São-bernardo filhote: 6 cuidados que o tutor precisa ter

O são bernardo filhote requer cuidados essenciais para crescer saudável. Veja o que todo tutor precisa ter com a raça

São Bernardo com 5 filhotes

O são bernardo é uma das maiores raças de cães do mundo e uma prova disso é que desde filhote, ele pode ser maior que um yorkshire adulto, por exemplo. E além de ser conhecido pelo seu tamanho e fofura, o são bernardo possui uma personalidade muito amigável e companheira, logo, ele ama ficar perto da família o tempo inteiro. E sua popularidade é tamanha, que esse peludo também já estrelou alguns filmes, o mais conhecido deles é “Beethoven”.

E a gente até entende caso você queira ter essa raça em casa, afinal, eles são irresistíveis. No entanto, esses cães não são para todos e não podem ser criados em pequenas casas ou apartamentos. O são bernardo precisa de espaço para ter qualidade de vida. Mas se você se sentir confiante que esse pet é uma boa escolha para você, continue lendo para aprender algumas dicas úteis para cuidar de um são bernardo filhote. Vamos lá!

Cuidados com o são bernardo filhote

1. Vacinação

O são bernardo é um cãozinho geralmente bastante saudável, mas a recomendação é trazê-lo para casa somente após ele receber todas as vacinas e vermífugos necessários. Esse cuidado é importante para evitar que o pet fique doente em uma fase que ele ainda não tem defesas o suficiente para se proteger.

2. Alimentação

O são bernardo é uma cachorro de porte gigante, logo, muitos tutores ficam perdidos em relação a quantidade que ele pode comer e que tipo de alimentação ele pode ingerir. E como a raça que tem grande tendência à obesidade canina, é importante que você comece a oferecer a ele uma alimentação saudável logo após a fase do desmame. Além disso, converse com o veterinário para que ele oriente sobre a quantidade de comida ideal que ele deve consumir por dia.

3. Cuidados com a pelagem

O pelo do são bernardo não exige muita manutenção, uma escovação semanal é o suficiente. No entanto, durante a temporada de troca de pelo, a frequência dos cuidados precisará ser diária nesse período. Geralmente a primeira troca dos filhote da raça ocorre antes do inverno. Um ponto de atenção é que a pelagem do são bernardo pode gerar um sobrepeso, causando ainda mais problemas em seus quadris e joelhos. Por isso, a medida em que o pet for crescendo, procure mantê-los bem aparados.

4. Treinamento

Para um cachorro do porte do são bernardo, o treinamento de obediência precoce é de extrema importância. Além disso, ele precisará de treinos de sociabilização para que aprenda que não é educado pular nas pessoas ou derrubá-las. O são bernardo, quando adulto, acha que ele ainda tem o mesmo porte de quando era um filhote. E devido à sua timidez natural, a socialização é imprescindível para um animal de estimação bem ajustado. Inteligente e de temperamento doce, o são bernardo não é difícil de treinar, no entanto, eles são conhecidos por serem cães um pouco teimosos, mas nada que um petisco e disciplina não resolva.

5. Saúde

O são bernardo é um animal saudável, que tem uma expectativa de vida de cerca de 8 a 10 anos. Mas para isso, é muito importante que você comece os cuidados quando ele ainda é um filhote. Além das consultas de rotina, acostume o cão com caminhadas e atividades físicas ainda novo. Ele tende a ser um cachorro preguiçoso, por isso é necessário criar uma rotina para ele. Porém, fique atento! Escadas e atividades que demandam muito esforço devem ser evitadas, pois essa raça tem tendência a displasia no quadril e cotovelos.

6. Cuidados extras

Propensos à insolação, o são bernardo não se dá bem em climas quentes, a menos que tenham acesso regular a ar-condicionado. Além disso, você precisará tomar cuidado extra ao fazer a revisão de sua casa para adquirir um são bernardo filhote. Eles são mastigadores ávidos, e o grande tamanho significa que esse hábito pode causar muito mais estrago do que se fosse um filhote de outra raça. Eduque-o desde cedo e dê a ele diversos brinquedos próprios para que ele possa mastigar.

Será que o são bernardo realmente é o pet para você?

Filhote de São Bernardo

Se você adora cães de porte grande, mas não tem resistência para acompanhar um cão de alta energia, então um são bernardo pode ser para você. Esses cães são moderadamente ativos e, desde que eles consigam uma caminhada decente de pelo menos 30 minutos, ficarão felizes em relaxar com você pelo resto do dia. O tamanho do quintal não precisa ser exagerado, mas nada de criá-los em apartamentos.

Esteja pronto para compartilhar seu espaço e sua atenção com este cão. Perfeito para as pessoas amigáveis, a raça tem um vínculo estreito com seus donos e um forte desejo de estar perto da família o tempo todo. Eles adoram participar de todos os assuntos domésticos – onde quer que esteja a ação, é onde eles querem estar. Logo, não é uma raça que pode ser deixada sozinha por muitas horas.

Infelizmente, o são bernardo tem uma expectativa de vida curta, mas com certeza o período será de uma adição amorosa e leal à sua família. Ah, e esteja pronto para lidar com a baba, pois esse cachorro baba muito e você terá que redobrar os cuidados relacionados à limpeza.

Quanto custa um filhote de são bernardo?

Um cachorro da raça são-bernardo pode custar entre R$ 1.500 e R$ 5.000. Mas o problema todo não é o preço, a grande questão é conseguir encontrar locais que vendam a raça. Por não viver muito bem em países quentes, pode ser mais difícil achar um exemplar no Brasil. E lembre-se de procurar um canil seguro e que respeite os animais.

Comentários