Frisbee: conheça a modalidade para cachorro

Você sabia que o frisbee também pode ser jogado com os cachorros? Conheça os benefícios do esporte e como ensinar o cão a brincar

frisbee para cachorro

Não é só uma boa alimentação, carinho e conforto que pode manter os cães saudáveis. A prática de esportes e atividades também são de extrema importância para manter a saúde física e mental dos animais em bom estado. Alguns tutores recorrem às caminhadas e brincadeiras, já outros preferem esportes que estimulem os sentidos dos pets. E um dos esportes mais fáceis de ensinar e praticar com os cães, é o frisbee.

E provavelmente você não só apenas conhece essa brincadeira, como também já deve ter visto algum cãozinho brincando por aí. O frisbee além de ser muito divertido, pode trazer diversos benefícios físicos para os cães, além de estimular a inteligência deles. Quer saber mais sobre esse esporte? Continue acompanhando!

O que é o frisbee?

O frisbee é um esporte que utiliza um disco de 175 gramas e 25 centímetros. O jogo pode ser feito apenas com humanos, em que o objetivo é acertá-lo aos gols que ficam localizados nas pontas do campo. Já com os cães, a finalidade é fazer com que os peludos consigam pegar o disco no ar. O esporte também é chamado de “Flying Disc”.

O frisbee surgiu em 1940 quando universitários jogavam pratos de tortas para se divertir em uma loja chamada Frisbie’s. O criador deste esporte foi Walter Frederick Morrison, mas Somente em 1948 é que ele e seu sócio, Warren Franscioni, produziram os primeiros objetos. Em 1950 a marca foi vendida e registrada pela empresa Wham-O toy.

Como ensinar o cachorro jogar frisbee?

  • Ao comprar ou fazer o frisbee, deixe que o animal reconheça o objeto. Incentive o cão a cheirá-lo, faça elogios quando ele chegar perto e o estimule a interação. Faça isso até o peludo se adaptar com o brinquedo. Esse contato é importante para que ele se interesse em pegar o frisbee quando você for brincar com ele;
  • Se posicione ao lado do cãozinho e jogue o disco, nas primeiras vezes tente mostrar a ele o que deve ser feito;
  • Jogue o frisbee bem rente ao chão, na posição vertical, para facilitar a captura. Faça várias repetições até o cão agarrar com facilidade. Não deixe de elogiá-lo a cada acerto, você pode também dar a ele petiscos toda vez que ele agarrar o frisbee;
  • Vá aumentando e a altura e a velocidade aos poucos, sempre repetindo bastante até o pet conseguir agarrar o disco no ar.

Antes de ensinar o seu amigo de quatro patas a jogar frisbee, é importante salientar que o esporte só deve ser praticado por cães com mais de um ano de idade, para evitar que o bichinho desenvolva problemas articulares em sua fase de desenvolvimento. Além disso, cães idosos ou com a coluna curta, como o corgi, dachshund e o chihuahua, não devem praticar o frisbee.

E existe raça mais indicada para jogar frisbee? Na realidade, não. A maioria dos cães saudáveis podem brincar de pegar o disco. A única questão é que alguns vão demonstrar mais interesse ao esporte do que outras. Geralmente o golden retriever, o labrador, border collie, husky siberiano e o dálmata, podem ser sair melhor na hora de praticar o esporte. Mas isso não significa que outros cães não consigam jogar.

No entanto, um ponto de atenção é evitar praticar o frisbee em horários muito quentes ou em locais com uma grande movimentação de carros. A segurança do animal deve estar em primeiro lugar. Por isso, opte por horários mais amenos e locais mais seguros, pois o disco pode percorrer longas distâncias. Sendo assim, o mais indicado é praticar em campos abertos, longe do trânsito.

Benefícios do frisbee para o cachorro

cachorro brincando de frisbee com tutpores

Por ser um esporte que exige uma alta queima energética, o frisbee ajuda os cães com muita energia, reduzindo o estresse e também a ansiedade. Por queimar muitas calorias e fornecer a oxigenação no sangue, o frisbee evita diversas doenças, como a obesidade. O esporte também pode ajudar o animal a desenvolver a inteligência, tornando mais fácil adestrá-lo e educá-lo, contribuindo também na socialização.

Como fazer um frisbee para cachorro em casa?

Materiais:

  • 2 pedaços de tecido com 22 centímetros de diâmetro;
  • 1 pedaço de mangueira de borracha com 70 cm de comprimento;
  • Fita adesiva;
  • Máquina de costura ou uma agulha e linha.

Passo a passo

1) Costure os dois pedaços de tecido redondos de 22 cm, um sobre o outro, deixando uma margem de 0,5 cm. Quando estiver faltando aproximadamente 10 cm para terminar a costura, pare.

2) Coloque a mangueira dentro da fresta de 10 cm, juntando as pontas, que vão formar um anel que dará a estrutura do frisbee para cachorro. Em seguida, cole-as com uma fita adesiva bem resistente.

3) Por fim, costure a fresta de 10 cm com as pontas do tecido voltado para dentro. Assim, você já tem a base de sustentação e o disco para cachorro está pronto para ser lançado.

Comentários