A cirurgia de castração é um dos métodos mais indicados por médicos veterinários para evitar doenças, gravidez indesejada e até mesmo problemas de comportamento. No entanto, por mais simples que seja e assim como qualquer outra cirurgia, o peludo precisa passar por uma série de cuidados tanto antes, quanto depois do procedimento.
E uma das principais duvidas que os tutores têm após o animal passar pela cirurgia é: “com quanto tempo pode dar banho em um cachorro castrado?”. Para saber a resposta, acompanhe o artigo!
Quanto tempo depois do procedimento o cachorro pode tomar banho?
Saber quanto tempo após a castração os cães podem tomar banho é muito importante. Porém, a verdade é que não existe um período certo, o ideal é que o banho seja dado somente apenas após a retirada dos pontos e a cicatrização completa do local da cirurgia, que geralmente é em torno de 60 dias.
Além disso, após o procedimento, é muito importante que na hora do banho o tutor não esfregue onde a cirurgia foi feita para evitar infecções e outros problemas. Caso o animal se suje durante o período pós-operatório, é recomendado que o tutor procure dar apenas um banho a seco, ou limpe o local sujo com uma toalha umedecida.
O local da cirurgia geralmente pode ser limpo com um pouco de soro fisiológico, mas é importante seguir as orientações do médico veterinário que realizou o procedimento. Muitas vezes não é necessário a interferência do tutor no local da cirurgia.
E a tosa? Quando pode ser feita? Bem, as mesmas regras para o banho também se aplicam para a tosa. No entanto, é recomendado que o tutor espere cerca de 20 dias após a retirada dos pontos para tosar o animal por completo, caso necessário. Todo tutor gosta de ter o pet sempre limpo, cheiroso e bem cuidado, mas é importante ter um pouco de paciência para não infeccionar o local da cirurgia e atrapalhar o processo de cicatrização do bichinho.
Outros cuidados necessários após a castração
A cirurgia de castração ao longo dos anos se tornou muito menos invasiva, dando aos pets a chance de não sentir muita dor e passar por uma recuperação bem mais rápida. A maioria dos profissionais orientam apenas que o tutor dê ao bichinho remédios para dor e para evitar infecções. No entanto, alguns outros cuidados também podem ser tomados. Confira:
- Não agite o animal. Brincadeiras devem ser evitadas até 5 dias após a retirada dos pontos. Fazer com que o cãozinho se movimente demais, pode abrir o local da cirurgia, fazendo com que a recuperação seja ainda mais lenta;
- Usar o colar elizabetano para evitar que o cachorro lamba o local da incisão e infeccione toda a cirurgia;
- Levar o cão ao médico veterinário para as consultas após a cirurgia e também para a remoção dos pontos;
- Manter uma dieta balanceada, levando em consideração que a rotina de exercícios e atividades deve ser suspensa durante a primeira semana de cirurgia;
- Limpar o local do procedimento, caso seja orientado pelo médico veterinário.