Os cachorros, conhecidos por sua energia e entusiasmo, podem surpreender com a variedade de personalidades que apresentam. Em contraste com a típica imagem de cães ativos e brincalhões, existem também aqueles que se destacam pela sua preguiça e tranquilidade.
Embora cada cachorro tenha sua própria personalidade única, os preguiçosos são uma lembrança encantadora de que, assim como os humanos, os animais de estimação também podem ter temperamentos diversificados.
Neste artigo, você poderá conferir as 12 raças de cachorro mais preguiçosas, com um foco especial em raças conhecidas dos brasileiros. Há desde raças pequenas, que adoram ficar no colo dos seus donos, até raças grandes, que vão passar a maior parte do dia descansando.
Bulldog Inglês
Difícil olhar para o bulldog inglês e não imaginar que ele é um cão preguiçoso. A raça de fato possui um nível de energia baixo e, na maior parte das vezes, prefere fazer atividades dentro de casa ao invés de ir passear lá fora.
Isso pode significar uma preocupação a mais para o dono, pois o bulldog inglês tem tendência à obesidade, então é preciso escolher a alimentação adequada e fornecer exercícios físicos regulares, mesmo que o pet não esteja muito disposto.
Mesmo não sendo muito ativo, bulldogs podem ser companheiros divertidos e muito carinhosos. São também decididos e corajosos, o que reflete o passado da raça, que já foi usada em lutas de cães.
Shih Tzu
O shih tzu é outro exemplo de raça que prefere ficar quietinha ao lado de seus donos do que sair por aí fazendo bagunça.
A raça possui características ideais para um cão de companhia e requer apenas passeios curtos para gastar energia.
Por outro lado, a pelagem longa e sedosa do shih tzu aumenta a necessidade de manutenção da raça, mas para os donos, que adoram a aparência fofinha do shih tzu, isso geralmente não é nenhum problema.
Basset Hound
As orelhas grandes e caídas e o corpo “rebaixado” do basset hound já indicam que ele não é dos mais ativos. De fato, a raça adora um sofá e também não dispensa um momento de sossego com seus donos.
Por outro lado, o basset hound também tem um instinto aventureiro, e seu olfato superpotente pode levá-lo a explorar muitos lugares.
Embora sejam quase sempre tranquilos, o basset hound tende a ser desconfiado com estranhos e late bastante quando percebe algo atípico no seu território.
Bulldog Francês
O bulldog francês compartilha diversas características com o seu parente inglês, que já apareceu em nossa lista. Embora seu temperamento seja um pouco mais agitado, ele também pode ser considerado um cãozinho preguiçoso.
O bulldog francês necessita de pouca manutenção, devido à sua pelagem baixa e à necessidade moderada de exercícios. Como outros cães em nossa lista, o fato de o bulldog francês ser pequeno faz com que ele se canse facilmente.
Para isso também contribui o focinho achatado, que torna a sua respiração difícil, especialmente nos dias mais quentes.
São-bernardo
O são-bernardo é mais uma daquelas raças conhecidas como preguiçosas. Essa fama foi bastante difundida devido ao cachorro Beethoven, um são bernardo que protagonizou muitas confusões nas telas do cinema.
Na vida real, a raça também costuma apresentar esse comportamento duplo: na maior parte do tempo, são bastante tranquilos e adoram tirar uma soneca; em outros momentos, no entanto, se comportam como crianças enormes e podem ser um pouco destrutivos.
Chihuahua
Talvez seja um pouco injusto dizer que o chihuahua é um cachorro preguiçoso. Embora goste de passar muito tempo perto dos seus donos, de preferência deitado no colo deles, o chihuahua também pode ser ativo e brincalhão, quando não chega a ser teimoso.
O apego dos chihuahuas pelos donos pode facilmente se transformar num ciúmes pouco saudável, o que pode ser evitado com o treinamento adequado.
Chihuahuas podem ser ideais para quem vive um estilo de vida mais tranquilo, porque necessitam de um nível de exercício físico relativamente baixo. Na verdade, sendo a raça tão pequena (uma das menores do mundo), uma curta caminhada pelo bairro já é o bastante para gastar a sua energia.
Pequinês
Os pequineses são uma raça de cães pequenos desenvolvidos para a realeza da China.
Entre as características que o tornavam ideal como companhia aos nobres, encontramos o apego aos donos e o baixo nível de atividade, se comparado a outras raças.
Pequineses também são cães bastante atentos, sempre prontos a latir para defender a paz do seu lar.
Pug
O pug é com certeza um das raças mais fáceis de criar. Seu temperamento é muito calmo e afetuoso. Dão-se bem com praticamente todos ao seu redor, sejam crianças pequenas ou outros animais. E embora gostem de um sofá, também podem ser bastante divertidos.
Por outro lado, como todo cão de focinho achatado, pugs têm tendência a desenvolver problemas respiratórios e não lidam muito bem com climas quentes.
Chow Chow
O chow chow possui uma aparência tão fofa que é difícil resistir a fazer carinho nele. A raça, no entanto, não faz o tipo carente, e pode inclusive reagir mal a muito contato físico.
O chow chow gosta de ter o seu espaço e os seus momentos de sossego, embora esteja sempre disposto a defender o lar onde vive.
Shar Pei
O shar pei é também uma das raças de cachorro mais preguiçosas. O shar pei guarda muitas semelhanças com o Chow Chow, em especial o temperamento tranquilo e um pouco independente.
Shar Pei são bastante desconfiados de estranhos e facilmente se tornam agressivos quando enxergam uma ameaça. A pele cheia de dobras da raça, uma das suas principais características, requer cuidados especiais.
Dogue Alemão
Um cão de enormes proporções, o dogue alemão prefere guardar sua energia para momentos de necessidade, como, por exemplo, quando é preciso afastar um invasor do lar.
A lealdade é uma de suas principais características, assim como a coragem e a paciência com os membros da família.
Cão de Crista Chinês
O cão de crista chinês possui uma aparência inconfundível. Embora haja uma variante com pelo bem curto e macio, os cães mais conhecidos da raça possuem o corpo quase todo sem pelo, com exceção do rabo, das patas e da cabeça, onde podemos encontrar uma belíssima “crista”.
O cão de crista chinês está entre as menores raças do mundo, e ao contrário do que pode parecer, possuem um temperamento bastante tranquilo, ou mesmo preguiçoso. Estabelecem laços muito fortes com seus donos, com quem gostam de passar longos momentos de sossego.
Devido aos poucos pelos que possuem, eles quase não exalam aquele mal odor típico dos cachorros e também, como você deve imaginar, não vão deixar o seu sofá coberto de pelos.
Cães preguiçosos também precisam de exercício
Cães com baixo nível de atividade são ideais para quem não tem muito tempo para passear ou simplesmente prefere viver uma vida mais leve perto dos seus pets. Entretanto, mesmo que não sejam tão ativos quanto outras raças, os cães considerados preguiçosos também necessitam de exercícios físicos regulares.
A tendência à obesidade de algumas das raças que apresentamos requer atenção especial por parte dos donos, que muitas vezes se veem obrigados a pensar em maneiras criativas de fazer seus cãezinhos se exercitarem. Você deve apenas tomar cuidado para não exagerar na dose do exercício, pois um cachorro preguiçoso pode se cansar com maior facilidade.
Veja também as raças de cachorro que mais gostam de brincar.