A conjuntivite é uma das causas mais comuns de olhos vermelhos e com secreção nos cães. A doença é uma inflamação da membrana conjuntival do olho e pode ocorrer em qualquer idade do pet.
Essa membrana cobre a parte posterior das pálpebras e a superfície do globo ocular, até a córnea. Ela é composta por uma camada de células epiteliais com células secretoras de muco e atua como uma barreira para infecções e corpos estranhos.
Em um cão saudável, a conjuntiva das pálpebras não é facilmente visível e pode ter uma cor rosa pálido. Mas quando a conjuntivite ocorre por todo o olho, as membranas conjuntivais ficam vermelhas e inflamadas.
A inflamação pode afetar apenas um olho ou ambos, e é importante ir ao médico veterinário para tratá-la, caso contrário, pode causar danos permanentes na visão do animal.
Causas da conjuntivite em cães
- Introdução de um corpo estranho no olho, como uma semente ou areia;
- Fumaça ou poluentes ambientais;
- Reação alérgica a algum produto, como shampoo ou produto de limpeza;
- Lesão no olho;
- Mordidas na área dos olhos;
- Infecção do ducto lacrimal;
- Olho seco, devido à falta de lubrificação;
- Glaucoma ou outras doenças oculares;
- Infecção bacteriana;
- Infecção viral, como herpes ou cinomose;
- Parasitas, como o verme ocular;
- Tumor das pálpebras e conjuntiva.
Quais são os sintomas da conjuntivite nos cães?
- Vermelhidão dos olhos;
- Remelas esverdeadas ou amareladas;
- Pálpebras inflamadas;
- Produção de lágrimas em excesso;
- As pálpebras do cão podem permanecer fechadas;
- O cão pode apertar os olhos e piscar mais do que o normal;
- O cão pode coçar os olhos;
- Se o olho estiver vermelho e fechado e o cão tiver estrabismo, ele pode sofrer de ceratite, uveíte ou glaucoma. Qualquer uma dessas condições pode causar cegueira, por isso é importante que você vá ao veterinário;
Se a secreção afetar ambos os olhos, o cão pode estar sofrendo de alergia ou doença sistêmica, como cinomose ou herpes canino. Por isso, é importante a ida ao veterinário para que o profissional possa dar o diagnóstico correto.
Por outro lado, se afeta apenas um olho, geralmente é devido a alguma causa local, como a presença de um corpo estranho ou até mesmo dos pelos que estão entrando no olho do cachorro.
A conjuntivite geralmente começa em um olho e pode se espalhar para o outro por meio de contaminação, mas se a infecção for causada por uma alergia ou um vírus, ambos os olhos podem ser afetados desde o início.
Tipos de conjuntivite em cães
Conjuntivite serosa
Esta é uma condição leve em que as membranas são rosadas e ligeiramente inchadas. Ocorre uma secreção clara e aquosa. A conjuntivite serosa é causada por irritantes físicos, como vento, frio, poeira ou um alérgeno. É acompanhada de coceira e o cão costuma esfregar o rosto.
Conjuntivite folicular ou mucóide
É uma condição a qual as glândulas mucosas (folículos) no interior da membrana nictitante reagem a um irritante ou infecção, formando uma superfície irregular que irrita o olho e produz uma secreção viscosa. A membrana nictitante, também conhecida como terceira pálpebra, é uma teia transparente ou translúcida que se encontra no canto interno do olho e se fecha para proteger o globo ocular e manter a umidade sob as pálpebras, mantendo a visibilidade.
Conjuntivite purulenta
A conjuntivite purulenta é causada por uma infecção bacteriana. Os principais culpados são as bactérias dos gêneros Streptococcus e Staphylococcus. Nesse caso, a conjuntiva parece vermelha e inflamada e a secreção ocular contém muco e pus. Secreções espessas podem cobrir as pálpebras com crostas e hematomas., o que pode ser extremamente doloroso para o animal. Geralmente começa em um olho, mas costuma se espalhar para o outro dentro de alguns dias. Se não tratada com rapidez, pode causar danos irreparáveis na visão do animal.
Como tratar a conjuntivite em cachorro?
O tratamento da conjuntivite vai variar de acordo com as causas. Se for por um corpo estranho, seu cão pode precisar de sedação ou anestesia para prosseguir com a extração. A intervenção cirúrgica também pode ser necessária se a causa for um canal lacrimal bloqueado. Após a cirurgia, você deverá aplicar colírio no animal, além de antibióticos.
Se a causa da conjuntivite for uma alergia, o tratamento será diferente. Nesse caso, a reação alérgica geralmente é sazonal e não é contagiosa. Pode ser causada por diversos alérgenos, como ácaros, pólen, mofo, perfumes, medicamentos, etc. Para tratá-la, você terá que aplicar compressas frias no bichinho. O médico veterinário pode prescrever anti-inflamatórios não esteroides, anti-histamínicos e alguns colírios. Lágrimas artificiais podem ser úteis no combate a essa conjuntivite.
Se a inflamação for viral, pode ser contagioso. O cão pode demorar até três semanas para melhorar. É tratada com compressas frias, lágrimas artificiais e colírios. Se o veterinário suspeitar de uma infecção bacteriana, ele prescreverá colírios e antibióticos. Este tipo de conjuntivite também é muito contagiosa.
Conjuntivite em cães é transmissível para os humanos?
Uma boa notícia é que a conjuntivite humana não afeta os cães e vice-versa. Entre os pets também é difícil de haver o contágio, já que a maioria dos casos de conjuntivite canina são causados pelo ressecamento dos olhos, traumas ou corpos estranhos.