Imagine o que poderia acontecer com a boca dos cães sem os cuidados dentários adequados? A resposta simples é: doença dentária, que são bem comuns nos cachorros. Aos 3 anos, mais de 80% dos pets apresentam algum problema nos dentes, também conhecido como doença periodontal. Elas têm consequências graves, portanto, é muito importante manter um bom acompanhamento odontológico em cães.
Ficou curioso para saber mais? Acompanhe!
5 motivos para levar o cachorro no dentista
Apenas a gravidade das doenças dentárias em cães já é um motivo suficiente para levá-lo ao dentista veterinário. E provavelmente, um bom tutor certamente deseja que seu cachorro tenha uma boca saudável. Abaixo estão cinco razões pelas quais bons cuidados dentários são fundamentais:
- Prevenindo a perda do dente: quando as estruturas que sustentam os dentes de um cão são danificadas ou infectadas, os dentes se soltam e caem. Um bom atendimento odontológico para cães garantirá que as estruturas de suporte dos dentes permaneçam saudáveis e no lugar;
- Prevenir o mau hálito, afinal, quando seu cão tem uma boca e dentes saudáveis, esse não será um problema;
- Prevenindo dores orais: as doenças dentárias, especialmente quando são graves, podem ser bastante dolorosas para os cães. Manter os dentes e as gengivas do seu cão saudáveis ajudará a prevenir a dor oral;
- Prevenindo danos aos órgãos: as bactérias da placa podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar para o coração, rins e fígado. Essa disseminação de bactérias, chamada de bacteremia, pode danificar órgãos e deixar os cães bastante doentes. Uma boa saúde bucal ajudará a prevenir a bacteremia e subsequentes danos aos órgãos;
- Como muitos cães apresentam doenças dentárias aos 3 anos de idade, pode ser difícil prevenir o desenvolvimento. No entanto, um bom atendimento odontológico para cães pode evitar que as doenças dentárias se tornem graves e causem problemas por todo o corpo.
O que é doença dentária?
A doença dentária afeta os dentes, gengivas e estruturas que suportam e circundam os dentes de um cão. Ela começa com o acúmulo de placa nos dentes, que contém bactérias e partículas de alimentos. A placa que permanece nos dentes endurece em tártaro. Quando o tártaro está acima da linha da gengiva, é facilmente visível e o veterinário pode removê-lo com relativa facilidade durante uma limpeza dentária profissional.
No entanto, o tártaro que desce abaixo da linha da gengiva é o verdadeiro problema, pois causa inflamação e danifica as estruturas de suporte dos dentes. Quando o quadro atinge este estágio, os cães podem sentir graves problemas dentários e dores.
Os sinais de doença dentária em cães incluem:
- Dentes quebrados
- Dentes soltos
- Mal hálito
- Boca dolorida e sangrando
- Recusa ou incapacidade de comer e beber
- Baba em excesso
Como cuidar da saúde bucal do cachorro
O atendimento odontológico para cães inclui não apenas limpezas dentárias profissionais anuais feitas em um consultório veterinário, mas também atendimento odontológico domiciliar regular. Entretanto, além de levá-lo ao veterinário, é importante também cuidar da saúde dental constantemente. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a manter os dentes de cachorro saudáveis:
- Escove os dentes do seu cachorro: fazer a limpeza alguns dias por semana é uma ótima maneira de manter uma boa saúde bucal, mas lembre-se de usar uma pasta de dente adequada para cães;
- Dê guloseimas dentais ao seu cão: nem todos os cães gostam de escovar os dentes. Se este for o caso do seu amigo de quatro patas, experimente algumas guloseimas indicadas para auxiliar a limpeza.
- Forneça brinquedos odontológicos ao seu cão: alguns brinquedos para cães são projetados para limpar os dentes de um cão e até mesmo refrescar o hálito. Esses brinquedos são duráveis, então seu cão pode mastigá-los o quanto quiser.
A limpeza profissional dos dentes dos cães requer anestesia geral para permitir que o veterinário limpe toda a gengiva. Portanto, converse com seu veterinário para descobrir a melhor programação e opções para a rotina de cuidados dentários. Embora as doenças sejam comuns em cães, os cuidados adequados podem manter a boca do cachorro o mais saudável possível. Boa sorte!