Conhecido por sua língua azul, olhos bem pequenos e uma enorme quantidade de pelos semelhantes a uma “juba”, o cachorro chinês da raça chow-chow conquista uma grande quantidade de admiradores por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Mas além da popularidade, ele é um cachorro cheio de curiosidades.
Criar um cãozinho desse porte requer uma lista enorme de cuidados. Por isso, antes de decidir ter um chow-chow na família, é bom conhecer todas as curiosidades e informações sobre os cães desta raça. Por isso, neste artigo nós separamos tudo o que você precisa saber sobre este cãozinho chinês para lá de fofo. Acompanhe até o final!
9 curiosidades sobre o chow-chow
1. Ele tem uma origem desconhecida
A origem do chow-chow ainda é desconhecida, no entanto, existem algumas especulações devido a registros antigos encontrados na China. O cãozinho era representado em algumas esculturas da Dinastia Han, que governou a China entre 206 a.C e 22 a.C. Mas alguns historiadores acreditam que esse cãozinho surgiu na Sibéria e foi levado para a China alguns anos depois. No entanto, hoje em dia, o chow-chow é considerado um cão chinês.
2. O cãozinho dos camponeses
Durante o século VII, o chow-chow eram os pets favoritos dos camponeses chineses. O motivo disso, era devido ao porte que esse animal apresentava. Como ele era grande e forte, podia facilmente assustar ladrões e até mesmo outros tipos de animais da propriedade, sendo um bom cão de guarda. Além disso, eles eram utilizados como cães de tração, e infelizmente, também eram utilizados como cachorros de briga em várias rinhas de cães na época.
3. O chow-chow era exposto em zoológicos
Se você acha que nunca tiveram cães em zoológico, você se engana! Após ser levado para a Inglaterra durante o século XIX, o chow-chow começou a chamar muita atenção por sua aparência peculiar e muito diferente dos outros cães da época. Com isso, ele virou atração dos ingleses e em 1880 começou a ser exposto em diversos zoológicos ingleses, com direito a visita da rainha Vitória.
Acredita-se que toda essa admiração pelo chow-chow é porque o cãozinho podia facilmente lembrar os leões devido à sua aparência. Esse cãozinho chamava muita atenção por conta da sua pelagem.
4. A famosa língua azul ou roxa do chow-chow
O chow-chow tem a língua azul devido a uma predisposição genética que causa o depósito extra de melanina na língua. Mas eles não nasceram assim, essa característica foi desenvolvida propositalmente pelos criadores da raça e com o tempo começaram a nascer com a língua azul ou roxa.
5. A raça foi reconhecida apenas em 1903
Os cães da raça chow-chow passaram por diversas modificações genéticas na Inglaterra para ficarem maiores e mais musculosos. Com isso, rapidamente a raça foi ficando popular em muitos outros países. No entanto, em comparação a outras raças, o chow-chow levou bastante tempo para ser reconhecido. No entanto, após ganhar popularidade nos Estados Unidos, a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) em 1903.
6. A origem e significado do nome chow-chow
Além de terem o chow-chow como pet, os chineses infelizmente também comiam esse cãozinho e utilizavam sua pele para fazer roupas de inverno. Ou seja, além de ser um companheiro, ele também servia de alimento devido ao tamanho. E acredita-se ainda que a origem do seu nome vem justamente dessa história, pois “chow” seria um eufemismo para a palavra chinesa “xião”, que significa alimento.
7. São animais reservados
Por mais que sua aparência fofa dê ao chow-chow um ar de animal bastante amigável, esse cãozinho na realidade é bastante reservado e não muito fã de carinhos ou contato humano. Eles também não gostam de serem provocados e incomodados, logo, não recebem muito bem abraços de crianças e estranhos.
Muitas pessoas falam que o chow-chow tem uma personalidade muito semelhante aos felinos, pois ele ainda tende a escolher algum membro da família para ser leal.
8. Precisam de adestramento logo cedo
O chow-chow é um cachorro muito inteligente e pode ser adestrado com facilidade, inclusive o adestramento e treino de socialização é muito necessário para esses cãezinhos quando ainda são filhotes.
Além disso, o chow-chow não tolera castigos físicos e um tratamento ruim, logo, ele espera respeito dos tutores e ele pode retornar o tratamento que recebe na mesma medida. Por isso, trate-o com carinho e respeito para que a relação seja saudável.
9. Comportado e silencioso
O chow-chow é um cachorro comportado, calmo e um cão que late pouco, logo, muito dificilmente o tutor terá que se preocupar com ele destruindo coisas ou fazendo barulho.
Muitos o apelidam de cão-gato, pois ele tem um personalidade muito semelhante a dos felinos. No entanto, quando está na “adolescência” pode querer desafiar a autoridade do tutor e tende a ser bastante teimoso e um cachorro menos obediente.