O cachorro Pinscher é uma das menores raças de cachorro que existe e é perfeito para quase todo tipo de dono. Especialmente os que vivem em apartamentos, pois a raça necessita de pouco espaço para se sentir bem.
Muitas pessoas, no entanto, não sabem que o Pinscher apresenta variedades com tamanhos e pesos diferentes. Essas variedades podem ser chamadas de diversas formas, mas aqui no Brasil costumamos chamá-las de Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura.
Mas será que essas variedades de Pinscher se diferenciam apenas pelo tamanho? Há diferenças no comportamento de cada variedade e nos cuidados que os donos devem ter com elas? Neste artigo, você poderá entender melhor esses e outros detalhes dos Pinchers 0, 1, 2 e Miniatura.
Diferentes tamanhos do cachorro Pinscher
Originalmente, o Pinscher possui apenas um tamanho padrão. Segundo a Federação Cinológica Internacional, o Pinscher Miniatura, que é como esta entidade denomina a raça, deve ter uma altura de 25 a 30 centímetros e um peso de 4 a 6 quilos.
Lembrando que a altura é medida dos ombros do cachorro até o chão e que as medidas mínimas são relacionadas às fêmeas e as medidas máximas são relacionadas aos machos.
Porém, é muito comum que criadores da raça criem variedades específicas de Pinscher, não apenas com tamanhos diferentes, mas também com cores e temperamentos diferentes. No Brasil, já se tornou comum falar em 4 tipos de Pinscher: Pinscher 0, 1, 2 e Miniatura. No entanto, mesmo aqui no Brasil os criadores podem usar outras classificações, como, por exemplo, Pinscher 0, 1, 2 e 3 (ou Miniatura).
Os criadores podem realizar muitos cruzamentos diferentes para gerar Pinschers dessas variedades. Especialmente no caso do Pinscher 0, que possui o menor porte de todos, esses cruzamentos podem ser arriscados, já que podem resultar em cães com diversos problemas de saúde. O mais recomendado, portanto, é adotar um Pinscher que se encaixe no padrão de tamanho da raça.
Mesmo com diferenças significativas nos seus portes, as variedades de Pinscher não costumam se diferenciar muito quanto ao comportamento. Em todas elas prevalece o padrão da raça, que é ser um cachorro enérgico, corajoso, com grande instinto de proteção e companheirismo. Pinschers podem ser temperamentais e latir bastante, mas esses problemas de comportamentos podem ser resolvidos com socialização desde cedo e treinamento à base de reforços positivos.
Entenda a seguir as principais características de cada variedade de Pinscher.
Pinscher 0
Sendo o menor de todos os tipos, a altura do Pinscher 0 costuma ser por volta de 15 cm, o que é muito pouco, especialmente se compararmos com o padrão da raça (25 a 30 cm). Seu peso costuma ser de 2,5 kg apenas.
Devido ao tamanho muito reduzido, é preciso tomar alguns cuidados com o Pinscher 0. Sobretudo, deve-se moderar nas brincadeiras, já que qualquer gesto mais brusco pode ferir o animal.
Pinscher 1
A diferença do Pinscher 0 para o 1, está principalmente no tamanho. Sendo um pouco maior, o Pinscher 1 costuma medir de 20 a 25 cm e pesar por volta de 3 kg quando adulto. Suas dimensões também são muito reduzidas se comparadas ao padrão da raça e por isso também deve receber mais atenção dos seus tutores.
Pinscher 2
O Pinscher 2 está bem próximo do padrão da raça, que é uma altura de 25 a 30 cm. Quando adulto, pode chegar a pesar 4 kg, o que é uma medida bastante aceitável.
Pinscher Miniatura
O Pinscher Miniatura, como é chamado por muitos criadores no Brasil, não corresponde ao mesmo Pinscher Miniatura que as sociedades cinológicas consideram como padrão da raça.
Ele é a maior das variedades que apresentamos aqui, podendo chegar a 5 kg, o que já está fora do padrão aceito pela FCI, por exemplo. Ainda assim, trata-se de um cachorro de porte bastante pequeno.
Como identificar o tamanho do filhote de Pinscher?
No caso dos filhotes de Pinscher é mais difícil saber se trata de uma variedade 0, 1, 2 ou Miniatura. Todo Pinscher, quando filhote, já é bastante pequeno, e as diferenças de tamanho podem ser muito sutis. Nesse caso, o mais recomendado é se informar com o estabelecimento em que os filhotes foram adquiridos ou com os donos do genitores dos filhotes.
Lembre-se de adquirir os filhotes de canis ou de pessoas confiáveis, que mostram responsabilidade com os cães. Desconfie de quem te oferecer um Pinscher muito pequeno, pois animais assim são mais suscetíveis a problemas de saúde.
Pinscher: pequeno e cheio de afeto
Os Pinschers são uma raça de cachorro pequeno, bastante antiga e com uma longa história de companheirismo com os humanos. O seu nome tem a ver justamente com a aparência fofa que a raça passa aos seus muitos admiradores.
Porém, infelizmente muitos ainda pensam que o Pinscher é um “baixinho problemático”, demasiado agressivo com estranhos ou até mesmo com conhecidos. Essa fama de fato faz algum sentido, já que o Pinscher é cheio de energia e gosta de proteger os seus donos.
As qualidades do Pinscher certamente são várias e independem do seu tamanho. Além do entusiasmo natural da raça, Pinschers demonstram muito afeto com os seus donos e se dão bem inclusive com crianças, embora seja recomendável que os adultos supervisionem as brincadeiras entre os cãezinhos e as crianças pequenas. Outra grande qualidade do Pinscher é que ele é uma das raças que soltam menos pelos.
7 respostas em “Pinscher 0, 1, 2, 3 ou Miniatura: quais as diferenças entre eles?”
Gostei, muito bom mesmo. Agora entendi as diferenças do meu Pinscher para outros.
Adora cachorros Pinscher
Gostei muito das informações porém compreendi que fui enganada quando comprei um pinscher como número um e pelo peso que ele já chegou aos cinco meses vejo que deve ser dois ou o três.
Pinscher pesa entre 4 e 6 kg. Menor que isso é mestiço, geralmente com chihuahua.
Muito obrigado pela contribuição, Luis. Já corrigimos a informação no texto.
Existe pinscher cinza ou branco puro?
Essas não são cores do pinscher de acordo com o padrão da raça. Elas podem até existir, mas são frutos de cruzamentos e mutações que não são recomendadas e que podem até causar algum tipo de complicação ao animal. Você já viu algum pinscher com essas cores?