O labrador ou labrador retriever é um dos cães mais queridos e populares de todo o mundo. Além de sua inegável beleza, é dono de uma privilegiada inteligência, grande sensibilidade e de um caráter bondoso, brincalhão e super enérgico.
Se você é um orgulhoso tutor de um labrador retriever, está pensando em adotar um cachorro desta raça, ou simplesmente quer saber mais sobre o universo canino, te propomos conhecer as principais características físicas, o comportamento, e os cuidados essenciais para oferecer uma vida saudável e feliz a um cão dessa raça.
Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:
- Ficha técnica do labrador retriever
- Características da raça
- Aparência física de um labrador
- Personalidade do labrador
- Cuidados básicos
- Cuidados com a saúde
- Filhote de labrador retriever
- Quanto custa um filhote de labrador?
- Dúvidas sobre a raça
- Origem e história do labrador retriever
Ficha técnica da raça Labrador:
Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Grupo: Grupo dos Esportistas
Altura média: 55 cm a 60 cm para fêmeas e 57 cm a 62 cm para machos
Peso: 25 a 32 kg para fêmeas e 29 a 36 kg para machos
Personalidade: Inteligente, Extrovertido, Confiante, Gentil, Ágil, Temperamento balanceado, Afetuoso
Expectativa de vida: 10 a 14 anos
Características físicas de um labrador retriever
É muito provável que você já tenha visto muitos labradores passeando pelas ruas de sua cidade. Esta raça registra recordes mundiais de popularidade pela quantidade de exemplares registrados. Trata-se de um cão de porte médio/grande, com corpo musculoso e compacto, que demonstra uma postura nobre, graças ao seu dorso reto e peito profundo.
Os labradores exibem uma belíssima pelagem composta por 2 capas de pelos curtos, lisos e densos. A capa externa é densa, estando formada por pelos curtos e grossos. Já a capa interna é mais suave e impermeável, permitindo o excelente desempenho destes cães na água. O rabo dos labradores também é coberto integralmente por pelagem similar ao do resto do corpo, sendo grosso na base e afinado na ponta.
Uma das características físicas mais destacadas desta raça são as expressões faciais simpáticas e gentis que os labradores revelam em sua cabeça robusta, com focinho largo e bem pronunciado em relação à linha do crânio. Seus olhos são escuros e brilhantes, brindando uma aparência vivaz a sua face. Suas orelhas caídas para frente, lateralmente à sua cabeça, também aportam um alto grau de fofura a estes grandotes.
A seguir, resumimos as principais características físicas de um labrador:
- Altura: entre 54 cm e 60 cm para fêmeas e entre 57 cm e 62 cm para machos;
- Peso corporal: de 25 kg a 35 kg;
- Contextura física: corpo levemente alongado e musculoso, com dorso reto, peito profundo, patas fortes e extremidades potentes;
- Pelagem: abundante, formada por 2 capas (interna e externa) de pelos curtos e lisos;
- Cores de pelagem: o padrão da raça reconhece exemplares nas cores preto, amarelo e chocolate. A coloração da pelagem deve ser uniforme, porém são aceitos exemplares com manchas brancas no peito;
- Cabeça: robusta, orelhas caídas para frente paralelamente à cabeça, focinho largo e bem pronunciado, com expressões faciais gentis;
- Olhos: escuros e brilhantes, nas cores marrom ou café. Os exemplares com olhos claros não cumprem o padrão da raça;
- Rabo: coberto por abundante pelagem curta e lisa, grosso e musculoso na base, com ponta afinada. O padrão da raça não reconhece exemplares com rabos enroscados ou curvados sobre o dorso do cão.
Personalidade e temperamento do labrador
Os labradores se destacam de todos os outros cães por seu caráter extremamente alegre, ativo e sociável. São cães ativos e divertidos, que adoram nadar e se exercitarem na água, mas também se sentem felizes ao correr livremente pelos campos.
Dificilmente, um labrador saudável recusará uma boa brincadeira, um passeio ou um bom mergulho no mar e na piscina. Por isso, junto ao golden retriever, são um dos melhores cães para companhia e preferidos pelas famílias com crianças.
Além de sua notável simpatia, o labrador também se destaca por sua inteligência e facilidade de aprendizagem. Ocupam o 7º lugar no ranking dos cães mais inteligentes do mundo. Como adoram agradar seus tutores e familiares, os labradores sempre estarão predispostos a aprender novas tarefas e truques divertidos, para ganhar também uma deliciosa guloseima e uma carícia como reconhecimento de seu esforço.
É importante ressaltar que o labrador costuma ter uma longa infância, demorando cerca de 2 anos para amadurecer e definir seu caráter. Esta característica é extremamente positiva, pois os tornam mais flexíveis na hora de adestrar e sociabilizar, brindando-nos mais tempo para aperfeiçoar os pilares de sua educação. Porém, requer paciência por parte de seus tutores, já que um labrador se comportará como um filhote hiperativo por muitos meses.
Cuidados essenciais para cães da raça labrador retriever
O que dar de comida para um labrador?
O labrador precisa e merece receber uma alimentação equilibrada para permanecer forte, ativo, feliz e saudável. Recomenda-se escolher uma ração de ótima qualidade como base da nutrição de seu cão, e respeitar as porções diárias segundo seu tamanho, peso e idade.
Além disso, você pode consultar seu veterinário sobre o uso de suplementos naturais que ajudem a fortalecer as articulações e melhorar a resistência física de seu melhor amigo.
Quanto tempo preciso passear com o labrador?
Os labradores mostram uma considerável tendência a desenvolver obesidade canina, necessitando se exercitar diariamente para manter sua boa forma. O ideal é passear com seu labrador de 2 a 3 vezes por dia, com 30 a 40 minutos cada passeio.
Quando submetidos a uma rotina sedentária, estes cães podem se mostrar constantemente ansiosos, nervosos ou estressados, encontrando uma válvula de escape nas condutas destrutivas.
Como seu melhor amigo é muito inteligente e sensível, também precisará manter sua mente bem estimulada. O adestramento é o melhor exercício para trabalhar conjuntamente a capacidade física, emocional, social e cognitiva de um labrador.
Os jogos, brincadeiras e esportes também serão excelente aliados para manter seu labrador fisicamente e mentalmente ativo, evitando problemas de saúde e de comportamento. E lembre-se que, apesar de sua impressionante sociabilidade, um labrador também precisa passar por um adequado processo de sociabilização para aprender a se relacionar positivamente com as pessoas, com outros animais, com seu território e até com seus brinquedos.
Cuidados com o pelo
A pelagem do labrador requer cuidados simples para se manter bela e saudável. As escovações deverão ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana para eliminar os pelos mortos e as impurezas.
O ideal é dar banhos em um labrador de 1 a 2 vezes por mês, realizando sempre uma escovação prévia ao banho. Não deve-se exagerar nos banhos para não eliminar a oleosidade natural que reveste e protege seu corpo.
Saúde do labrador retriever
Qual a expectativa de vida do labrador?
O labrador retriever é um cão forte, com uma expectativa de vida entre 10 e 14 anos. Recebendo uma alimentação balanceada, atividade física regular e os devidos cuidados com sua saúde e higiene, terão uma excelente qualidade de vida.
Entretanto, esta raça revela predisposição genética a desenvolver certas doenças degenerativas, como a displasia de quadril, catarata, displasia retinal e displasia de cotovelo.
Como costumam ser gulosos e podem se mostrar obsessivos tanto com a comida como com a água, os labradores são frequentemente diagnosticados com torção gástrica. Também são propensos a sofrer com a obesidade, tornando-se mais vulneráveis a doenças como diabetes e hipertensão.
Em menor escala, também podem se mostrar vulneráveis às seguintes condições:
- Atrofia progressiva da retina
- Dermatite piotraumática
- Entropia
Assim como qualquer outro cão, o labrador retriever precisa ir regularmente ao médico veterinário para receber uma adequada medicina preventiva. Para cuidar bem da saúde de seu melhor amigo, realize visitas ao veterinário a cada 6 meses, respeite o calendário de vacinação e não se esqueça dos tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc.).
Filhotes de labrador retriever
Você precisa tomar alguns cuidados especiais ao criar um filhote de labrador. Esses cães crescem muito rápido, principalmente entre os seus primeiros 4 a 7 meses de vida, e podem desenvolver sérios problemas em seus ossos. Por isso, alimentá-los com uma ração de qualidade e manter uma frequência de exercícios físicos se torna muito importante.
Outro ponto importante é evitar que os labradores corram e brinquem em superfícies muito duras, como asfaltos e pisos de concreto ou cerâmicos, até os seus 2 anos para evitar também problemas em sua formação óssea. Prefira que eles brinquem em superfícies mais sensíveis como em gramas, por exemplo.
Os filhotes de labradores não devem fazer longas caminhadas ou brincar durante um período muito longo. Por serem cães muito agitados, eles vão brincar o máximo que puderem e isso pode trazer problemas respiratórios e cardíacos para o seu cachorro. Portanto, defina intervalos curtos de brincadeiras e de treinamentos.
Preço do labrador
O preço de um filhote de labrador é de R$ 1.800,00 a R$ 6.500,00. Saber quanto custa um cachorro dessa raça dependerá da linhagem do cão, do seu sexo e do seu canil de origem.
Opte por canis confiáveis, que sejam devidamente registrados, e cumpram com as normas de segurança e higiene. Não é recomendável comprar filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet.
Dúvidas frequentes sobre a raça
A raça labrador não é considerada uma raça que late muito. Os labradores irão latir em casos raros para chamar a sua atenção para algum perigo ou simplesmente para alertá-lo de algo que esteja acontecendo ao seu redor.
O labrador solta muito pelo regularmente durante todo o ano e isso é uma característica normal da raça. Com escovações diárias em seu pelo, é possível reduzir drasticamente a quantidade de pelos pela casa e nas suas roupas.
Os Labradores podem se adaptar muito bem à vida em um apartamento, principalmente quando recebem o amor de uma família. Você deverá dedicar tempo para passear com seu melhor amigo de 2 a 3 vezes por dia, entre 30 e 40 minutos cada passeio.
Lembre-se que um labrador sedentário pode apresentar problemas de comportamento e desenvolver transtornos psicológicos, como depressão ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
O labrador é um ótimo cão para crianças. Poucas raças de cachorro demonstram tanta energia, paciência, disposição e bondade para acompanhar nossos pequenos em todas suas brincadeiras e aventuras.
Além disso, por ser uma das raças de cachorro mais fieis aos seus donos, carinhoso e devoto, os Labradores são ideais para transmitir valores fundamentais à formação de um jovem e melhorar sua autoestima. Porém, é fundamental ensinar a nossos cães e a nossas crianças a respeitar uns aos outros no momento da diversão, para evitar qualquer acidente.
Seu Labrador deverá ser devidamente socializado e aprender os comandos de obediência básica para saber as regras de sua casa e as condutas apropriadas para uma boa convivência. Já as crianças deverão estar conscientes de que os cães são seres vivos e não brinquedos, e entender que as brincadeiras também possuem limites saudáveis.
O labrador tem uma personalidade extremamente sociável e pode ser criado juntamente com outros cães ou gatos.
Todos os cães possuem seu próprio instinto territorial, por isso, você não deve descuidar da socialização de seu Labrador. O ideal é começar a socializar seu melhor amigo a partir de 6 meses de vida, ou após cumprir a primeira fase de vacinação e os tratamentos antiparasitários.
História e origens do labrador retriever
Existem muitas polêmicas sobre as origens do labrador retriever. Muitos especialistas afirmam que a raça nasceu na ilha canadense de Newfound Land. Entretanto, a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconhece que o labrador retriever é originário das ilhas britânicas.
Supõe-se que o ancestral direto do labrador (o chamado “cão de São João” o Saint John’s Dog), foi introduzido na ilha de Newfound Land pelos pescadores britânicos. Neste momento, eram utilizados para arrastar e recolher as redes de pesca.
Em meados do século XIX, alguns exemplares de cães de São João foram levados de volta à Inglaterra, para serem cruzados com outros Retrievers na intenção de dar origem a um exímio cão buscador de caças. Destes cruzamentos seletivos nasceu o labrador: uma raça versátil, inteligente e corajosa, que desempenhava com excelência as funções de busca de presas na água ou em terra firme.
Nas primeiras décadas do século XX, o labrador retriever foi devidamente reconhecido pelo AKC (American Kennel Club). Rapidamente, por seu caráter, sua devoção e sua inteligência, o labrador conquistou espaço em diferentes âmbitos e se tornou o cão de serviço mais versátil da história.
Hoje em dia, podemos encontrar Labradores desempenhando funções como guias, farejadores, cães de terapia para crianças e adultos, cães de busca e resgate, e, claro, sendo o companheiro mais fiel de famílias ao redor de todo o mundo.