Companheiro aquático – Cão d’água: conheça as 4 variações da raça

O cão d'água possui quatro variações que se assemelham. Conheça os principais fatos sobre cada uma delas e veja fotos lindas.

Os cães d’água são uma categoria única de raças conhecidas por sua afinidade com a água e suas habilidades de natação excepcionais. Esses cães foram historicamente criados para auxiliar em atividades aquáticas, como resgate, pesca e recuperação de objetos na água. Sua pelagem geralmente é resistente à água e de textura única, proporcionando proteção térmica e flutuação enquanto nadam.

Eles tendem a possuir patas palmadas, o que os ajuda a impulsionar-se na água com facilidade. Essas características tornam os cães d’água excelentes companheiros para atividades aquáticas, como natação e brincadeiras na água. Além disso, sua disposição amigável e amor pela água fazem deles ótimos animais de estimação para famílias que desfrutam de atividades ao ar livre.

O cão d’água possui quatro variações que são facilmente confundidas entre si. E, de fato, elas têm muito em comum, começando pela paixão por atividades aquáticas. Esses peludos são ótimos nadadores e se divertem até mesmo com a água da chuva. Acompanhe esse artigo até o final!

04 de 4

Cão D’água Irlandês

Cão d’água irlandês

Origem: teve origem no século XIX graças ao cruzamento entre cães das raças poodlesetter irlandês e barbet. Acredita-se que o cão d’água português seria um ancestral próximo.

Características: tem o corpo forte e vigoroso, o focinho longo, orelhas compridas e cauda extremamente fina. Seu peso chega aos 31 quilos, enquanto sua altura vai até 59 centímetros.

Pelagem: a camada dupla de pelos crespos só pode ser encontrada na cor fígado.

Personalidade: muito brincalhão e empolgado, adora se divertir e se dá bem com crianças e outros pets. Não late em excesso, mas está sempre alerta.

Saúde: a expectativa de vida é de 12 anos. As doenças para as quais apresenta predisposição são: catarata, hipotireoidismo, epilepsia e alergia.

Curiosidade: quase foi extinto durante a Segunda Guerra Mundial, e apesar de o número de exemplares ter crescido na década seguinte, ainda hoje é considerado uma raça rara.


03 de 4

Cão D’água Americano

Cão D’água Americano

Origem: não se sabe ao certo o ano de surgimento, mas aconteceu em Wisconsin, nos Estados Unidos. Os primeiros exemplares eram utilizados para caça, principalmente de aves.

Características: possui orelhas compridas e focinho longo, além da cauda levemente encaracolada. Seu peso chega até 20 quilos e pode medir até 45 centímetros de altura.

Pelagem: pode ser ondulada ou crespa, com subpelo. Pode ter as cores fígado sólido, marrom, chocolate, e é possível que tenha manchas brancas.

Personalidade: é amigável e leal, quer sempre agradar. Também é brincalhão e afetuoso, se dá bem com crianças e outros pets, mas é reservado com estranhos.

Saúde: a expectativa de vida é de 15 anos. As doenças para as quais apresenta predisposição são: displasia coxofemoral, catarata, displasia da retina, alergias, epilepsia, atrofia progressiva da retina, hipotireoidismo, diabetes e irregularidades cardíacas.

Curiosidade: foi nomeado cão do estado de Wisconsin em 1986 e é considerada uma raça rara, acredita-se que existam apenas três mil exemplares espalhados pelo mundo.


02 de 4

Cão D’água Espanhol

Cão D’água Espanhol

Origem: acredita-se que tenha chegado a Espanha durante a invasão islâmica no ano 711. Durante o século XVIII foi utilizado para a caça, pastoreio e pesca, devido a habilidade na água.

Características: atlético e musculoso, tem as orelhas naturalmente caídas e cauda levemente encaracolada. Seu peso vai até 27 quilos e mede até 55 centímetros.

Pelagem: a pelagem vasta é encaracolada e tem aspecto lanoso. É encontrado nas cores branco, branco e marrom, preto, preto e branco ou marrom.

Personalidade: obediente e gosta de aprender, é muito inteligente, corajoso e equilibrado. Tem instinto de cão pastor e caçador, por isso precisa de exercícios físicos com frequência.

Saúde: a expectativa de vida é de 14 anos. As doenças para as quais apresenta predisposição são: catarata, displasia folicular e distiquíase.

Curiosidade: quando deixou o trabalho de caça e pastoreio, as raças que o substituíram foram pastor alemão e pastor belga.


01 de 4

Cão D’água Português

Cão D’água Português

Origem: os primeiros exemplares da raça surgiram em Algarve, em Portugal, no século XVI. Eles acompanhavam pescadores e auxiliavam na pesca.

Características: tem a cabeça grande, focinho estreito e orelhas finas, a cauda é levemente encaracolada e as patas compridas. Pesa até 27 quilos e sua altura vai até os 57 centímetros.

Pelagem: pode apresentar pelos longos e ondulados ou, em casos mais raros, pelos curtos e encaracolados. As cores podem ser preto, preto e branco, creme, marrom, fulvo e fulvo com branco.

Personalidade: é um cão muito obediente e adora aprender, por isso é fácil de adestrar, mas também pode ser um pouco sensível. Se dá bem com crianças e demanda muito exercício físico.

Saúde: a expectativa de vida é de 14 anos. As doenças para as quais apresenta predisposição são: displasia coxofemoral, catarata e atrofia progressiva da retina.

Curiosidade: o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tornou a raça ainda mais popular nos últimos anos. Ele e sua família adotaram duas cadelas da raça, Boo e Sunny.


Cão D’água Português

Comentários