Quando o assunto é ter um cão de grande porte em casa, o golden retriever e o labrador retriever são as principais raças a serem levadas em consideração. A maioria das pessoas gostam dessas duas raças devido ao nível de inteligência, companheirismo, paciência, tolerância e também a fofura irresistível desses dois peludos.
Mas você sabe quais são as principais diferenças entre o golden e o labrador? Muitas pessoas acham que são a mesma raça e a única diferença entre eles é a pelagem, mas isso não é verdade, existem várias outras características que tornam essas duas raças distintas. Você ficou curioso para saber quais são?
Se sim, não se preocupe. Nós do Adoro Pets, vamos mostrar todas as diferenças entre o labrador e o golden retriever. Além disso, vamos também mostrar as principais características dessas duas raças. Para ficar por dentro desse assunto incrível, acompanhe até o final!
Diferenças entre o golden retriever e o labrador
Labrador | Golden Retriever | |
---|---|---|
Pelo | Curto. | Longo e liso. |
Cores | Dourado claro, marrom e até mesmo preto. | Apenas uma variação nos tons de dourado, podendo ser mais claro ou mais escuro. |
Tamanho | Machos: podem medir cerca de 54 a 59 centímetros Fêmeas: podem chegar apenas aos 50 centímetros. | Machos: podem chegar até aos 61 centímetros. Fêmeas: ficam entre 51 centímetros a 54 centímetros. |
Peso | Entre 27 até 40 quilos | Entre 27 a 37 quilos |
Características do labrador retriever
Os cães da raça labrador retriever surgiram na cidade de Terra Nova, no Canadá. O labrador é um resultado da mistura entre os cães da raça Terra Nova e o Cão D’água. A raça se popularizou muito entre os canadenses e todos adoravam tê-lo por perto.
Os labradores são bastante dóceis e sociáveis, uma excelente companhia para todas as faixas etárias. Eles adoram brincar com as crianças e costumam protegê-las. Com os idosos, eles são respeitosos e leais. Além disso, a convivência com pessoas mais velhas tende a ser mais fácil pela facilidade em que o labrador possui quando o assunto é o adestramento e a sociabilização.
Ocupando o 7º lugar no ranking de inteligência canina feito por Stanley Coren, os cães da raça labrador retriever são animais extremamente inteligentes. Os labradores são fáceis de serem adestrados, logo, podem aprender diversos truques de maneira rápida.
O temperamento do labrador também é outro ponto muito positivo. Os cãezinhos dessa raça costumam ser muito amigáveis e extrovertidos, por isso, ele logo vai fazer amizade com outros animais e com as visitas. Então se você já tem outro pet em casa, como um gato, não se preocupe, pois ele não irá implicar com o amigo felino.
Além disso, sua inteligente é tamanha, que muitos cães desta raça trabalham nos Bombeiros e na Polícia para auxiliar nos resgates. São conhecidos também por terem uma “cauda de lontra”, que auxilia esses cãezinhos a se impulsionarem na água, fazendo com que eles sejam excelentes nadadores.
Fique atento! O labrador pode apresentar uma grande tendência a obesidade, logo, é importante ter uma rotina de exercícios e cuidar muito bem da dieta para não cometer erros na alimentação do pet.
Características do golden retriever
Extremamente inteligente, o golden retriever é um cão sociável e muito amável. São considerados excelentes cães de companhia para os tutores e outros pets. Cria laços fortes com os donos e são capazes de aprender muitas habilidades. Além disso, ele tende ser um grande amigo das crianças, pois possui um nível de tolerância muito alto.
Os registros apontam que o golden surgiu durante a Era Vitoriana, pois na época as pessoas desejavam cães de tamanho médio que pudessem nadar e caçar. Então em 1850 um barão que vivia em Irvernesses, na Escócia, Dudley Coutts Marjoribanks, originou o cãozinho por meio do cruzamento do Retriever e o Tweed Walter Spaniel.
O golden logo caiu nas graças de várias pessoas na época pela capacidade que tinham em conseguir nadar. Além disso, eles eram grandes companheiros já naquela época.
Entretanto, o temperamento desse cãozinho mudou bastante com o tempo, pois em 1850 ele era utilizado como cão de guarda. Hoje em dia, ele é tão doce e amigável que não serve para tal função, sendo usado atualmente como um Animal de Assistência Emocional (ESAN), auxiliando pessoas com doenças graves e emocionais.
Golden retriever ou labrador?
Esses dois cãezinhos possuem várias diferenças, no entanto, ambos pertencem ao grupo dos cães retrievers. Além disso, quando o assunto é a personalidade, esses dois bichinhos são inteligentes e muito amorosos com toda a família.
E quando o assunto é o porte físicos e disposição, ambos são excelentes nadadores e apresentam um grande nível de energia. O labrador costuma ter um corpo mais robusto e ágil, principalmente quando o assunto são atividades físicas, como pular e passar por obstáculos. Já o golden retriever, apresenta um corpo esguio e rápido, sendo muito bom quando o assunto é a corrida.
Logo, se você depois de ler esse texto ficou com dúvida em qual você vai escolher, não tem problema! Independente da raça, você estará levando um ótimo amigo peludo para casa. Por isso, não se preocupe! Vá até um canil seguro e oficializado da sua cidade e tente se identificar com algum filhotinho. Boa sorte!