O presa canário, também conhecido como dogue canário, é o símbolo nacional da Ilha de Gran Canaria, na Espanha e um dos cães mais antigos e famosos do país. Destaca-se por suas características físicas fortes e sua personalidade muito nobre e fiel.
Há diversos fatos interessantes sobre a raça. Se você quer conhecer um pouco mais ou está pensando em ter um cãozinho desse em casa, continue lendo este artigo, pois vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o dogue canário. Acompanhe!
A origem do dogue canário
Como o próprio nome já diz, esse pet do grupo molosso, foi criado no Arquipélago das Canárias, principalmente das ilhas de Tenerife e Gran Canaria, na Espanha.
Inclusive, uma lei do Governo das Ilhas Canárias designa a raça como um dos símbolos do local. Não é à toa que por lá, ele é uma das raças mais desejadas e apreciadas. Mas aos poucos esse cãozinho tem se tornando popular em outros países, inclusive no Brasil.
O dogue canário descende dos antigos cães “majorero”, que existiam no arquipélago desde os tempos pré-hispânicos, antes do século XIV. Naquela época, os grandes cães das ilhas eram usados pelos nativos como protetores e também como cães pastores.
Posteriormente, com a chegada dos europeus às ilhas e, principalmente, com a posterior conquista deles pela Coroa de Castela, os majoreros passaram a ser empregados como cães auxiliares dos açougueiros.
Eles também começam a experimentar o cruzamento com outros cães do continente e a partir daí, começaram as misturas para chegar no dogue canário que conhecemos hoje. Porém, a raça acaba se definindo apenas no século 18, quando há uma forte migração inglesa para as ilhas.
Os ingleses trouxeram para o arquipélago cães do tipo bulldog e bull terrier, que usavam nas cruéis lutas de cães, tão populares na época. Sendo assim, essas raças inglesas também tiveram participação na criação do dogue canário.
Características do dogue canário
O dogue canário é um cão molossor de médio a grande porte. Sua aparência é imponente e embora sua altura seja semelhante à do pastor alemão, ele tende a ser muito mais robusto e musculoso.
Os machos geralmente medem entre 60 e 66 centímetros e pesam entre 50 e 65 quilos. Já as fêmeas podem medir de 56 a 62 centímetros e pesar cerca de 40 e 55 quilos.
Essa raça tem um pelo espesso e solto. O focinho é mais curto que o crânio e geralmente é preto. Os olhos são médios a grandes, ligeiramente ovais e de cor castanha. As orelhas são de tamanho médio e caem em ambos os lados da cabeça, mas infelizmente alguns criadores tem costume de cortar as suas orelhas. O corpo é mais comprido do que alto. O peito dessa raça tende a ser profundo e largo, o que da a ele um porte forte e musculoso.
A pelagem do dogue canario é curta, lisa e áspera. De acordo com o padrão racial aprovado pela International Cynological Federation (FCI), os pelos dele devem ser de algum tom de tigrado e sempre com o rosto preto.
Algumas marcas brancas, que devem ser mínimas, também podem estar presentes no tórax, garganta, pés dianteiros e dedos posteriores.
Personalidade do dogue canário
O dogue canário se destaca por ser um cão tranquilo, amigável e de temperamento calmo. Por mais que aparente ser um animal bravo e um excelente cão de guarda, ele e bastante dócil com aqueles que ele conhece.
Ele geralmente é muito atencioso e especialmente autoconfiante. No entanto, o seu passado como cão de guarda ainda o acompanha em alguns traços da pua personalidade, com isso, ele tende a ter uma atitude tímida e reservada com os estranhos, mas muito nobre e sereno com tutores. Mas não se preocupe, treinos de sociabilização e adestramento podem resolver o problema.
O dogue canário e sem dúvida um dos cães mais leais e bondosos que existem. Além disso, ele é um cão muito obediente e que esta sempre disposto a agradar os seus tutores, logo, adestra-lo não será difícil.
Treinar esse peludo acaba sendo bem divertido. Ele tende a ser bem ativo e inteligente e por isso, também precisa de treinos que estimulem suas capacidades físicas e mentais.
Cuidados com o dogue canário
O dogue canário é um cão bastante forte e saudável, mas alguns cuidados com ele são necessários. A pelagem precisa de uma escovação semanal para retirar os restos de pelos mortos ou ate mesmo sujeira que se acumula na pele. Mas para isso, e necessário utilizar um pente macio com cerdas curtas, já que ele não possui dupla camada e o uso de escovas de metal pode causar irritações.
Por outro lado, o banho deve ser oferecido a cada 6 ou 8 semanas, embora seja aconselhável esperar até que esteja realmente sujo para não retirar a camada de proteção natural da pele que ele possui.
Essa raça necessita, de no mínimo, de 2 a 3 caminhadas moderadamente longas por dia, entre 30 e 40 minutos, para exercitar seus músculos e se manter ativo.
Além disso, é imprescindível dedicar uma parte da caminhada à prática de exercícios físicos e brincadeiras. Essa raça tende a ficar estressada e irritada caso não gaste toda a energia que possui, e o tutor precisa estar sempre atento a essa questão.
Em função do seu porte, o dogue canário tende a desenvolver algumas doenças comuns da raça. Confira:
- Displasia do quadril;
- Displasia de cotovelo;
- Epilepsia;
- Torção gástrica.
Além de seguir rigorosamente o esquema de vacinação e vermífugos, será imprescindível ir com ele ao veterinário a cada 6 ou 12 meses para garantir seu bom estado de saúde e detectar a tempo qualquer doença.
Lembre-se de que doenças degenerativas, como displasia de cotovelo ou quadril, podem ser menos graves se forem detectadas rapidamente. Com os cuidados necessário, o tutor poderá desfrutar de um cão saudável e feliz por muito tempo, com a expectativa de vida entre 9 a 11 anos.
Qual o preço do dogue canário no Brasil?
O preço do dogue canário pode variar entre R$1.500,00 a R$3.000,00, a depender de onde for comprado. Mesmo não sendo uma raça muito comum no Brasil, não e difícil encontra-lo por aqui, mas sempre busque um canil seguro e responsável.
E antes de comprar um filhote de cachorro, lembre-se de que a adoção é a melhor opção na hora de trazer um pet para casa.