Os cães farejadores são uma categoria especial de cães treinados para utilizar seu olfato altamente desenvolvido na detecção de substâncias, objetos ou pessoas. Seu instinto super apurado de farejar torna-os indispensáveis em uma variedade de funções, desde buscas e resgates até detecção de drogas, explosivos e até mesmo câncer.
A capacidade olfativa desses cães é extraordinária, sendo milhares de vezes mais sensível do que a dos seres humanos. Isso os torna capazes de detectar odores em concentrações extremamente baixas e em ambientes desafiadores. Além disso, sua habilidade de farejar é inata, sendo uma característica natural em muitas raças.
A importância dos cães farejadores na aplicação da lei, segurança e até mesmo na medicina é incomparável, e sua dedicação e eficácia são amplamente reconhecidas em todo o mundo.
Se você está curioso para conhecer 10 cães farejadores, confira a lista que separamos. Fique por dentro das raças, suas principais características e entenda como esse instinto funciona. Vamos lá!
10 raças de cães farejadores
Dachshund
O dachshund, famoso salsicinha, foi criado para farejar acima e abaixo do solo, já que no passado caçava texugos. Em alemão “dachs” significa texugo e “hund”, cão. Essa origem faz com que o dachshunds seja destemido e corajoso, e até mesmo um pouco teimoso.
A personalidade dele varia de acordo com a pelagem: os de pelo longo são mais tranquilos e os de pelo curto mais agitados. Entretanto, como todo cachorro, só precisa aprender a socializar ainda cedo.
Coonhound
A capacidade olfativa do coonhound muda de acordo com suas variações. Alguns cães da raça farejam melhor rastros novos, o que chamamos de “focinhos quentes”, enquanto outros se dão melhor em trilhas já conhecidas, chamamos de “focinhos frios”.
É um cão obediente, amigável e independente. Uma curiosidade sobre o coonhound é que em algumas situações ele possivelmente pode uivar.
Golden Retriever
O golden retriever conquista na aparência, mas também apresenta inteligência e faro apurado, apto para salvamentos e para agir como cão-guia, assim como o labrador. É dócil, obedece ordens e serve como cão de alerta. E, claro, o golden dispensa apresentações quando a assunto é ser cão de companhia.
Ele se sai muito bem nessa função com todo seu carisma e esperteza.
Labrador Retriever
O labrador tem a fama de enérgico e bagunceiro, mas seu olfato também não deixa a desejar. Ele é um ótimo cão-guia e salvador em situações de perigo, considerando também seu porte atlético. A raça é muito inteligente, e de fato muito animada, sendo necessário o treinamento desde filhote.
Basset Hound
Assim como o beagle, o basset hound foi usado para caçar lebres e coelhos, devido à estatura e faro invejável. Sua origem o faz ainda gostar de perseguir animais, e usa as orelhas a seu favor: as orelhas do basset hound varrem o chão e levam o aroma para perto de seu nariz.
A raça é parecida com o cão de santo humberto, exceto pelas patas curtas e por ter um pouco mais de dificuldade em seguir regras, mas é muito dócil e afetuoso.
Foxhound Inglês
Parecido com o beagle, porém mais alto, o foxhound inglês também era um caçador. Tem um faro fantástico, é rápido, enérgico e será ótimo em qualquer função para a qual for treinado.
Mas a raça não se limita a isso. O foxhound inglês também é amigável, afetuoso e pode se mostrar um excelente cão de companhia.
Beagle
Ele pode ser pequeno, mas tem um olfato admirável. Por volta do século XVII, o beagle era usado para caçar lebres e coelhos, no entanto, seu instinto farejador permanecem até os dias de hoje. Seus receptores de aroma obtêm sucesso tanto no ar, quanto no solo, que o faz estar sempre alerta.
Por outro lado, é uma raça teimosa e difícil de treinar, mesmo como cão de companhia, é preciso ter paciência com o beagle nos momento de adestramento.
Cão de Santo Humberto
Não se engane pela aparência preguiçosa dele, o cão de santo humberto tem muita energia e um excelente olfato. É originalmente um cão de caça, que não abandonou seus instintos e também é usado em trabalhos da polícia.
A raça também é conhecida como bloodhound e pode ser um ótimo cão de companhia, pois é dócil, agradável e muito apegado.
Pastor Belga Malinois
Assim como o pastor alemão, o pastor belga está sempre agindo ao lado de policiais. Além da admirável capacidade olfativa, o pastor belga é habilidoso e aprende rápido em seu treinamento. A raça já foi usada diversas vezes, inclusive, para identificar pessoas com câncer.
Por outro lado, para quem procura um cão de companhia ou cão de guarda, o pastor belga pode se mostrar desobediente, sendo necessário que as regras sejam impostas clara e firmemente.
Pastor Alemão
Além de ser um cão imponente, ágil e veloz, o pastor alemão impressiona com sua capacidade olfativa. É uma das raças mais utilizadas pela polícia em todo o mundo, devido à sua inteligência, obediência e rapidez para aprender.
Mas seu talento para missões e buscas, não significa que não seja um cachorro dócil e carinhoso, ele está sempre alerta e pode ser um excelente membro da família.