da raça publicado pela International Cynological Federation em abril de 2001, a altura do wheaten machos deve ser entre 46 e 48 centímetros, enquanto para as fêmeas uma altura específica de 44 a 46 centímetros. Quanto ao peso, deve variar entre 18 e 20,5 quilos para ambos. Logo, ele é um cachorro de porte médio.
A pelagem dele é composta por uma única camada uniforme de pelo, por isso, cuidados com a pele são de extrema necessidade. A textura é macia e sedosa, algo que o próprio nome já indica (soft que significa macio em inglês). Quanto à pigmentação, costuma ser uniforme e cor de trigo, sendo aceitas variações no tom tigrado e dourado.
A pelagem é levemente ondulada, permitindo ao tutor realizar alguns tipos de tosa. Se for deixada sem penteado ou sem cortes, o comprimento dos pelos em sua ponta mais longa não deve exceder 5 centímetros. Para ficarem saudáveis, precisam estar grossos e macios, ondulados ou com cachos soltos e com muito brilho. É indicado o tutor escovar o pelo dele uma vez por semana.
Personalidade da raça
Como a maioria dos terriers de pequeno e médio porte, o Soft Coated Wheaten Terrier é um cão muito ativo e corajoso, sem ser imprudente. Ele é muito nobre e leal aos idosos e à família, e tem um bom temperamento. No entanto, para conviver com outros pets, como gatos, precisa passar por treinos de sociabilização. Ele pode também conviver com crianças, mas é muito importante que os pequenos saibam respeitar o espaço dele.
Além disso, é um cachorro muito inteligente e obediente, por isso seu treinamento será simples, pois diferente da maioria dos terriers, o wheaten irlandês não é nada teimoso. E para quem deseja um companheiro ativo e alegre, esse pet é uma excelente opção. Ele adora brincar, o que é um exercício físico muito favorável para a sua saúde. Bem comportado, ele é o tipo de cachorro que você pode levar para todos os lugares ao seu lado. E lembre-se, ele odeia ser deixado sozinho!
Saúde e cuidados
Como você deve imaginar, um dos pontos que mais exige cuidado em relação a essa raça é o pelo. Recomenda-se pelo menos uma escovação semanal e é aconselhável levá-lo ao petshop pelo menos a cada 30 dias, para receber uma boa hidratação e reduzir o acúmulo no rosto. O pelo do wheaten irlandês tende a ficar ressecado, logo, precisa de cuidados especiais para que fique sempre macio e brilhante.
Embora não tenham sido relatadas doenças que afetem a raça, é verdade que ele pode sofrer de problemas nas articulações, como displasia de cotovelo ou quadril. Ele também pode ser afetado por outros problemas mais sérios, como torção do estômago. Por isso, visitas frequentes ao médico veterinário são de extrema importância para que ele se mantenha sempre forte e saudável.
Com uma alimentação adequada, exercício físico e visitas regulares ao consultório veterinário, o Wheaten será um animal de estimação feliz e saudável. E, não menos importante, vai encher a casa de muita alegria e amor!
Curiosidades e destaques sobre a raça
- Os Soft Coated Wheaten Terriers podem se adaptar a praticamente qualquer tipo de ambiente;
- Se você odeia sujeira, esta pode não ser a raça para você. A pelagem do wheaten atrai alguns detritos que são então depositados por toda a casa. Banhos precisarão ser rotineiros;
- Embora não sejam barulhentos, o wheaten irlândes latirá se vir ou ouvir algo suspeito;
- Os Soft Coated Wheaten Terriers não se dão bem no calor. Mantenha seu wheatie dentro de casa em dias quentes;
- Os terriers adoram cavar, e o Soft Coated Wheaten Terrier não é exceção. Esteja preparado para alguns buracos em seu quintal;
- Os wheatens irlândeses querem fazer companhia à família e podem ficar estressados quando deixados sozinhos por longos períodos. Isso pode levar a comportamentos destrutivos e latidos;
- Dê ao seu wheaten pelo menos 30 minutos de exercícios diários para mantê-lo saudável e feliz;
- Esses peludos são bons com crianças, mas precisam do próprio espaço.
Qual o valor da raça no Brasil?
O preço do Soft Coated Wheaten Terrier pode ser em média R$ 4.000. Por ser um cão bastante raro no Brasil, não é tão fácil localizar um exemplar da raça à venda.
Seus criadores ainda são difíceis de encontrar e, por isso, obter informações deles em nosso território é um tanto quanto mais complicado. Logo, é importante que você se programe para buscar um canil que trabalhe com a raça.
Se quiser um caminho mais simples e barato, opte pela adoção. Existem vários cães em abrigos em busca de um lar cheio de amor e carinho. Boa sorte!