Casa livre de pelos: 10 raças de cachorros que soltam pouco pelo

Conheça as raças de cachorro que soltam pouco pelo e são ótimas companhias para quem busca um cachorro que não solta pelo com frequência.

Para muitos donos de cães, a preocupação com a queda de pelos é uma consideração importante na escolha de uma raça de cachorro. Cães que soltam pouco pelo são frequentemente procurados por pessoas que desejam minimizar a quantidade de limpeza e manutenção necessárias em suas casas, além de reduzir o potencial de reações alérgicas.

Embora todos os cães percam pelos em algum momento, algumas raças são conhecidas por terem uma queda de pelos mais controlada, resultando em menos pelos espalhados pela casa e menos tempo gasto em cuidados com a pelagem. Além disso, essas raças muitas vezes requerem menos escovação e cuidados com a pelagem, tornando-as uma escolha conveniente para muitos proprietários.

Embora não exista nenhuma raça de cachorro totalmente “antialérgico”, afinal, todos eles são dotados de algum tipo de pelagem, é possível encontrar algumas raças que soltam poucos pelos e são indicadas para donos que se procuram esse tipo de característica.

Na maioria dos casos, esse cuidado é tomado quando os moradores da casa, principalmente crianças ou idosos, possuem algum tipo de alergia ou quando os donos não podem limpar o espaço com tanta frequência.

Raças de cachorros que soltam pouco pelo

  1. Pinscher
  2. Dachshund
  3. Boston terrier
  4. Bichon frisé
  5. Poodle
  6. Shih-tzu
  7. Pumi
  8. Yorkshire terrier
  9. Maltês
  10. Cão de Água Português
10 de 10

Cão de Água Português

cão d'agua portugues

Apesar de não ser tão popular aqui no Brasil, esse tipo de cãozinho é uma ótima opção para quem busca um companheiro afetuoso, fiel e que costuma não fazer tanta bagunça.

Os cachorros dessa raça não possuem subpelo e podem apresentar variações onduladas ou cacheadas, sendo que ambas não caem com facilidade e são de fácil manutenção.


09 de 10

Maltês

Maltês

Com uma pelagem longa e bonita, o maltês também é uma opção para quem procura cachorros mais peludos e robustos, mas que não soltam muito pelo.

Os cãezinhos dessa raça necessitam de escovações diárias, porém possuem apenas uma queda sazonal e praticamente não perde pelo ao longo dos dias do ano.


08 de 10

Yorkshire Terrier

Yorkshire terrier

Se a intenção é adotar um cachorro que possua uma pelagem longa, macia e brilhosa, mas que, ao mesmo tempo, não solte tanto pelo, o yorkshire terrier pode ser uma boa opção.

Ele apresenta uma queda levemente superior às demais raças dessa lista, mas, se escovado diariamente, esse tipo de problema pode perfeitamente ser evitado.


07 de 10

Pumi

Pumi

A pelagem do pumi se assemelha a de outros cães com pelos mais longos como poodle e bichon, porém é mais curta e de fácil manutenção.

Geralmente, os animaizinhos dessas raças soltam pelos apenas na hora da escovação e sofrem uma queda maior uma vez ao ano. Devido à textura dos fios desse cãozinho, é recomendado que eles sejam tosados frequentemente.


06 de 10

Shih-Tzu

Shih Tzu

Conhecidos por sua beleza e alegria, os shih-tzus são um verdadeiro sucesso para quem procura por animais mais peludinhos e elegantes.

A boa notícia é que, apesar de possuírem uma pelagem longa e vistosa, eles são cachorros que não soltam pelos com frequência pela casa, apenas em trocas sazonais ou quando o dono passa muito tempo sem escovar o animal.


05 de 10

Poodle

Poodle

poodle é uma raça de cachorro que precisa de tosas recorrentes e escovações diárias de seus pelos, uma vez que sua longa e densa pelagem pode embolar e causar problemas ao animal. Pensando nisso, também fizemos um guia para cuidados com os pelos dos cachorros.

Se esses procedimentos forem feitos corretamente, não há o que temer: os cães dessa raça dificilmente soltarão pelos e poderão viver sem grandes problemas com pessoas alérgicas.


04 de 10

Bichon Frisé

bichon frise escovando a pata

Não se assuste por encontrar nesta lista um animal bastante peludinho como o bichon frisé. Você verá que é possível adotar cachorrinhos fofos e peludos, mas que não soltam pelos em excesso.

O bichon é um exemplo disso e não apresenta uma queda tão alta por possuir uma dupla pelagem. Como seus fios são longos e macios, recomenda-se tosas constantes e que eles sejam escovados duas vezes ao dia para que se remova os fios mortos e as impurezas de seus pelos.


03 de 10

Boston Terrier

boston terrier

Com semblante amigável e temperamento completamente dócil, o boston terrier é indicado para pequenos espaços, principalmente pelo fato de possuir uma pelagem curta, fina e que cai apenas duas vezes ao ano e em quantidade moderada.

Porém, especialistas recomendam que os donos desse animalzinho o escovem diariamente para evitar a queda excessiva.


02 de 10

Dachshund (Teckel ou Salsicha)

Dachshund

Se você procura um cãozinho da raça dachshund, provavelmente você encontrará variações com pelos mais grossos, curtos ou longos.

Mas não importa qual tipo você escolha, dificilmente você encontrará problemas com excesso de pelos. As quedas acontecem apenas duas vezes no ano e, entre essas fases, o dachshund quase não solta pelo.


01 de 10

Pinscher

Pinscher

A queda de pelos não é um problema frequente do pinscher e sempre ocorre em pequenas quantidades e em intervalos espaçados durante o ano.

Além disso, por ser um cachorro pequeno, os donos não precisam terem tanto trabalho quando esse tipo de queda ocorre.


Gostou dessa lista? Esquecemos de alguma raça que não soltam muito pelo? Conte-nos nos comentários.

Comentários