Escolher o melhor alimento para o seu pet é uma tarefa muito importante e que costuma demandar certo esforço dos donos. É por isso que nós avaliamos rações muito consumidas, a fim de saber se elas são realmente boas para o seu cachorro.
Hoje nós faremos uma avaliação completa da ração Atacama. Ela não chega a ser muito popular no mercado brasileiro, mas tem conquistado muitos clientes pelo seu preço acessível e os possíveis benefícios à saúde dos cães.
Descrição da ração Atacama
A Atacama é descrita como uma ração Super Premium, o que a colocaria entre as melhores rações do mercado. Ao avaliar a composição do produto, no entanto, encontramos motivos para classificá-la como uma ração Premium, de qualidade intermediária.
Apesar de ter boas fontes de proteína, como a farinha de vísceras de aves e a farinha de salmão, a Atacama também contém fontes de proteína de baixa digestão, que fornecem menos nutrição para o seu cachorro. Ela também antioxidantes sintéticos, que são potencialmente prejudiciais.
Outro ponto negativo da marca é o fato de ela fornecer um único tipo de ração. Dessa forma, ela deixa de atender as necessidades nutricionais de diversos tipos de cães.
Por fim, cabe destacar que a Atacama apresenta alguns nutrientes especiais, como a condroitina e a glucosamina, que fortalecem as articulações, e o extrato de yucca, que reduz o odor das fezes. Ela também não apresenta ingredientes transgênicos, aspecto que muitos consumidores valorizam.
Quais são os ingredientes da ração Atacama?
O principais ingredientes da ração Atacama são a farinha de vísceras de ave, a farinha de salmão e a farinha de carne e ossos bovinos. Enquanto a farinha de vísceras de ave e a farinha de salmão fornecem proteínas de alta digestibilidade, a farinha de carne e ossos bovinos fornece proteínas de digestibilidade inferior. Quanto maior a digestibilidade da proteína, melhor ela é aproveitada pelo organismo canino, garantindo, assim, um rendimento maior da ração.
A ração Atacama também contém ingredientes vegetais, como o arroz, a linhaça e a polpa de beterraba, que fornecem carboidratos e fibras alimentares. Ela é ainda enriquecida com todas as vitaminas e minerais de que o seu cão necessita, além de nutrientes mais específicos, como a condroitina, a glucosamina, o extrato de yucca, os Ômegas 3 e 6 e prebióticos.
A ração Atacama contém aditivos químicos?
Sim. Ela apresenta os antioxidantes sintéticos BHA e BHT.
A ração Atacama contém transgênicos?
Não, ela não utiliza nenhum ingrediente transgênico.
Quais as linhas da ração Atacama?
A Atacama produz uma única ração, a Atacama Cães Adultos Todas as Raças.
Qual o preço médio da ração Atacama?
O preço médio da ração Atacama varia conforme o fornecedor e a quantidade do produto. Ela é considerada uma ração barata.
Prós da ração Atacama
Articulações mais fortes
A ração Atacama contém condroitina e glucosamina, duas substâncias muito eficientes na prevenção de problemas nas articulações dos cães.
Fezes mais firmes e menos mal cheirosas
Graças à presença de prebióticos e fibras alimentares, as fezes dos cães podem se tornar mais firmes após o consumo da ração Atacama. A presença de extrato de yucca, por sua vez, faz com que o odor das fezes seja reduzido.
Sem transgênicos
A Atacama não utiliza nenhum ingrediente transgênico. Diversos estudos já aprovaram os possíveis malefícios dos transgênicos, inclusive para a saúde canina.
Preço acessível
Esse é, sem dúvida, um grande atrativo da marca. A ração Atacama é comercializada por um preço acessível à maioria dos donos de cães.
Contras da ração Atacama
Fontes ruins de proteína
A ração Atacama contém farinha de carne e ossos e diversos cereais. Os cereais, embora sejam importantes fontes de energia, fornecem proteínas de baixa qualidade. Já a farinha de carne e ossos fornece uma proteína que, mesmo sendo animal, não é facilmente absorvida pelo organismo.
Antioxidantes sintéticos
A ração Atacama contém os antioxidantes BHA e BHT, que são sintéticos, ou seja, são produzidos em laboratório. Essas substâncias já foram proibidas em diversos países e seu consumo em doses elevadas acarreta diversos problemas de saúde.
Sem variedade
Como já dissemos, a Atacama produz um único de ração, para cães adultos de todas as raças. Embora esse produto consiga atender as necessidades de muitos cães, ele não consegue nutrir cães de outros portes e idades diferentes, como rações mais específicas nutririam.
Afinal, a ração Atacama é boa?
Consideramos a Atacama uma ração de qualidade regular. Ela possui ingredientes não muito nutritivos, como a farinha de carne e ossos e diversos cereais, além de conter antioxidantes sintéticos. Ela também falha em atender as necessidades nutricionais de muitos cães, pois oferece um único tipo de produto. Ainda assim, é preciso levar em consideração a opinião dos consumidores, sendo que a grande maioria deles aprovam a ração Atacama.