A comunicação entre humanos e cães vai muito além das palavras faladas; ela está profundamente enraizada nos sons que compartilhamos. Os cães, com suas habilidades auditivas aguçadas, percebem uma variedade de sons que muitas vezes passam despercebidos aos ouvidos humanos.
E por esse motivo, muito se fala em proteger os cães de alguns barulhos extremamente nocivos para eles. Fogos de artifício, barulho de trovão, sons de ambulância, sirenes e vários outro tipos de sons altos e agudos estão entre os maiores medos desses bichinhos. No entanto, também existem os sons que são capaz de agradar e até mesmo relaxar os peludos.
Neste artigo, vamos explorar alguns dos principais sons que agradam aos cães, desde aqueles que proporcionam conforto até aqueles que desencadeiam sua alegria e contentamento. Compreender esses sons é fundamental para fortalecer o vínculo entre tutores e seus fiéis companheiros, promovendo um ambiente sonoro que contribua positivamente para o bem-estar dos animais de estimação.
Acompanhe até o final!
Quais são os sons que agradam aos cães?
1 – Músicas clássicas e suaves
Os cientistas da Universidade Veterinária de Vienna, na Áustria, fizeram um estudo bastante aprofundado para entender como os cães ficam quando escutam música clássica. Ao colocar os peludos para escutarem Mozart, eles conseguiram perceber que esse estilo musical consegue deixar o cachorro em estado de relaxamento, aliviando a ansiedade, o estresse e até mesmo a rebeldia.
Com isso, a pesquisa conseguiu comprovar que 85% dos pets têm o nível de estresse reduzido quando ouvem música clássica. O estudo percebeu que as vibrações vindas das notas musicais têm ações diretas no sistema límbico do animal, região do cérebro responsável pelas emoções do cãozinho. Com isso, a música clássica pode ser considerara uma melodia tranquilizante para os cães.
2 – Reggae
Não é apenas a música clássica que agrada os nossos cães. Uma outra pesquisa realizada na Universidade de Glasgow, na Escócia, mostrou que muita música clássica pode deixar o cão entediado. Por isso, decidiram testar um novo ritmo e fizeram o estudo com o gênero musical jamaicano, o reggae.
Esse ritmo, de acordo com o estudo, tendem a deixar os cães mais tranquilos e relaxados por um tempo ainda maior que a música clássica. E a vantagem é que o reggae pode não ter o efeito entediante sobre os cães. A pesquisa mostrou ainda que as batidas do reggae deixam os cães felizes.
3 – A voz do tutor
Sim, a sua voz, principalmente quando está mais aguda, está na lista dos sons que mais agradam os cães. E os peludos podem não entender tudo o que os donos falam, mas eles gostam de ouvir a voz daqueles em que eles confiam. Logo, quando os tutores começam a conversar com os cães, eles procuram ficar próximos e atentos a tudo que é falado.
E se você usa uma voz mais aguda e especial, como uma voz de “bebê”, a reação do cãozinho pode ser ainda melhor. Uma pesquisa realizada pela Universidade de York, na Inglaterra, conseguiu comprovar essa teoria. De acordo com o estudo, os cães ficam mais estimulados e felizes com o som da voz da sua família.
4 – Sons da natureza
Os sons urbanos podem ser prejudiciais e os cães não gostam. Em contrapartida, os cães adoram os sons da natureza. Para eles, o canto dos pássaros, o barulho das árvores e até mesmo o som do mar, pode fazer com que os cachorros fiquem felizes e relaxados. Alguns pets podem até mesmo dormir ao som da natureza.
Uma dica para ajudar você quando seu cão estiver irritado ou ansioso, é colocar alguns sons da natureza disponíveis no youtube para ele. Veja como o seu amigo peludo reagirá. Esses sons podem despertar a atenção deles de uma maneira muito positiva e agradável.
5 – O som do brinquedo favorito
No geral, grande parte dos brinquedos para cães fazem barulho, como os bichinhos de pelúcia, as bolinhas e outros. Logo, é muito provável que o pet acabe associando esses sons a algo positivo e ficar automaticamente feliz.
Por isso, se você ainda não comprou para o seu cãozinho algum brinquedo que faça barulho, está na hora de adquirir um. Os sons desses acessórios e as brincadeiras com eles, podem fazer com que o seu amigo peludo fique mais estimulado e alegre.
6 – O som relacionado ao passeio
Barulho da coleira, o som da porta abrindo ou do carro chegando podem ser alguns dos sons que o seu cãozinho associa ao passeio. Qualquer barulho que dê a ele a ideia de que ele vai passear, brincar e se divertir com você, pode ser extremamente positivo para ele. E isso explica bastante quando ele fica feliz e agitado ao ouvir esses sons.
Cuide da audição do seu cãozinho
E para que ele continue sendo estimulado por todos esses sons que citamos acima, é muito importante que você cuide da orelha e audição do seu amigo de quatro patas. Por isso, evite sempre colocar o som alto, mesmo com as músicas que o agradam, pois a audição do animal é sensível e um som alto pode irritá-lo.
Não se esqueça! Para garantir ainda mais o cuidado com a audição do cachorro, leve-o com frequência ao médico veterinário para checar se anda tudo bem com a orelha dele. Além disso, as limpezas devem ser feitas quinzenalmente para evitar o acúmulo de sujeira, que podem resultar em infecções e inflamações.
Boa sorte!