O calor não perdoa ninguém, nem mesmo os pets. Logo, assim como os humanos, os bichinhos também podem sofrer muito com as altas temperaturas. E por isso, muitos tutores começam a buscar formas de refrescar os cães nos dias de calor intenso.
Diante disso, a principal pergunta feita por muitos é: pode dar gelo para cachorro? Essa é uma questão muito interessante, logo, vamos respondê-la neste artigo. Acompanhe!
Afinal, os cães podem comer gelo?
Sim, os cães não só podem comer gelo, como devem, principalmente nos dias mais quentes. Você pode dar a ele quantos cubos quiser por dia. Só tente dar intervalo de tempo entre um cubo e outro para não adormecer a língua do bichinho.
Os cães sofrem muito quando as temperaturas estão altas. Isso acontece, pois possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor e por auxiliar na regulação da temperatura corpórea.
Em compensação, os peludos trocam com o ambiente boa parte do calor corpóreo por meio da respiração. Por isso, com os cães braquicefalicos a situação é ainda mais difícil.
Sendo assim, oferecer gelo é uma excelente alternativa para ajudar não só a regular a temperatura, como também no aumento da ingestão de água diária do animal.
A melhor maneira de oferecer o gelo para os cães e colocando alguns cubos dentro da vasilha de água deles. Já se o seu peludo é curioso, você pode oferecer o gelo como se fosse um petisco. Além de se divertir bastante, o pet estará se hidratando e se refrescando em dias quentes.
Pensando no bem estar dos nossos amigos de quatro patas, separamos algumas receitas especiais para oferecer par o pet durante o calor. Confira:
Receitas para refrescar os cães
1. Sorvete de banana
Você vai precisar de três bananas-prata, três colheres de farelo de aveia, meia colher de óleo de coco e seis colheres de água. Basta amassar as bananas em um recipiente, adicionar a aveia e o óleo e misturar bem.
Depois, acrescente a água e misture bem. Coloque em forminhas de gelo e deixe congelar por cerca de duas horas, depois, é só saborear com seu pet. Fácil, né?
2. Picolé de frutas
Para essa receita, escolha as frutas favoritas do seu pet e bata no liquidificador com 200ml de água. Após bater todos os ingredientes, coloque em uma forminha e leve ao congelador por, pelo menos, uma hora. O seu pet irá se deliciar e se refrescar!
Cuidados com os cães nos dias quentes
Os cubos de gelo podem ajudar muito, mas apenas eles não são o suficiente para refrescar o cachorro em dias mais quentes. Logo, procure colocá-lo sempre em um ambiente fresco da casa e longe do sol. Dependendo da temperatura, um circulador de ar pode ser uma boa solução para ajudar o seu peludo a lidar com o calor.
Além disso, evite passear com o cachorro nos horários em que a temperatura fica mais alta. Opte em levá-lo antes das 10 horas ou depois das 17 horas. Boa sorte!