O shih tzu está entre os cães mais populares do Brasil, pois esse cãozinho é fofo, companheiro, alegre e um excelente amigo para a família inteira, incluindo as crianças e também os idosos. E se você está pensando em trazer um peludo desse para casa, saiba que estará fazendo uma excelente escolha. No entanto, é importante tomar alguns cuidados quando ele ele é filhote.
O shih tzu é um cachorro de pequeno porte e exige uma série de cuidados importantes nos primeiros meses de vida. A atenção com filhote de Shih Tzu é em decorrência ao seu tamanho reduzido, pelagem fina e longa, necessidades nutricionais especiais e a pouca resistência ao calor. E se você quer saber como cuidar desse pet nessa fase tão especial, acompanhe o artigo até o final. Vamos lá!
Principais cuidados com o filhote de shih tzu
1. Alimentação
Como se trata de um cão de pequeno porte, é muito importante que você respeite todo o processo de desmame e jamais ofereça alimento sólido antes da hora, assim você evita que o animal engasgue ou tenha até mesmo uma torção do intestino. Após a fase do desmame, você pode procurar oferecer uma ração adequada para shih tzu ou introduzir a alimentação natural com a ajuda de um médico veterinário.
Esse cãozinho deve sempre comer a quantidade ideal para o seu tamanho, pois o shih tzu apresenta uma grande tendência a desenvolver obesidade. Além disso, ele é uma raça que não gasta muita energia, logo, suas necessidades nutricionais são diferentes da de outros cães.
2. Ambiente
O shih tzu é um cãozinho pequeno e bastante frágil, por isso, diferente de muitas outras raças, não é recomendado criá-lo em chácaras ou casas com jardins muito grandes. O ideal é criá-los em apartamentos ou dentro de casa. Além disso, até os quatro meses de idade e até receber todas as vacinas e vermífugos, procure mantê-lo seguro dentro de casa. Entretanto, nunca deixe de estimular o pet para que ele se desenvolva e tenha gastos energéticos.
3. Cuidado com o tamanho!
Quando ainda é filhote, o shih tzu é bem pequeno. Por isso, procure mantê-lo em um local seguro para evitar pisar em suas patinhas. Além disso, se tiver crianças em casa, explique a elas a fragilidade do animal e permita que elas brinquem com o filhote apenas com a sua supervisão. Evite acidentes!
4. Pelagem e higiene
A pelagem do shih tzu é bastante ondulada e merece muita atenção e cuidado do tutor. Nos primeiros 90 dias de vida do animal, apenas escove os pelos. O banho deverá ser evitado e realizado apenas após a aplicação de vacinas e vermífugos. O shih tzu deve usar shampoos específicos para o seu tipo de pelo, que tende a ser um pouco seco.
5. Atividade Fisica
Assim como qualquer outro cãozinho, o shih tzu precisa de exercício físico para se manter saudável. No entanto, quando filhote, ele precisa apenas de caminhadas moderadas: 15 minutos é o suficiente. Mas quando ele se tornar adulto, vá aumentando gradativamente a quantidade de tempo. O shih tzu não é um cãozinho ideal para praticar esportes pesados e que demandem muito esforço respiratório.
6. Ensine logo as boas maneiras
O shih tzu, assim como todo bom cachorro chinês, é extremamente teimosos. Sendo assim, deixar para ensinar boas maneiras, como o local correto de fazer xixi, somente quando ele for adulto, pode ser algo extremamente difícil. Por isso, logo após a chegada do seu filhote de Shih tzu em casa, comece a ensiná-lo o local correto para as necessidades e outros ensinamentos que você julgar necessário.
O shih tzu é o pet ideal para mim?
Se você deseja um companheiro alegre e muito brincalhão, o shih tzu é o pet certo para você. Mas se você busca um cão mais ativo e forte para te acompanhar em longas caminhadas e corridas, talvez ele não seja a melhor escolha. E lembre que esse cãozinho possui a síndrome braquicefálica e as idas ao médico veterinário se fazem necessárias desde cedo. Além disso, busque um criador ou um canil especializado para adquirir o seu filhote de shih tzu. Boa sorte!