A influência britânica na criação de cães é notável e abrange uma variedade de raças que se originaram ou foram aprimoradas nas terras inglesas. A tradição canina inglesa é marcada por séculos de cuidadosa seleção e aprimoramento, resultando em uma variedade impressionante de raças reconhecidas por sua beleza, temperamento e habilidades específicas.
Cães ingleses frequentemente carregam consigo uma aura de elegância e distinção, refletindo não apenas a dedicação dos criadores, mas também a rica história e cultura da região. Ao explorar as raças de cachorro inglesas, somos levados a uma jornada pela história, descobrindo as origens e os propósitos originais desses incríveis animais.
Nesta lista das 10 raças de cachorro inglesas, vamos mergulhar nas características, qualidades e legados que tornam cada uma delas uma representante única e valiosa do patrimônio canino britânico, revelando assim a riqueza e a diversidade da criação de cães na Inglaterra. Acompanhe até o final!
Raças de cachorros ingleses
Galgo Inglês
Queridinho dos famosos, o galgo inglês ou greyhound é um cão atlético, elegante e veloz. Sua cabeça é alongada e estreita, com olhos escuros e orelhas compridas e levemente caídas.
Quanto à sua personalidade, trata-se de uma raça independente, por isso gosta de ter seu próprio espaço, embora isso não o impeça de ser terno e carinhoso.
Cavalier King Charles Spaniel
Com orelhas compridas e de pequeno porte, o cavalier king charles spaniel é um cãozinho que chama atenção pela sua beleza e fofura, além disso costuma ser muito apegado à família e muito carinhoso.
Esse pet ainda tem um temperamento muito calmo, amigável e com um nível de tolerância e paciência alto, logo, ele pode ser um excelente amigo das crianças e idosos.
Foxhound Inglês
O foxhound inglês é muito famoso por sua força, inteligência e também capacidade de correr longas distâncias de maneira muito rápida.
Por isso, por muito tempo foi um dos cães prediletos quando o assunto era a caça. Eles costumam medir cerca de 60 centímetros de comprimento e pesar cerca de 40 quilos em sua idade adulta. Sua pelagem é curta e normalmente tricolor: branca, preta e marrom.
Bull Terrier Inglês
De origem inglesa, o bull terrier é um cachorro de porte forte e bastante charmoso. Mesmo pertencendo à família Terrier e apresentando algumas semelhanças com os cães do grupo pit bull, o bull terrier é um animal diferente e com uma personalidade bastante única.
Sendo um pet um tanto teimoso, ele vai exigir do tutor bastante calma e paciência.
Setter Inglês
O setter inglês foi criado para ajudar no pasto, mas hoje em dia muitas pessoas adquirem esse cãozinho por conta da sua pelagem única. O pelo dele pode ser branco e preto, tricolor ou marrom com manchas esbranquiçadas.
Suas orelhas podem ser longas ou curtas e, além disso, possui um focinho alongado e nariz proeminente com olhos muito arredondados, o que lhe dá uma aparência elegante e refinada.
Mastim Inglês
O mastim inglês é uma raça de tamanho gigante que era utilizada como cão de guerra há mais de 2000 anos. Ao final da Segunda Guerra Mundial estava quase extinto, mas ao longo do tempo a raça conseguiu ser recuperada.
Atualmente é considerado um excelente cão de guarda, além de ser amigável, terno e brincalhão. Ele pode medir cerca de 80 centímetros de comprimento e possui uma pelagem curta e áspera.
Cocker Spaniel Inglês
O cocker spaniel inglês é uma raça que foi desenvolvida para caçar, logo, esse instinto o acompanha até hoje. Esse peludo costuma ser muito fiel e apegado aos seus donos, tendo uma personalidade muito alegre e carinhosa, mas ele precisa de adestramento ainda sim.
Seu corpo é forte e atlético e pesa cerca de 15 quilos. A pelagem pode ser de uma única cor, bicolor ou mesclada.
Border Collie
O cãozinho mais inteligente do mundo, de acordo com a lista feita por Stanley Coren, também é inglês.
Com um porte médio e robusto, populares por sua aparência simpática, os border collie têm muita disposição no dia a dia e estão sempre aptos para praticar alguma atividade física. Por isso mesmo, são os cachorros mais indicados para tutores com rotinas agitadas ou esportistas.
Yorkshire Terrier
O yorkshire terrier está entre as menores e mais populares raças caninas de todo o mundo. Desde seu nascimento como raça, o yorkshire já desfilava sua notável beleza no colo das madames inglesas do século XIX.
Ele é um cachorro de pequeno porte, alguns exemplares podem pesar menos de 1,5kg. O seu temperamento é dócil, mas ele é um cãozinho bastante teimoso.
Bulldog Inglês
O nome dele já diz tudo e talvez esse seja o cãozinho inglês mais conhecido da lista. O buldogue inglês surgiu no Reino Unido em 1835 para lutar com touros, e por esse motivo quase foram extintos.
Ele é um cão de porte médio, de baixa estatura e notável robustez. Seu corpo é largo e compacto, com musculatura poderosa, dorso curto e forte. O bulldog inglês tem ainda um temperamento muito dócil e amigável.