Dor nas articulações em cães é, infelizmente, uma ocorrência muito comum. Embora os cães de raças grandes sejam a população mais afetada por problemas nas articulações, uma pesquisa feita pela Veterinary Clinics of North America, indica que 20% de todos os cachorros, independente do porte, sofrerão de alguma forma de artrite durante a vida. Na verdade, é uma das causas mais comuns de dor crônica que os veterinários tratam no dia a dia.
Além disso, existem muitos motivos pelos quais o cão pode estar sentindo dores nas articulações. Seja porque eles estão envelhecendo, com excesso de peso ou apenas um problema de saúde comum da raça. O quadro é muito incômodo e neste artigo separamos algumas maneiras para você tratar a dor e ajudar o pet. Acompanhe até o final!
Remédios e tratamentos para dores nas articulações em cães
Alguns problemas nas articulações podem exigir cirurgia, enquanto outros podem ser tratados com mudanças no estilo de vida, cuidados especiais, suplementos e alguns tipos de remédio. Abaixo separamos detalhadamente todas as formas de tratamento para o quadro. Confira:
- Remédios e suplementos: muitos alimentos e suplementos contêm ingredientes ou aditivos que podem melhorar a saúde das articulações dos cães. Por exemplo, o óleo de peixe ajuda a diminuir a inflamação e a condroitina e glucosamina para cães têm propriedades regenerativas para as articulações.
- Anti-inflamatórios não esteróides, ou AINEs (como o ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico) e glicocorticóides (como prednisona), oferecem alívio da dor e inflamação nas articulações.
- Analgésicos também podem ser usados se a dor não puder ser controlada com outros medicamentos. Mas esses remédios não promovem o desaparecimento do quadro, eles apenas aliviam as dores. Por isso, leve o seu cãozinho ao veterinário para que um tratamento seja feito junto com a medicação.
- Cirurgia: limpeza artroscópica da junta, injeções, substituição de tecido, substituição da articulação.
- Controle de peso: o peso adequado reduz a tensão nas articulações e também pode diminuir a inflamação articular causada pela gordura. Afinal, a obesidade canina é uma das principais responsáveis pelas dores nas articulações dos cachorros.
- Fortalecimento: o aumento da massa muscular e o fortalecimento protegem as articulações do cão, que pode ser obtido por meio de exercícios regulares e seguros, como a fisioterapia ou caminhadas leves.
O que causa as dores nas articulações dos cães?
Dores nas articulações do cão são causadas por problemas de desenvolvimento ou degenerativos. Os problemas de desenvolvimento são o resultado de uma predisposição hereditária, duas das mais comuns sendo a displasia do quadril e cotovelo.
Já os problemas degenerativos, são aqueles que se desenvolveram ao longo do tempo, geralmente devido à idade ou ao uso excessivo de coleiras. Cães mais velhos, por exemplo, podem desenvolver osteoartrite como resultado de anos de desgaste em suas articulações e ligamentos.
Há também certas raças que são predispostas a problemas nas articulações, como por exemplo as de porte grande que carregam muito peso em suas articulações. O rottweiler, por exemplo, tende a ter problemas no joelho e tornozelo, enquanto os cães da raça bernese da montanha são propensos a displasia de cotovelo e o são bernardo tem a maior prevalência de doença do ligamento cruzado, que pode levar à artrite.
Sintomas de dor nas articulações
- Dificuldade em sentar, levantar ou deitar;
- Lentidão ou rigidez ao se levantar;
- Dificuldade em subir as escadas;
- Relutância em pular ou correr;
- Diminuição da atividade ou menos interesse nas atividades normais;
- Mancando ou segurando um membro do chão;
- Inchaço ou rigidez das articulações.