O cão da raça papillon não é muito conhecido no Brasil, mas é um ótimo cão de companhia. Você sabia que o papillon ganhou esse nome por conta de suas orelhas eretas, que lembram o formato de borboleta?
Pra conhecer outras curiosidades sobre o papillon, sua origem, entender um pouco mais sobre a personalidade e o preço da raça, é só ficar de olho nesse artigo.
Como o papillon surgiu?
O papillon é descendente do toy spaniel europeu, que ganhou destaque quando foi retratado nas pinturas renascentistas, principalmente nas do artistas Tiziano Vecellio, no século XVI.
Os cães que ficaram famosos entre a nobreza e realeza, eram a variação que tinham orelhas caídas, que conhecemos como phalène. Já os de orelhas eretas, só se tornaram populares no século XIX. Entretanto, ambos são considerados spaniel anão continental.
Características do papillon
O papillon não ultrapassa os 25,5 centímetros de altura e seu peso vai até os 4,5 quilos. Sua coloração é branca, com manchas que podem variar entre o preto, castanho e até mesmo avermelhado. Possui pelos lisos e sedosos que cobrem todo o corpo. Ele também tem as patas curtas e finas, além de um focinho longo.
Sem dúvida, a principal característica do papillon são suas orelhas eretas, que parecem o formato de uma borboleta. Entretanto, alguns exemplares da raça podem também apresentar orelhas caídas. Dessa forma, enquanto papillon é borboleta em francês, phàlene significa mariposa no mesmo idioma.
Como é a saúde do papillon?
No geral, o papillon é um cãozinho muito saudável, podendo viver até 15 anos. Entretanto, é preciso se atentar para algumas doenças que podem afetar a raça.
É comum que o papillon tenha luxação nas patas, ou seja, um desalinhamento do osso que causa dor quando o cão caminha. O quadro geralmente é genético. Além disso, o papillon pode apresentar atrofia da retina, que causa a cegueira e infelizmente não existe tratamento.
Alergias também são comuns à raça, assim como problemas dentários, mas ambos são facilmente solucionados com uma consulta rápida ao veterinário.
Também importante lembrar que o papillon é uma das raças que são sensíveis à anestesia. Ou seja, cirurgias são realizadas apenas quando não existe outra alternativa viável.
Personalidade do papillon
A raça papillon é alegre e gosta de se divertir com brincadeiras e corridas, mesmo que não precise de muito exercício, pois foi criado como cachorro de colo. Por isso, é um cão tanto para apartamento, quanto para casas mais espaçosas.
Pode ser um pouco reservado com estranhos, mas se dá muito bem com crianças e até mesmo outros animais. O papillon é estável, não apresenta comportamento agressivo e não late em excesso. Ele também é uma raça muito obediente e, consequentemente, pouco bagunceiro. O papillon é independente e tolera bem os momentos de solidão, diferente da maioria dos cães de pequeno porte.
Curiosidades sobre o papillon
1. Cheirinho bom
Os tutores de cães sabem que os pets sempre apresentam um cheirinho característico. Entretanto, apesar de sua pelagem relativamente longa, o papillon exala pouco odor. Além de ser muito simples de cuidar, já que o pelo não tende o dar nós.
2. Inteligente
Além de ser muito obediente, o papillon ainda é a segunda raça de toy mais inteligente do mundo, perdendo apenas para o poodle. E na classificação geral, ocupa a oitava posição.
3. Fragilidade
O papillon adora brincar, entretanto, é importante ter cuidado, pois a raça possui ossos frágeis que, dependendo da situação, podem sofrer danos irreversíveis. Além disso, ele não apresenta subpelo, o que faz com que o papillon seja mais sensível ao frio.
Papillon: preço
Por não ser uma raça muito popular, o preço do papillon pode ir de R$3.000,00 a R$7.000,00. Mas tudo depende da linhagem e do canil de origem do filhote.
Mas lembre-se! Existem milhares de cachorros esperando a chance de serem adotados sem custo algum. Considere isso na hora de escolher seu pet!