A anatomia dos cachorros é bastante complexa e incrível, logo, a dúvida se os cães têm joelho é totalmente válida. E se você está curioso para saber a resposta dessa pergunta, acompanhe o artigo até o final. Vamos lá!
Os cães têm joelhos?
Como todos os mamíferos de quatro patas, os cães têm joelhos. Na verdade, as duas patas dianteiras têm cotovelos e as duas patas traseiras têm joelhos, desde as raças maiores até as menores. Os cães possuem até mesmo rótulas em cada joelho, semelhantes aos humanos.
Apesar de ter muito menos músculos, as patas dianteiras suportam cerca de 2/3 do peso corporal do cão. Já as patas traseiras que saltam mais musculosas, recebem uma carga administrável de cerca de 1/3 do peso do cão. Elas têm uma força motriz que podem permitir saltos e movimentos rápidos. Um fato interessante é que todos os quatro membros são considerados pernas, porque entraram em contato com o solo durante o movimento.
Como localizar o joelho dos cães?
Para encontrar o joelho de um cachorro, olhe para as patas do animal de baixo para cima. A primeira articulação principal é o tornozelo, com o osso do calcanhar apontando para trás e para cima. Em seguida, ao subir, você encontrará o joelho, que assim como o nosso, também aponta para a frente.
Pode ser difícil ver onde estão os joelhos de um cão, mas assim como nos humanos, também é de extrema importância para eles se movimentarem, se apoiarem e até mesmo amortecer pulos e corridas.
O joelho dos cães precisa de atenção!
Os três problemas mais comuns nas articulações do joelhos dos cães são: deslocamento das rótulas, ruptura do ligamento cruzado e osteoartrite. Além disso, existem dois ligamentos dentro da articulação do joelho do cachorro que formam um X. Se um deles estiver danificado ou quebrado, a articulação torna-se instável e dolorida.
Os ligamentos cruzados podem quebrar durante o exercício, mas também pode ocorrer devido ao desgaste causado pela idade. Cães com ligamentos cruzados danificados podem sentir muita dor e ter dificuldade para usar as pernas. Se isso acontecer, leve um veterinário para examiná-lo para tratar a dor e ajudar a cicatrizar a articulação.
Se esse problema não for tratado, a ruptura do ligamento cruzado pode causar danos permanentes nas articulações e artrite. Leve os joelhos dos cães muito a sério, pois eles são responsáveis por ajudar o seu bichinho a andar, correr, pular e brincar.
Para evitar problemas, é sensato limitar a quantidade de exercícios que os filhotes fazem. Uma boa regra para o tempo de caminhada é multiplicar a idade em meses, por 5. Isso significa que um filhote de 4 meses deve caminhar 20 minutos por dia, um filhote de 5 meses cão por 25 minutos por dia, etc. Essa é uma excelente estratégia para proteger os joelhos e também os cotovelos do seu bichinho!