A matilha é um conceito que remonta aos ancestrais dos cães domesticados, refletindo sua natureza inata de viver em grupos sociais organizados. Para os cães, a matilha representa uma unidade familiar estendida, onde cada membro desempenha um papel específico na hierarquia e na dinâmica do grupo. Viver em uma matilha oferece aos cães benefícios emocionais, sociais e de segurança.
Eles desenvolvem laços fortes com seus companheiros de matilha, aprendem habilidades sociais importantes e têm uma estrutura clara de liderança, o que promove a estabilidade e a coesão do grupo. Além disso, viver em grupo permite que os cães compartilhem recursos, protejam uns aos outros de predadores e se beneficiem da colaboração durante a caça e na criação de filhotes.
Com o passar dos anos, a domesticação contribuiu para que esse hábito fosse mudado, entretanto, muitos cães ainda carregam esse instinto dentro si. Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre como a matilha funciona e quais raças se identificam com esse estilo de vida.
O que é matilha?
De acordo com o dicionário, matilha é um “conjunto de cães, geralmente empregados pela caça”. Essa definição parece antiga e em desuso, não é mesmo? Porém, mesmo o cão mais domesticado, ainda acredita pertencer a uma matilha, mesmo que ela seja formada por sua família humana.
Toda matilha tem um líder, geralmente o mais forte e ativo, que irá impor respeito e regras, além de manter os demais seguros e alimentados. Mesmo com a domesticação, alguns cães que vivem em grupo acreditam serem os líderes de sua matilha, enquanto outros depositam essa função totalmente no tutor.
No primeiro caso, o cão pode apresentar teimosia, territorialismo e independência, já que acredita estar no comando. Com esses cães, é necessário que o tutor seja firme e claro na hora de impor regras e limites.
Entretanto, é importante ressaltar que, para que o tutor seja visto como líder da matilha pelo cão, não se deve usar punições e castigos severos. Isso só fará com que o cachorro tenha medo, e não respeito. Seja firme, porém sempre gentil com seu pet e procure um especialista se necessário.
Cães que gostam de viver em matilha
Basset Hound
Originalmente, era um cão de caça de matilha, o que torna o basset hound sociável com outros cães e pets em geral. É esperto, mas também é teimoso, o que pode dificultar um pouco o treinamento.
Seu instinto de caça ainda é forte, e se tiver oportunidade de sair para caçar por conta própria, ele vai adorar a aventura, então fique atento!
Malamute do Alasca
O malamute do alasca adora brincar e é muito gentil, porém, é leal apenas a um líder, devido ao instinto de matilha. É ótimo com atividades físicas, mas precisa de um tutor paciente desde filhote, para evitar maus comportamentos.
Além disso, é tão amigável que não serve para cão de guarda, pois se deixa conquistar por qualquer um.
Akita Inu
O akita não consegue conviver muito bem com outro cão do mesmo sexo, independente da raça. Os que têm o instinto de alfa – de líder – tendem a querer dominar outros cães. Apesar disso, é muito amigável e leal, só precisa de tempo para adquirir confiança.
Husky Siberiano
O husky é um cachorro de matilha, o que facilita a convivência com pessoas de todas as idades e até mesmo com outros cães. Ele adora brincar e se exercitar, e herdou duas características de seus ancestrais lobos: gosta de uivar e de estar acompanhado.