Sendo um dos cães mais famosos quando o assunto são pets em filmes e séries, o cachorro são-bernardo, também conhecido como Saint Bernardshund, conquista qualquer um devido à sua personalidade carinhosa e amigável. Esse cãozinho pode até assustar um pouco devido ao seu tamanho, mas é só reparar na expressão doce do animal, que toda a ideia de que ele é um cachorro bravo desaparece.
Não é muito fácil encontrar um cão dessa raça no Brasil. No entanto, existem vários brasileiros que criam a raça e são apaixonados pelo são-bernardo. Logo, é mais fácil ver um cãozinho dessa raça por aqui, do que um basset hound, por exemplo. E se você também é fã do são-bernardo, nada mais justo do que descobrir algumas curiosidades sobre a raça.
Neste artigo, nós vamos contar as principais curiosidades sobre os cães da raça são-bernardo. Além disso, explicaremos um pouco mais sobre a saúde desse grandalhão e o preço dele no Brasil. Ficou curioso para saber tudo sobre essa raça? Acompanhe até o final.
8 curiosidades incríveis sobre os cães da raça são-bernardo
1. Porte gigante
Quem já viu esse cãozinho nas telinhas ou até mesmo pessoalmente, sabe que o são-bernardo não é um animal pequeno. E na realidade ele ultrapassa até mesmo o porte grande, sendo considerado um cachorro de porte gigante. O são-bernardo pode atingir até 70 kg e medir cerca de 70 cm. Existem alguns registros de cães dessa raça que conseguiram atingir 90 cm, ou seja, quase 1 metro. Tendo o tamanho de uma criança de em média 7 anos de idade.
2. A maior língua do mundo
Alguns cães da raça são-bernardo são famosos por quebrar recordes mundiais. Um dos casos mais recentes é da cadela americana Mochi, que tem uma língua gigantesca de inacreditáveis 18,58 cm. Uma língua do tamanho de um bebê humano! A cadela da raça são-bernardo entrou para a lista de recordes do Guinness como o cão com a língua mais longa do mundo. E até o momento ela continua sendo dona desse recorde.
3. O famoso Beethoven
Os filmes do cãozinho Beethoven foram um enorme sucesso durante a década de 1990. Logo, é impossível não falar desse filme sem associá-lo totalmente a esses cães, já que o protagonista era o cachorro da raça são-bernardo.
O sucesso foi tanto, que os filmes com o cãozinho foram até 2014. A comédia é uma das mais famosas do cinema e ganhou mais quatro sequências. O último filme da série foi lançado em 2014, tendo mais de 10 anos de história.
4. Na Suíça, ele é considerado um herói
O são-bernardo é um dos cachorros mais populares da Suíça. Isso porque, há mais de 200 anos, um cãozinho da raça chamado Barry, atuou em diversos resgates nos Alpes Suiços, ficando famoso e reconhecido por seus atos.
Graças a todos os resgates que realizou ao longo dos anos, hoje em dia, Barry possui uma exposição permanente no Museu de História Natural de Berna. Além disso, todos os cães da raça são muito queridos e admirados na Suíça.
5. Os monges participaram da criação do são-bernardo
Os cães eram mascotes de monges e também ajudavam no resgate de pessoas perdidas na neve, principalmente na Suíça. Com isso, acredita-se que os monges tinham como objetivo criar uma raça forte, mas amigável e companheira.
Essa raça passou por muitas mudanças até chegar ao cachorro que conhecemos hoje. No ano de 1867, os primeiros documentos genealógicos foram criados e o reconhecimento internacional foi realizado em 1887.
6. Existem vários clubes dedicados à raça
Assim como algumas outras raças, o são-bernardo possui diversos admiradores espalhados pelo mundo. Por essa razão, existem vários clubes dedicados apenas à essa raça. Uma das mais antigas e mais famosas associações é o St. Bernards-Club da Basileia, fundado em 1884. O clube existe até hoje.
7. Ele precisa de adestramento
Os cães da raça são-bernardo precisam de adestramento e sociabilização, mesmo que sejam animais muito dóceis e carinhosos. O principal motivo da necessidade de adestramento da raça, é porque devido ao seu peso e tamanho, ele pode decidir pular em alguém e acabar machucando seriamente a pessoa.
Portanto, o tutor deve procurar evitar acidentes. Além disso, o treinamento vai fazer com que ele não roube comida da mesa. Por ser muito alto e adorar uma guloseima, esse pet pode facilmente pegar as refeições das pessoas em algum momento de distração.
8. Babá para crianças
Alguns especialistas na raça costumam dizer que esse cãozinho é uma verdadeira babá para crianças. Essa fama aconteceu pois o são-bernardo tem uma paciência e nível de tolerância muito alto com crianças. No entanto, o tutor deve tomar muito cuidado com o porte do animal. Por ser grande e pesado, ele pode sem querer machucar uma criança pequena.
Como é a saúde do são-bernardo?
Os cães dessa raça costumam ser fortes e saudáveis. No entanto, isso não significa que ele não terá problemas de saúde. Infelizmente a raça são-bernardo é propensa a algumas doenças ligadas ao seu tamanho, como a displasia no quadril.
Além disso, ele não é um animal recomendado para viver no calor, pois ele nasceu para viver em países com baixas temperaturas. Por essa razão, é difícil ver um exemplar da raça no Brasil. O calor pode fazer com que ele desenvolva doenças e outros problemas de saúde.
Quanto custa um cachorro da raça são-bernardo?
Um cachorro da raça são-bernardo pode custar entre R$ 1.500 e R$ 5.000. Mas o problema todo não é o preço: a grande questão é conseguir encontrar locais que vendam a raça. Por não viver muito bem em países quentes, pode ser mais difícil achar um exemplar da raça.
Além disso, o futuro tutor precisa procurar sempre criadores e canis confiáveis e que deem a garantia da boa saúde do animal.
Gostou dessas curiosidades? Você sabe alguma outra que não está aqui? Conte-nos para nós nos comentários.