A maioria dos tutores já tentou e já quis que o seu cãozinho aprendesse a sentar e dar a pata. E por mais que o comando pareça ser simples para qualquer peludo aprender, nem sempre é fácil fazer com que o cão execute. Logo, são importantes algumas dicas e truques para fazer com que o seu amigo de quatro patas consiga fazer aquilo que você está pedindo.
Por mais que ensinar o cachorro a sentar e dar a pata possa parecer algo fofo, esses truques vão muito além disso, pois são maneiras de estimular a inteligência do animal. Além disso, esses truques incentivam um comportamento mais positivo e obediente por parte do bichinho, fortalecendo a relação entre o cãozinho e o tutor. Legal, não é?
Quer aprender como ensinar esse comando para seu pet de forma mais fácil e simples? Acompanhe o nosso artigo até o final. Vamos lá!
Como ensinar o cachorro dar a pata
Método 1
- Diga ao seu cachorro para se sentar e pegue-lhe numa pata ao mesmo tempo que diz a palavra da ordem. Utilize sempre um tom de voz agradável.
- Dê-lhe logo depois uma guloseima.
- No início, o seu pet vai olhar para você como se não estivesse entendendo nada. Mas isso é normal, com o tempo você vai ver como ele vai compreendendo.
- Repita o exercício utilizando o mesmo método para se lembrar.
- Não se exceda com as sessões de treino, elas devem ser curtas.
Método 2
- Pegue um pedaço de guloseima e deixe o seu cachorro cheirá-la.
- Depois, com a guloseima na sua mão, aproxime a sua mão de um dos lados do seu focinho.
- O mais normal é que o seu cachorro tente abrir-lhe a mão com a sua pata.
- Assim que o cachorro tentar fazê-lo, abra a mão e deixe que o seu cachorro coma a guloseima.
- Nem todos os cachorros vão agir da mesma forma, embora seja preferível utilizá-lo para fomentar a inteligência do cachorro e a autoaprendizagem.
Como ensinar o cachorro a sentar
- O primeiro passo para ensinar o seu cachorro a sentar é associar o movimento de sentar e o fato de ganhar a guloseima, a uma palavra. De primeira mão, procure usar apenas a palavra “senta”;
- Segure o pestisco e fale a palavra “senta” de maneira clara e pausadamente. Faça contato visual e seja paciente, seu cachorro pode demorar a entender o comando, mas assim que ele entender, dê o petisco para ele;
- Comece aproximando o petisco do focinho do cachorro a mais ou menos 1 centímetro de distância. Para ensinar o seu cachorro a sentar, tente chamar sua atenção movendo um pouco o petisco de cima para baixo;
- Levante suavemente o petisco para cima, alguns centímetros por cima da cabeça do cachorro são suficientes. Obviamente, o cachorro seguirá o petisco com seu olhar, assim, levantará a cabeça e automaticamente começará a sentar-se;
- Após ele começar a sentar, acaricie o cachorro e mostre que você está muito feliz e satisfeito com ele. Sentir que está de agradando é um baita incentivo!
Dicas para ensinar o cachorro a sentar e dar a pata
Paciência
É importante ressaltar logo de início que o processo de aprendizado desses comandos não são iguais para todos os cães, logo, alguns vão aprender mais rápido do que os outros. E alguns cães podem levar um bom tempo para conseguir sentar e dar a pata, por isso, é muito importante que o tutor seja paciente e consiga respeitar o processo de aprendizado do animal. Jamais grite ou force o pet a fazer alguma coisa, pois isso pode tornar o processo mais difícil e nada prazeroso para o seu amigo. Respeite o tempo dele.
As sessões precisam ser curtas
A sessão de adestramento do cachorro deve durar entre 5 e 10 minutos, nunca permaneça por mais de 15 minutos tentando ensinar os truques para o seu peludo, pois com isso conseguirá apenas aborrecer e estressar o seu cachorro. No entanto, você pode praticar entre duas e três vezes por dia tendo brincadeiras, passeio e refeições entre as sessões de adestramento.
Busque um lugar silencioso
Procure um lugar calmo no qual esteja em silêncio e evite todas as distrações possíveis. Um lugar com barulhos e vários cheiros diferentes, pode fazer com que o animal desvie a atenção e não consiga executar os comandos que você está pedindo e o processo pode se tornar um grande pesadelo para o tutor. Logo, procure ensiná-lo no silêncio e conforto da sua casa.
Use reforços positivos
Os reforços positivos são o segredo para que a execução dos comandos aconteça, portanto ofereça os petiscos favoritos do peludo e também muito carinho! Quanto mais ele perceber que está te agradando, mas ele se sentirá incentivado a executar os comandos.
Coloque uma ordem nos comandos
Antes que o seu cão consiga dar a pata para você, ele precisa estar sentado. Logo, é importante que você o ensine primeiro a se sentar e depois a dar a pata. Colocar uma sequência nos comandos vai tornar todo o seu trabalho mais fácil e leve.