Sarna em cachorro: o que é, sintomas e como tratar

Saiba o que é a sarna canina, os seus principais sintomas, como tratar e como evitar que o seu cachorro pegue esta doença.

Cachorro preto se coçando

A sarna canina está entre os principais problemas de saúde que podem acometer aos cães. E ao contrário do que muitos pensam, ela não é um problema exclusivo de cães de rua. A sarna também pode ocorrer entre cães domésticos e, se não for tratada corretamente, pode causar consequências graves.

Neste artigo, nós apresentaremos um guia completo sobre a sarna, descrevendo o que causa, os sintomas, o tratamento e a prevenção para o problema. E você ainda poderá conferir remédios caseiros de grande eficácia contra a sarna.

O que é sarna?

A sarna é uma doença de pele causada por ácaros da espécie Sarcoptes scabiei. Os ácaros se alimentam da pele do hospedeiro, causando coceira intensa. Conforme os cães se coçam, a pele fica avermelhada, sem pelo e com feridas. As feridas podem se tornar porta de entrada para infecções por microrganismos.

A sarna não ocorre apenas entre os cães, podendo atingir seres humanos e outros animais, como gatos. Ela costuma ser adquirida pelos cães que vivem aglomerados ou em ambientes sujos, onde há presença dos ácaros. Apesar de associarmos a doença aos cães de rua, cães domésticos também podem ter sarna e transmitirem ela entre si.

Como saber se meu cachorro tem sarna?

A coceira é o principal sintoma da sarna em cães. Assim que você notar que o seu cão está se coçando intensamente, leve-o imediatamente para o veterinário, que poderá identificar o problema e iniciar o tratamento.

Mas a sarna também pode apresentar outros sintomas:

  • Coceira intensa
  • Pele avermelhada
  • Pele sem pelo
  • Regiões inflamadas, que depois se tornam grossas e com cascas
  • Odor forte, proveniente das regiões inflamadas
  • Sangramento
  • Partes do corpo mordidas ou mesmo mutiladas
  • As regiões do corpo mais atingidas são as pernas, cotovelos, orelhas, abdômen e peito dos cães
  • Infecções por microrganismos podem surgir através das feridas

Conforme a doença se agrava, o seguintes sintomas aparecem:

  • Perda de apetite e de peso
  • As inflamações e feridas se espalham por todo o corpo
  • Ouvidos e olhos podem ser atingidos, causando cegueira e surdez no cão

Cães filhotes, idosos ou com problemas prévios de saúde costumam apresentar sintomas mais graves.

Como tratar cachorro com sarna?

Cachorro marrom com sarna
Cachorro com sarna em sua orelha e focinho

O primeiro passo, como já dissemos, é procurar um veterinário, que poderá instruir corretamente sobre o tratamento. Também é preciso isolar o cachorro que tem sarna de outros cães e animais, bem como evitar muito contato do pet com humanos e objetos usados por humanos.

É preciso tosar o cachorro para que seja mais fácil tratar a sarna. Inicialmente, deve-se banhar o cachorro com um xampu especial contra sarna, aplicando e esfregando especialmente nas regiões mais atingidas.

Em seguida, deve-se aplicar um remédio específico contra sarna, como enxofre de cal, sobre a pele do cachorro. Os remédios devem ser aplicados várias vezes por semana, até que a doença desapareça por completo, o que pode levar até 6 semanas.

Você deve ficar atento à evolução da doença e informar sempre o seu veterinário. É possível que a sarna volte a aparecer depois de uma melhora, então deve-se seguir o tratamento corretamente, até ter certeza de que os ácaros e seus ovos foram completamente eliminados.

Higienize os locais onde seu cachorro costuma ficar e descarte a caminha dele, depois de lavá-la com produtos fortes, como água sanitária, para eliminar os ácaros e evitar que eles sejam transmitidos para outros animais ou pessoas.

Como evitar que meu cachorro tenha sarna?

A sarna canina pode ser transmitida diretamente de outros cães ou de objetos onde existam os ácaros. A melhor forma de evitar que o seu cão contraia a doença, portanto, é evitando que ele tenha contato com animais e objetos contaminados.

Procure saber se os cães de seus amigos e familiares têm sarna e evite que seu cachorro tenha contato com cães de rua, que costumam sofrerem mais com a doença.

Mantenha o ambiente em que seu cachorro vive sempre limpo, livre de entulhos. Limpe regularmente a caminha, cobertores, brinquedos de pelúcia e outros objetos usados pelo seu cachorro e que podem estar infestados por ácaros.

Tome as medidas necessárias para manter seu cachorro forte e saudável, como fornecer uma alimentação de qualidade e exercícios físicos regulares. Desse modo, as defesas naturais do corpo dele estarão mais aptas a lutar contra a doença caso ela venha a ocorrer, e os sintomas serão mais leves.

Existe algum remédio caseiro contra sarna?

O tratamento contra sara é feito com produtos específicos contra a doença, que devem ser receitados por um veterinário. Ainda assim, é possível usar alguns remédios caseiros apenas para aliviar os sintomas da sarna, ou seja, de forma auxiliar no tratamento, nunca em substituição aos remédios específicos. São eles:

  • Aloe vera (babosa): pode-se triturar as folhas da planta de modo a obter um suco ou comprar um gel de aloe vera e aplicá-los nos locais atingidos pela doença
  • Camomila: umedeça compressas ou um algodão com o extrato ou chá de camomila e aplique sobre a pele do cachorro
  • Óleo de lavanda, azeite de oliva e óleo de amêndoas podem aplicadas após o banho

O melhor remédio que os donos podem usar contra a sarna em cães é a prevenção. Certifique-se de que seu cachorro tem boa saúde, que o espaço onde ele vive está limpo e livre de parasitas e evite que ele tenha contato com animais contaminados.

Comentários