O dachshund, ou famoso salsichinha, é um cão amigável e amoroso com um olfato apurado, e possui ainda uma personalidade bastante teimosa. Esse pequeno pet requer uma abordagem de cuidado ligeiramente diferente da maioria dos cães, principalmente por causa de suas costas alongadas. E cuidar dele exige alimentação e cuidados adequados, visitas veterinárias periódicas, exercícios moderados, treinamentos consistentes e muitos abraços e beijos. Ah, e todos esses cuidados com o dachshund devem começar quando ele ainda é um filhote. Por isso, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber neste texto. Acompanhe!
Cuidados com o dachshund
1. Cuidados com a coluna
Mantenha um banquinho ou rampa ao lado do sofá ou da cama e carregue-o se tiver escadas, é muito importante que você preserve a coluna do seu dachshund desde cedo. Mesmo que ele seja capaz de subir e descer escadas, ele pode agravar qualquer possível problema de disco na coluna. Além disso, é importante que você procure um comedouro e bebedouro que fiquem na altura do pescoço do pet para evitar que ele se abaixe toda vez que for comer ou beber água.
2. Alimentação de qualidade
O dachshund precisa e uma alimentação de boa qualidade para manter seu peso sob controle ainda quando é filhote, pois esse peludo tem tendência à obesidade e o seu porte físico não suporta o sobrepeso. Uma ração adequada possui menos sódio, gordura e ainda oferecem um bom nível de proteínas. Além disso, os grãos também são mais fáceis de digerir em rações premium, mas você pode optar pela alimentação natural. Evite oferecer qualquer tipo de guloseima quando ele ainda é um filhote, pois o paladar dele não deve se acostumar com esse tipo de alimento.
3. Escove os pelos
Mesmo ainda filhote, é importante que você escove os pelos do dachshund com frequência a fim de distribuir os óleos em sua pele e evitar o ressecamento. Os dachshunds de pelo curto podem ser escovados uma ou duas vezes por semana com uma escova de cerdas macias. Já os de pelos longos, precisam desses cuidados todos os dias ou em dias alternados.
4. Banhos apenas quando necessário
Os filhotes não devem toma banho antes dos três meses de vida e, após essa idade, devem acontecer apenas quando necessário, pois podem ressecar a pele do animal quando dado em excesso. Ensaboe com um shampoo suave, enxague abundantemente e evite as correntes de ar para que ele não fique doente. Após o banho, seque o seu pet com uma toalha e se necessário conte com o auxílio de um secador na temperatura morna para fria.
5. Higienização bucal
O dachshund precisa a acostumar a ter seus dentes escovados quando ele ainda é um filhote. Para isso, escove os dentes do peludo com pasta de dente para cachorro, com uma escova de dedo ou uma especial para cachorro. Comece devagar, escovando apenas alguns dentes até que ele se acostume com a ideia. Faça isso pelo menos três vezes na semana.
6. Crie uma rotina de exercícios
O dachshund é cheio de energia, mas é importante que você crie para ele uma rotina de exercícios quando ele ainda é um filhote. Além disso, você pode também começar a adestrá-lo para que ele comece a se comportar melhor durante os passeios e em locais com outros animais. Essa é uma raça que tende a ser bem teimosa, por isso não hesite em começar o seu treinamento o mais rápido possível.
Qual o valor de um dachshund no Brasil?
Um filhote de dachshund no Brasil custa em média R$ 1.000 até R$ 4.000. Essa raça é muito popular em nosso país, logo, encontrar um filhote não é tão difícil.
Mas é importante que o tutor procure um canil seguro e legalizado, pois comprar em qualquer lugar pode fazer com que não seja um dachshund puro. Encontrá-lo para a adoção é um pouco difícil, mas vale tentar encontrá-lo nos abrigos para pets da sua cidade.