De porte grande, orelhas compridas e um olhar muito dócil, o American Foxhound ou American Foxhound é um cão com um caráter doce, independente e dócil.
Anteriormente criado como cão bloodhound nos Estados Unidos, a raça se destaca pela agilidade, faro impecável e velocidade durante as suas corridas.
Entretanto, sua maior popularidade é no Reino Unido, sendo um dos peludos mais queridos pelos ingleses e que aos poucos também tem conquistado o coração dos brasileiros.
Quer saber mais sobre o foxhound? Ao longo do texto vamos contar tudo o que você precisa saber e até mesmo o preço da raça no Brasil. Acompanhe até o final para descobrir todas as informações que coletamos para você.
Como o foxhound surgiu?
A história do American Foxhound é muito curiosa. Ao que tudo indica, o ex-presidente americano, George Washington, conhecido também como o herói da independência americana, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do foxhound.
Mesmo após a independência, a elite dos Estados Unidos manteve muitos dos costumes ingleses, entre eles, a caça de raposas. Logo, o foxhound acabou se tornando também o queridinho dos americanos para esta finalidade.
Essa raça nasceu como resultado da criação do Foxhound inglês no Novo Continente, onde foi cruzado com cães franceses. George Washington supervisionou pessoalmente a criação dos novos cães.
As características dessa raça foram estabelecidas definitivamente após a Guerra Civil. Logo, durante muitos anos, o foxhound foi o pet preferido de soldados, presidentes e diversas outras figuras importantes dos Estados Unidos. A fama se perpetua até hoje, mas a raça é ainda mais popular no Reino Unido.
Características do foxhound
Estamos perante um cão esguio e musculoso, embora tenha um biotipo bem magro. O focinho desse pet é ligeiramente alongado e de aparência quadrada, com o nariz preto. Os olhos são grandes e com uma expressão simpática, quase doce, aparecem na cor marrom ou avelã.
As orelhas são longas, largas e caídas. Sendo um cachorro de grande porte, o foxhound pode chegar a medir até 63 centímetros e pesar cerca de até 29 quilos. Portanto, é necessário bastante espaço para criar esse pet.
A pelagem do foxhound é curta, dura e abundante, logo, precisa de escovação diária para evitar que os pelos caiam em excesso. A coloração apresenta-se em múltiplas combinações de cores, embora haja uma muito comum: uma mistura de branco, preto e avermelhado, com algumas das cores variando para a parte inferior, enquanto as outras duas apresentam o padrão de pintas típico da raça.
Adestramento e sociabilização
É aconselhável iniciar o treino de sociabilização e adestramento quando o foxhound ainda é um filhote, de preferência com um adestrador canino, pois ele pode ser bem teimoso. Por isso, com esse pet, é muito importante focar nos comandos de obediência.
Essa raça necessita de uma a duas horas de exercícios diários com brincadeiras e atividades que estimulem seus instintos e não apenas caminhadas. Do contrário, ele vai acabar não liberando toda a sua energia e desenvolverá comportamentos destrutivos.
Entre as atividades que podemos fazer com ele estão corrida, passeios de bicicleta e caminhadas. . Além disso, estimule o seu instinto de caça, como esconder um petisco em algum lugar. O day care pode ser uma boa solução para o foxhound, mas ele precisa ser adestrado antes de conviver com outros animais.
É importante levar esses pontos em consideração antes de adotá-lo, pois se não tiver tempo para dedicar a ele, é melhor optar por uma raça mais calma.
A saúde do foxhound
O foxhound costumar ser um cãozinho bem forte e saudável. E se o tutor seguir toda a rotina de vacinação e vermifugação, além de uma ou duas visitas anuais ao veterinário, o manterá saudável por um muito tempo.
A expectativa de vida desse pet pode chegar até aos 12 anos de idade. Mas mesmo sendo um cãozinho forte, ele tende a desenvolver algumas doenças ao longo da vida. Confira:
- Displasia do quadril: é uma doença congênita que afeta a união do fêmur com o osso do quadril. Causa dor e claudicação. Requer atenção médica, exercícios moderados e uma mudança na dieta.
- Infecções de ouvido: as orelhas longas desta raça acumulam bactérias que causam infecções. Semanalmente, é recomendável verificar cuidadosamente se há sinais de infecção, como mau cheiro.
- Trombocitopenia canina: É uma doença do sangue. Causa a produção de anticorpos que atacam o fígado, a medula óssea e outros órgãos vitais. Causa depressão, anemia, taquicardia, fadiga e sopros no coração. Requer atenção médica imediata e tratamento farmacológico.
Curiosidades sobre o foxhound
- Ele é cantor: a “voz” do foxhound americano é diferente da maioria dos outros cães e, por isso, seu uivo e latido já foram incluídos em canções;
- Olfato de destaque: a raça descende de hounds ingleses e sabujos franceses, o que fez com que seu olfato fosse considerado um dos melhores do mundo canino;
- Gosta de viver em grupo: o Foxhound Inglês gosta de viver em grupo com outros cães, e por isso muitas vezes não faz muito o perfil de cão de companhia;
- Treino antes da caça: antes de sair para caçar, o Foxhound Inglês é treinado durante o período de seis meses a um ano para poder se juntar ao grupo dos outros cães caçadores.
Qual o preço do foxhound no Brasil?
O foxhound pode custar cerca de R$ 1.500 a R$ 4.000 no Brasil. É importante que o tutor procure um canil confiável para levar para casa um cão puro.
Porém nunca se esqueça que a adoção é sempre a melhor opção, afinal, existem diversos cães em abrigos a espera de uma segunda chance. Pense nisso e boa sorte!