O pastor alemão é um dos cães mais fortes, bonitos, inteligentes e sensíveis, que se mostra extremamente versátil, desempenhando-se exemplarmente em exibições, esportes e tarefas diversas junto aos seus tutores.
Se eternizou como um cachorro policial por excelência, porém foi criado originalmente para guiar e cuidar de rebanhos nos vastos campos europeus. Além disso, por seu temperamento equilibrado e seguro, se tornou um das raças mais queridas e populares como cão para companhia e protetor de seus familiares.
Se você está pensando em adotar ou já é um orgulhoso tutor de um pastor alemão, te propomos conhecer as principais características físicas e comportamentais, além dos cuidados necessários para oferecer uma vida feliz e saudável para seu cão.
Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:
- Ficha técnica do pastor alemão
- Características da raça
- Características físicas
- Personalidade do pastor alemão
- Como cuidar de um pastor alemão
- Possíveis problemas de saúde de um pastor alemão
- Filhote de pastor alemão
- Quanto custa um pastor alemão?
- Dúvidas sobre a raça
- História e origem
Ficha técnica da raça Pastor Alemão:
Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Grupo: Grupo dos pastores
Altura: de 60 cm a 65 cm para machos e 55 cm a 60 cm para fêmeas
Peso: de 30 kg a 40 kg para machos e 22 kg a 32 kg para fêmeas
Personalidade: obediente, leal, curioso, alerta, confiante, inteligente, vigilante, corajoso
Expectativa de vida: 9 a 13 anos
Características físicas do pastor alemão
O pastor alemão é uma raça difícil de ser confundida por sua bela e particular aparência. Trata-se de um cão de grande porte, forte e musculoso, com peito largo e profundo, e mandíbulas poderosas.
A cabeça robusta e larga, de forma triangular, com o focinho afilado e pronunciado em relação à linha do crânio são características físicas bem típicas desta raça. Além disso, o formato da cabeça, o olhar seguro e as orelhas pontiagudas e eretas concedem a estes cães um aspecto lupino muito atrativo.
O corpo do pastor alemão é levemente mais longo que alto e seu dorso é visivelmente inclinado, sendo mais alto na porção dianteira que na traseira. É coberto, em toda sua extensão, por uma abundante pelagem formada por 2 camadas diferentes.
A camada interna é formada por pelos curtos, grossos e lanosos. Já a camada externa exibe pelos mais longos e lisos que formam uma densa capa que está bem aderida à pele do cão. Seu rabo é longo e também deve estar coberto pela mesma pelagem que reveste seu corpo.
Existe certa confusão sobre as cores de pelagem aceitas oficialmente no pastor alemão. Erroneamente, muitos afirmam que os exemplares de cachorros brancos cumprem os requisitos estéticos oficias, porém isso não é verdade.
As cores previstas pelo padrão da raça são: preto sólido (o famoso “manto negro”), castanho-fogo com capa preta e diferentes tonalidades de cinza.
Resumo das principais características físicas do pastor alemão:
- Tamanho: 60 cm a 65 cm para machos; 55 cm a 60 cm para fêmeas (até a cernelha).
- Peso corporal: 30 kg a 40 kg para machos; 22 kg a 32 kg para fêmeas.
- Contextura física: corpo alongado, rústico e musculoso, coberto por abundante pelagem, peito profundo, dorso forte e inclinado, com patas fortes.
- Pelagem: formada por 2 camadas de pelos. A interna possui pelos curtos, grossos e lanosos, já a capa externa exibe pelos médios, lisos e densos que estão bem aderidos à pele.
- Cores de pelagem: preto sólido (manto negro), castanho-fogo com capa preta e cinzas. A variedade branca não é aceita pelo padrão da raça.
- Cabeça: triangular e rústica (de tipo lupina). Orelhas pontiagudas e eretas, focinho afilado e pronunciado em relação à linha do crânio. Expressões faciais confiantes e serenas.
- Olhos: escuros, oblíquos e bem delineados.
- Focinho: levemente protuberante, sempre na cor preta.
- Rabo: pode estar caída quando o cão está relaxado e levantada em estado de alerta, mas jamais deve estar na posição horizontal ou dobrar-se sobre o dorso do cão.
Personalidade e temperamento do pastor alemão
Apesar de sua fama de cão bravo, o pastor alemão é dono de um temperamento paciente, equilibrado e seguro. Justamente por isso, a raça se tornou uma das preferidas e mais competentes em funções de guarda e proteção familiar.
Os pastores alemães são cães trabalhadores, equilibrados e sensíveis, com enorme devoção aos seus tutores, o que lhes permite uma versatilidade única na hora de seu adestramento.
Quando bem educados e estimulados corretamente, podem aprender facilmente e executar com perfeição uma enorme variedade de tarefas, esportes, comandos de obediência canina e truques diversos.
Graças às privilegiadas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, os pastores alemães ocupam o terceiro lugar no ranking dos cães mais inteligentes.
São cães confiáveis e corajosos, que não vacilam na hora de cuidar de seus familiares. Isso não significa que sejam agressivos.
Os pastores alemães são cães extremamente carinhosos e pacientes com seus tutores. A agressividade é um problema de comportamento muito grave, que geralmente é causado por uma educação mal orientada ou pela exposição a maus tratos.
O pastor alemão não é um cão violento ou perigoso, mas pode se tornar se não receber os devidos cuidados com sua saúde, educação e socialização.
Não se assuste se seu pastor alemão se mostrar um pouco desconfiado com a chegada de alguma visita. Seu instinto de guarda faz com que estejam sempre atentos a qualquer presença estranha em seu ambiente. Com um adequado processo de socialização, seu cão se levará muito bem com as pessoas e com outros pets.
Como cuidar de um pastor alemão
Por ser um cão ativo, forte e robusto, o pastor alemão necessita realizar atividade física diariamente para manter seu peso ideal e fortalecer sua musculatura. Além disso, o treinamento é indispensável para que seu cão possa liberar energia e evitar os sintomas de stress ou de ansiedade.
Como possui predisposição aos problemas ósseos e articulares, é importante que os exercícios sejam praticados de forma moderada.
Quanto tempo devo passear com um pastor alemão?
Para manter seu pastor alemão fisicamente e mentalmente equilibrado, recomenda-se 3 passeios diários de 30 a 45 minutos. O ideal é intercalar as caminhadas suaves com atividades potentes, como trotes, subidas e descidas ou corridas.
Também vale a pena iniciar seu pastor em algum esporte canino, como o Agility, para ajudá-lo a preservar sua boa saúde.
Quantas vezes devo dar banho no pastor alemão?
Os banhos devem ser dados uma vez a cada seis semanas (um mês e meio) para não remover a oleosidade natural que reveste e protege o corpo dos cães. As escovações devem ser feitas diariamente para eliminar os pelos mortos e as impurezas.
Para complementar a higiene de seu pastor, lembre-se de limpar diariamente as remelas que podem se formar em seus olhos, além de escovar seus dentes de 3 a 4 vezes por semana. Também será bem-vindo um corte de unhas a cada 2 ou 3 meses.
O que dar de comida para o pastor alemão?
O pastor alemão deve comer uma ração de boa qualidade, respeitando as porções diárias de acordo com o tamanho, o peso e a idade de seu cão. Também recomendamos conversar com seu veterinário sobre suplementos naturais e vitaminas que ajudem a fortalecer as articulações e melhorar sua resistência física.
Como todo cachorro, o pastor alemão precisa de uma alimentação equilibrada de excelente qualidade para se manter ativo, forte e saudável.
Adestramento
Um pastor alemão necessita de atenção ao seu adestramento e à sua socialização. São cães potentes, com um grande sentido de guarda e instinto territorial, por isso, precisam aprender desde filhotes a se relacionarem positivamente e compartilhar seu ambiente com outras pessoas e outros animais.
O adestramento será o melhor exercício para mantê-los fisicamente e mentalmente estimulados.
Problemas de saúde do pastor alemão
O pastor alemão revela predisposição a diversas doenças, muitas delas degenerativas. Além disso, são especialmente vulneráveis às infecções pelos fungos Aspergillus.
As doenças mais frequentes nesta raça são:
- Displasia de quadril
- Displasia de cotovelo
- Torção gástrica
- Epilepsia
- Eczema crônico
- Inflamação de córnea
- Problemas de pele
- Problemas cardíacos
Qual a expectativa de vida de um pastor alemão?
O pastor alemão é um cão forte, com expectativa de vida entre 10 e 13 anos, dependendo do estilo de vida de cada cão.
Porém, esta é uma das raças que foi vítima de sua popularidade. Infelizmente, foram realizados vários cruzamentos inapropriados com finalidades comerciais, o que impactou negativamente na saúde destes cães.
Assim como qualquer outro cão, o pastor alemão precisa receber uma adequada medicina preventiva para manter sua boa saúde e desfrutar de uma longevidade privilegiada.
Para preservar a saúde de seu melhor amigo, realize visitas periódicas ao veterinário (de 6 em 6 meses), respeite o calendário de vacinação e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc).
Filhotes de pastor alemão
Se sua pastora alemã está grávida ou acaba de trazer ao mundo alguns lindos cãezinhos, será muito importante controlar seu crescimento e ganho de peso semanal.
Para isso, será fundamental contar com o acompanhamento de um médico veterinário durante toda a gestação e desde os primeiros dias de vida dos filhotinhos. Lembre-se que a saúde dos filhotes é mais vulnerável que a dos cães adultos, pois seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido.
Quantos filhotes um pastor alemão pode ter?
Uma cadela da raça pastor alemão, por cada gestação, costuma parir entre 3 e 4 filhotes, mas a ninhada pode chegar a 7 cachorrinhos. Estes filhotes terão um crescimento acelerado até seus 6 ou 7 meses, porém só se tornarão adultos a partir do primeiro ano de vida.
Preço do pastor alemão
Hoje em dia, um filhote de pastor alemão, no Brasil, pode custar entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00. Saber quanto custa um pastor alemão irá depender fundamentalmente de sua linhagem, seu sexo e do seu canil de origem.
Por exemplo: os filhos de cães premiados internacionalmente terão um valor bem elevado, pois sua genética é muito boa.
Lembre-se de optar por canis confiáveis, que estejam devidamente registrados, e cumpram com as normas de segurança e higiene. Não indicamos comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet.
Perguntas frequentes sobre o pastor alemão
Como um bom cão de guarda, o pastor alemão só late quando é necessário. Ao reconhecer a presença de algum estranho ou escutar algum barulho incomum, seu pastor não hesitará em latir para te avisar e para defender seu território. Porém, em sua rotina, este cão é silencioso e obediente.
O pastor alemão solta bastante pelo durante todo o ano e esta frequência aumenta durante a primavera e o outono (as épocas de muda). Por isso, deve receber escovações diárias para eliminar os pelos mortos e evitar que caiam por toda a casa.
O pastor alemão pode se adaptar a viver em apartamento desde que conte com um tutor dedicado e responsável. Se você optar por criar um pastor em apartamento, serão fundamentais os passeios diários e os jogos de inteligência.
O pastor alemão é um cão que adora estar com crianças e tem um grande sentido de devoção. Seu caráter equilibrado e sua paciência permitem que acompanhe e protejam os pequenos de todas as idades.
Como são fortes e robustos, deve ser sempre observados quando brincam com crianças menores de 10 anos. Independente da raça e do tamanho, todo cão deve ser socializado e ter aprendido os comandos básicos de obediência antes de brincar com crianças ou com outros pets.
Entre os cães de guarda, o pastor alemão se destaca por uma excelente sociabilidade. Por isso, lembre-se de começar a socializar seu pastor alemão desde seus primeiros meses de vida para que ele possa conviver com outros cães ou gatos.
História e origem do pastor alemão
O pastor alemão se originou na Alemanha, durante o século XIX. Seu surgimento se deve aos desejos do capitão de cavalaria Max Emil Frederick Von Stephanitz, que se dedicou a criar uma raça de aspecto nobre que cumprisse exemplarmente as funções de pastoreio.
Em 1899, este capitão encontrou o cão Hektor durante uma exposição canina, que se converteu no primeiro exemplar e fundador da raça pastor alemão.
A partir daí, a raça foi exposta a diversos cruzamentos com a intenção de aprimorar certas características físicas e comportamentais. Como mencionamos, muitos cruzamentos inapropriados foram realizados indiscriminadamente, o que trouxe inúmeros problemas de saúde aos pastores alemães modernos.
Durante o século XX, foi uma das poucas raças utilizadas nas duas Guerras Mundiais, servindo principalmente como sentinela. Dizem que seu desempenho era tão brilhante que, inclusive os exércitos inimigos, tinham grande admiração por estes cães.
Rapidamente, revelou sua enorme versatilidade e, até hoje, desempenha diversas funções como cão de policia, cão guia, cão de assistência, cão de busca e resgate, cão de terapia para crianças, adultos e idosos, etc.
Além disso, seu companheirismo e sua devoção fizeram com que se tornasse um amado cão de companhia para muitas famílias de todo o planeta.