Quem tem um pet em casa sabe que um carinho bem feito no cão tem os seus maravilhosos efeitos. Os cães adoram receber carinho dos tutores e adoram ter um momento especial com a família. E fazer algumas carícias no bichinho podem trazer inúmeros benefícios até mesmo para o tutor, pois nada melhor do que relaxar ao lado do seu melhor amigo. Mas você já se perguntou quais e onde são os carinhos favoritos que os cachorros adoram receber?
O carinho na cabeça e na barriga são os que os cães mais recebem. No entanto, o que poucos conhecem é que além dessas duas regiões, existem mais 6 partes do corpo do animal onde ele adora receber carinho. Acariciar essas regiões pode trazer inúmeros benefícios para o pet, como redução do cansaço e também do estresse.
E se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre quais são os carinhos preferidos dos cães e quais são as melhores regiões para acariciar o pet, continue acompanhando o artigo até o final. Vamos lá!
1. Carinho na cabeça
Esse está no topo dos prediletos e mais recebidos dos cães, mas você sabe o porquê? A cabeça do cachorro contém músculos, órgãos e diversos vasos sanguíneos que se beneficiam do aumento do fluxo sanguíneo depois de um bom carinho feito pelo tutor. Os músculos situados na cabeça do cão sofrem tensão e espasmos assim como todos os outros. Por isso, uma massagem na cabeça também ajuda a aliviar o estresse e a rigidez muscular. Faça movimentos circulares por cerca de 10 a 15 minutos na cabeça do seu pet.
2. Carícia nas orelhas
As orelhas dos cães são cheias de pontos que podem relaxar muito o cãozinho, logo, eles costumam amar carinho nessas regiões. Puxe suavemente as orelhas, massageando-as de forma a melhorar a circulação sanguínea. Gire as orelhas do animal para abrir o canal auditivo e melhorar a circulação de ar. Termine a massagem deslizando os dedos pelas orelhas. Tenha cuidado e evite aplicar pressão demais.
3. No pescoço
O pescoço é uma área do corpo do cachorro que pode acumular muitas tensões, pois o animal pode facilmente machucar e sobrecarregar essa área. Sendo assim, uma massagem e um carinho no pescoço pode ajudar bastante no relaxamento e redução de dores. No entanto, é preciso fazer carinhos leves e notar se o animal fica incomodado ou demonstra que não está curtindo a massagem. Em alguns casos, ele pode estar com alguma lesão mais grave na área. Fique atento e leve-o ao médico veterinário com rapidez.
4. Nas costas
Os humanos adoram massagem nas costas e os cães também! O peludo ama carinho nessa área, pois ajuda a melhorar a circulação e até mesmo aliviar a tensão dos músculos que podem estar contraídos. Para fazer carinho nele nessa região basta fazer movimentos para trás e para frente, como se estivesse abrindo uma massa de pizza. O carinho para trazer benefícios deve durar de 10 a 15 minutos.
5. Na barriga
A barriga é um dos locais favoritos dos cães para receber um bom carinho. Não é preciso muito para que ele sempre ofereça a barriga para receber uma massagem bem gostosa. E além de ser uma das prediletas dos peludos, o carinho na barriga pode trazer diversos benefícios para a saúde digestiva do pet, pois ela pode estimular o cólon e eliminar problemas estomacais.
6. Nas patas
Independentemente da idade, seu pet pode ter problemas de tensão muscular, artrite ou ainda dores nas articulações. Assim, uma massagem nas patas pode ajudar a acalmar as dores e a aliviar a fadiga. Por isso, após um passeio com ele, higienize as patas do cão e faça uma boa massagem nelas.
Conheça o seu cachorro!
Apesar dessas dicas, é importante ter atenção, pois não são todos os cães que gostam de receber massagem em algumas das regiões que citamos acima. Logo, verifique primeiro se o seu peludo vai curtir o carinho naquele local e aí continue. É muito importante conhecer o bichinho para que assim ele curta ainda mais os momentos de carinho. Boa sorte!