Desenhar fotos de nossos pets e de nossos animais favoritos pode ser mais simples do que você imagina. Aprender a desenhar um cachorro é divertido e irá testar suas habilidades. Assim, cada vez mais você poderá se aperfeiçoar e, quem sabe, desenhar animais de estimação de outras pessoas possa se tornar seu próximo negócio criativo.
Quer saber o passo a passo de como desenhar um cão? Isso pode parecer intimidante, afinal, existem muitas raças de cães no mundo – 340 para ser mais exato. Você pode estar preocupado com o fato de que suas habilidades de desenho de golden retriever não vão ajudá-lo a desenhar um chihuahua, mas prometemos que sim. O processo para fazer um desenho realista de um cachorro no papel ou na tela é o mesmo e vamos te ensinar! Acompanhe.
Passo a passo para desenhar um cachorro
1. Encontre uma imagem de apoio
Só porque você não está desenhando um cachorro de verdade, não significa que não precise fazer observações detalhadas em uma foto de um pet real. Na verdade, uma fotografia oferece ainda mais oportunidades de estudar o assunto para que o seu desenho tenha mais chances de dar certo.
Logo, antes de colocar o lápis no papel, estude a foto cuidadosamente. Como as pernas estão posicionadas? Eles se sobrepõem a outras partes do corpo? Como está a tua cabeça? Qual é o tamanho da sua cabeça em comparação com o resto do seu corpo?
Depois de estudar a sua imagem de apoio, reproduza essas observações em formas simples. Delicadamente, trace círculos, triângulos e ovais para marcar partes do corpo (como o focinho) e onde ele se move e se curva. Não coloque muita pressão no papel, você provavelmente vai precisar apagar muitas dessas linhas posteriormente.
2. Comece a fazer os traços mais detalhados
Seu esboço inicial será muito abstrato, e tudo bem, não desista de primeira. Pense nisso como um roteiro e um aprendizado. Depois de desenhar as formas básicas, olhe novamente para sua imagem de apoio e pergunte-se: o que há dentro dessas formas? O focinho, por exemplo, terá um círculo para o nariz, enquanto o resto da cabeça terá dois círculos para os olhos. Volte para o seu desenho e desenhe esses detalhes.
Neste ponto, você também refinará seu esboço inicial. O círculo da cabeça, por exemplo, se tornará menos circular e terá características como a linha da sobrancelha. Esses primeiros passos para desenhar um cachorro são cruciais. Leve o seu tempo para corrigir as proporções e essas formas; é mais fácil consertar as coisas agora do que quando você começou o sombreamento.
3. Capriche mais nos detalhes
Ainda não alcançamos o estágio de sombreamento, pois antes você precisar marcar mais os detalhes do desenho, como o focinho do cachorro, por exemplo. Depois de refinar seu esboço com formas menores e mais definidas, continue a rastrear os detalhes mais finos. Isso inclui a coloração: seu cão tem manchas na pelagem? Existem áreas de sombras? Você pode ver seus dentes? Passe mais forte o lápis nessas partes do seu desenho. Quando chegar a hora de sombrear, isso lhe dará um guia sobre onde aplicar tons mais escuros e mais claros na imagem.
4. Hora de sombrear
O sombreamento é o que dá o toque especial ao desenho. Depois de chegar a esta parte, seu desenho estará quase pronto. Como estamos focalizando todo o corpo do cão, não vamos nos preocupar em capturar cada pequeno detalhe de seu rosto e tronco, pois isso tornaria o desenho menos realista.
O pelo se move como uma unidade, então concentre-se na direção geral do pelo movendo o lápis para frente e para trás no papel. Para sombrear o desenho, basta pegar o lápis e começar a fazer movimentos de pintura, indo e voltando, apenas nas linhas do esboço, nada de pintar dentro do desenho.
O método de ida e volta é uma das técnicas de desenho mais populares e é ideal para desenhar pelos, já que as pinceladas parecem cabelos. Você se lembra de como traçou as áreas de sombra? Agora é a hora de escurecê-los pressionando o papel com mais força. Para áreas que precisam permanecer leves, pressione suavemente com o lápis.
5. Limpe o desenho e finalize
Depois de fazer o sombreamento, volte para a foto original. Existem áreas que você deixou de concluir? Algo que não combina com o seu desenho? Esperançosamente, ambas as respostas serão “não”, especialmente se você refinou seu esboço no início. Logo, basta apagar os esboços e manchas que não fazem parte do desenho.
Mas, se houver partes que precisam de conserto, tudo bem. Apague as partes que precisam ser refeitas e redesenhe-as seguindo as mesmas etapas que você acabou de seguir. E se o desenho não ficou do jeito que você gostaria, basta refazer. Lembre-se que esse é um processo que exige paciência! Por outro lado, se você estiver satisfeito, seu desenho está concluído!