O chow-chow é um dos cães mais antigos do mundo, sendo parte da ancestral cultura chinesa. Apesar de sua aparência bela e fofa como um “ursinho de pelúcia”, trata-se de um cão robusto, com um temperamento forte e obstinado, que pode se mostrar teimoso com muita frequência.
O chow-chow requer cuidados específicos para preservar sua boa saúde e manter um temperamento equilibrado. Se você está pensando em adotar um novo melhor amigo desta raça, precisa conhecê-lo melhor e saber que a dedicação será muito importante para seu adestramento e socialização.
Índice – você encontrará as seguintes informações nesse artigo:
- Ficha técnica do chow-chow
- Características da raça
- Características físicas
- Personalidade do chow-chow
- Cuidados básicos
- Cuidados com a saúde
- Quanto custa um chow-chow?
- Dúvidas frequentes sobre a raça
- Origem e história
Ficha técnica da raça Chow-chow:
Adaptação
Bom para apartamento
Gosta de ficar sozinho
Gosta de outros cachorros
Gosta de gatos
Gosta de estar com a família
Higiene e saúde
Cuidados com a higiene
Riscos com a saúde
Solta pelos
Tamanho
Treinamento
Fácil de adestrar
Necessidade de exercícios físicos
Late muito
Gosta de brincadeiras
Grupo: Grupo dos Não Esportistas
Altura média: 46 a 51 cm para fêmeas e 48 a 56 cm para machos
Peso: 20 a 27 kg para fêmeas e 25 a 32 kg para machos
Personalidade: Tranquilo, Leal, Independente, Reservado
Expectativa de vida: 9 a 15 anos
Características físicas do chow-chow
Provavelmente, ao pensar na aparência de um chow-chow, você lembrará rapidamente da língua azul e da abundante “juba” que emoldura seu rosto. De fato, a língua azul, que também pode ser roxa ou negra, é uma das características mais peculiares e típicas desta raça.
O chow-chow é uma raça de cachorro forte, de corpo rústico, musculoso e compacto. Seu dorso é curto e reto, estando unido à cabeça por um pescoço grosso e musculoso. Possui orelhas pequenas e triangulares, que sempre estão bem erguidas. O focinho é largo e pronunciado, com uma potente mandíbula, e terminando em um nariz preto de tamanho médio.
Sua cabeça pode parecer muito grande, mas na verdade esta é apenas a impressão gerada pela abundante camada de pelos que reveste toda extensão de seu crânio e de seu corpo, dando a impressão de uma juba. Na verdade, o chow-chow tem ótimas proporções corporais, o que lhe permite conservar calor e concentrar muita força num corpo compacto.
A seguir, resumimos as principais características físicas desta raça:
- Altura: entre 42 cm e 48 cm para fêmeas; entre 43 cm e 50 cm para machos.
- Peso corporal: 20kg a 32kg.
- Contextura física: corpo compacto e robusto, coberto por abundante pelagem, com patas fortes e bem proporcionais.
- Pelagem: são aceitas as variedades de pelo longo e de pelo curto. Ambos apresentam uma pelagem abundante e espessa, ideal para climas frios ou temperados.
- Cores de pelagem: preto, creme, azul, vermelho ou canela, e cinza. A pelagem deve sempre uniforme, qualquer mancha é considerada um desvio de padrão na raça.
- Cabeça: rústica; orelhas pequenas e triangulares, sempre bem erguidas; focinho largo e pronunciado em relação à linha do crânio; expressões faciais sérias e seguras.
- Olhos: escuros, ovais e bem delineados.
- Focinho: preto, de tamanho médio.
- Rabo: de inserção alta e coberta por abundante pelagem, está sempre dobrada sobre o dorso do cão.
Personalidade e temperamento do chow-chow
Apesar de seu aspecto fofão, ao melhor estilo “Rei Leão”, esta raça é uma autêntica herdeira dos lobos asiáticos. Mesmo que isso negue seu aspecto encantador, o chow-chow está longe de ser um cãozinho de colo.
O chow-chow é um típico cão de guarda e caça, que ainda conserva certa rusticidade característica dos cães antigos. Seu caráter é naturalmente forte, confiante, territorial e um pouco tímido. Porém, o verdadeiro comportamento de cada chow-chow dependerá fundamentalmente da educação e do ambiente que lhe são proporcionados.
São cães independentes e seguros de si mesmo, sendo capazes de tomar decisões por conta própria e rejeitar autoridade facilmente. Além disso, valorizam sua sensação de liberdade e podem se mostrar muito teimosos na hora de aprender novas tarefas ou normas.
Obviamente, isso não significa que um chow-chow não possa demonstrar afeto ou ser bem educado. Na verdade, estes cães são extremamente fieis aos seus tutores e estarão sempre preparados para defender sua família.
Também não se assuste se seu chow-chow se mostrar muito desconfiado ou mais sério que o normal se algum estranho entrar em seu ambiente. Como são exímios guardiões, devem permanecer constantemente alertas para os estímulos desconhecidos. Com a devida socialização, seu cachorro poderá se relacionar pacificamente com outras pessoas ou animais.
Cuidados com um chow-chow
O chow-chow requer uma atenção especial para sua socialização, já que se trata de um cão dominante e territorial. Este cão precisa ser socializado desde filhote, preferencialmente antes de seus primeiros 5 meses de vida, para aprender a se relacionar com pessoas, cães, gatos, e até com seus próprios brinquedos.
Desta forma, evitamos certas condutas possessivas ou super protetoras que podem ser muito perigosas em um cão forte e poderoso como o chow-chow.
Além disso, queremos te alertar sobre a importância de adestrar seu companheiro também desde sua infância. Por ser uma raça de cachorro independente e obstinado, o chow-chow pode rejeitar autoridade facilmente. Estes peludos precisam ser educados positivamente por um tutor experiente, com paciência, habilidade e firmeza, para reconhecer seus proprietários como líderes da família e respeitar as normas da casa.
Caso contrário, seu chow-chow poderá se tornar um verdadeiro “cabeça dura”, que tenta sempre impor sua própria vontade.
Higiene
O chow-chow deve receber de 3 a 4 escovações semanais para eliminar o pelo morto e as impurezas, além de evitar a formação de nós. Como são originários de climas frios, precisam de banhos somente a cada 2 meses.
O excesso de banhos remove a oleosidade natural que reveste e protege o corpo destes cães, prejudicando sua saúde.
Por quanto tempo devo passear com o chow-chow?
É recomendado 1 ou 2 passeios diários, de 20 a 30 minutos cada, para a necessidade de exercícios físicos de seu chow-chow.
Mesmo não sendo um cão muito ativo, os cachorros dessa raça devem realizar atividades físicas de forma regular para evitar o sobrepeso e combater os sintomas de doenças degenerativas, como displasia de quadril e de cotovelo.
O que um chow-chow deve comer?
O chow-chow deve comer uma ração de boa qualidade e na quantidade adequada de acordo com seu tamanho, peso e idade para se manter forte e saudável. Além disso, é uma boa ideia consultar seu veterinário sobre suplementos naturais que ajudem a fortalecer seus ossos e articulações.
Saúde do chow-chow
O chow-chow é um cão extremamente forte e saudável, tendo herdado a resistência típica das raças ancestrais. Lembremos que, em tempos remotos, só conseguiam sobreviver as espécies mais fortes e melhor adaptadas às condições inóspitas.
Quanto tempo um chow-chow vive?
O chow-chow possui uma expectativa de vida entre 9 e 15 anos, podendo variar segundo o estilo de vida que leva cada cão. Com uma alimentação equilibrada, atividade física regular e cuidados diários, seu cachorro dificilmente adoecerá.
Porém, com o passar dos anos, estes cães revelam uma predisposição genética a desenvolver doenças degenerativas, como a displasia de quadril e de cotovelo.
Com menor frequência, um Chow Chow pode desenvolver os seguintes quadros clínicos:
- Entropia
- Catarata
- Luxação de patela
- Torção gástrica
- Alongamento do palato
- Hipoplasia renal
- Distiquíase
O chow-chow, assim como todo cão, precisa e merece receber uma adequada medicina preventiva para preservar sua saúde. Para cuidar bem de seu animal, realize visitas periódicas ao veterinário a cada 6 meses, respeite seu calendário de vacinação e os tratamentos antiparasitários internos (vermífugos) e externos (pipetas, comprimidos mastigáveis, etc.).
Qual é o preço de um chow-chow?
O preço de um filhote de chow-chow pode variar entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Esse valor dependerá da linhagem do cão, de seu sexo e de seu canil de origem.
Se optar por adquirir um filhote em um canil, certifique-se que se trata de um estabelecimento sério, que possui as devidas documentações e que tenha um histórico bom. Não é recomendado adquirir filhotes diretamente com particulares, em pet shops ou na internet.
Dúvidas frequentes sobre a raça
Geralmente, o chow-chow costuma latir bastante quando algo chama a sua atenção. Eles são caẽs que estão sempre prontos para proteger a sua família e alertas caso algo aconteça ao seu redor.
De uma a duas vezes ao ano, o chow chow irá soltar muito pelo devido a troca de sua pelagem. No resto do ano, o pelo irá cair moderadamente, mas com escovações diárias é possível reduzir essa queda.
Apesar de seu tamanho e sua robustez, o chow-chow se adapta muito bem aos apartamentos. São cães mais passivos e menos agitados que a grande maioria das raças.
Além disso, sua independência natural faz com que não sofram de ansiedade por separação ou tristeza durante a ausência de seus tutores. Se você passa muito tempo trabalhando fora de casa, seu cão poderá te esperar tranquilamente, sem causar qualquer dano ao seu lar.
Embora podemos encontrar alguns chow-chow vivendo tranquilamente com crianças, esta raça costuma ser tímida e pouco paciente. Geralmente, preferem ficar tranquilos e desfrutar da calmaria de seu entorno. Uma criança, com sua inesgotável energia e vontade de brincar, pode irritar ou assustar estes peludos. E ao se sentir ameaçado ou incomodado, o chow-chow pode reagir negativamente.
Por ser um cachorro dominante e territorialista, o chow-chow não é recomendado para conviver com outros animais, e costuma preferir a solidão ao excesso de companhia. Porém, um cachorro dessa raça pode aprender a conviver pacificamente com outros cães ou gatos, se for socializado corretamente durante sua infância, entre seus 3 e 6 meses de vida.
Origens e história do chow-chow
Os chow-chow são originários da China e estão entre as raças mais antigas do mundo. Atualmente, supõe-se que estes cães já estavam presentes no território chinês durante o século III a.C. No entanto, a raça só foi introduzida na cultura ocidental nos anos 1700, quando as importações chinesas começaram a desembarcar nos portos ingleses.
Em seu país de origem, foram historicamente utilizados para proteger os templos sagrados, bem como casas e campos férteis. Também acompanhavam seus tutores em suas jornadas de caça, garantindo uma melhor eficiência. Infelizmente, quando fazia muito frio e o alimento ficava escasso, sua carne também serviu de comida, bem como sua pele de abrigo.
Apesar de ter sido muito popular na cultura chinesa desde seu nascimento, o chow-chow só ganhou popularidade nos países ocidentais no século XX. A partir da década de 60, começou a ser adotado como um cachorro para companhia no continente americano. Hoje em dia, podemos ver estes cachorros passeando pelas ruas de quase todos os países, afirmando-se como uma raça internacionalmente famosa.
2 respostas em “Chow-chow”
Eu quero um!
Amo os cachorros da raça chow chow!!!