A personalidade carinhosa de um cachorro pode se manifestar de várias maneiras, desde lambidas e abraços até a busca por proximidade e atenção constante. Esses cães tendem a ser receptivos às emoções humanas, oferecendo apoio e conforto nos momentos de necessidade.
A busca por um cão carinhoso muitas vezes é impulsionada pela vontade de encontrar um companheiro leal e amoroso que possa compartilhar os momentos felizes e difíceis da vida. Cachorros carinhosos podem desempenhar papéis importantes em famílias, oferecendo amor incondicional, companheirismo e um senso de segurança.
Sua capacidade de demonstrar afeto pode criar vínculos profundos entre o animal e sua família humana, enriquecendo as experiências compartilhadas e proporcionando uma sensação de pertencimento e conexão.
Ao escolher uma raça de cachorro com base em sua predisposição para o carinho, é importante considerar não apenas a personalidade geral da raça, mas também as necessidades individuais do animal e do ambiente em que viverá. Explorar essas raças pode ser um ponto de partida útil para aqueles que buscam um companheiro peludo amoroso e afetuoso.
Dachshund
Temos o dachshund, também conhecido pelo carinhoso apelido de “salsichinha”. O aspecto desse baixinho já é capaz de conquistar qualquer um, mas o seu temperamento é outro grande motivo para ele ser admirado.
Dachshunds podem parecer frágeis, mas também têm o seu lado aventureiro e já foram usados no passado para caçar presas bem maiores do que ele.
Boxer
O que o boxer tem de grande e forte ele também tem de brincalhão e carinhoso. A raça adora estar junto da família e adora expressar o seu carinho por ela. Ele faz isso não apenas através de brincadeiras e lambidas, mas também vigiando a casa e mantendo afastadas as possíveis ameaças.
Bulldog Inglês
O bulldog inglês (ou simplesmente bulldog) adora expressar seu carinho pelos donos através de vigorosas lambidas. Quase sempre quietos e preguiçosos, os Bulldogs também adoram receber um cafuné e não raro vão cair no sono enquanto você faz isso.
Por outro lado, a raça precisa de atenção redobrada para não desenvolver obesidade, o que significa estimulá-lo a se exercitar regularmente e moderar na alimentação.
Schnauzer
O schnauzer hoje em dia costuma nos encantar apenas com sua doçura e lealdade, mas a raça também já foi muito usada em caçadas. Graças à sua inteligência e faro potente, os schnauzers eram mestres em achar presas de pequeno e médio porte.
A raça hoje se divide em schnauzer gigante, schnauzer standard (padrão) e schnauzer miniatura, que é certamente o mais carinhoso de todos.
Maltês
O maltês conquista corações há muitos séculos com o seu adorável de ser. Especula-se que a raça tenha feito sucesso entre os antigos romanos, que as criavam no conforto dos suas mansões.
Os malteses desenvolveram características típicas de cães de companhia: são gentis, pacientes e muito carinhosos. Mas também podem ser teimosos em algumas situações, especialmente se não forem socializados corretamente.
Yorkshire Terrier
O yorkshire terrier é uma das raças preferidas para cão de companhia. Pequeno e afetuoso, se adapta muito bem à vida em apartamentos e adora ficar no colo dos seus donos.
Por outro lado, yorkies também podem ser muito corajosos e aventureiros, o que é uma herança do seu passado como cães caçadores de pequenos predadores.
Pit Bull
Quem conhece bem o pit bull sabe que a fama de perigoso dele não é muito justa. No convívio com a família, ele se mostra normalmente muito pacífico e afetuoso, e também pode demonstrar isso com pessoas que não conhece.
Um pit bull que foi socializado corretamente e é bem tratado pelos seus donos raramente se mostrará agressivo e só usará sua força para proteger a família e o território em que vive.
Dálmata
Os famosos dálmatas não são carinhosos apenas no cinema. Apesar do porte grande, eles são cachorros muito brincalhões e adoram se divertir junto da família.
Dálmatas também podem expressar seu afeto pelos donos oferecendo proteção a eles, o que torna a raça adequada para cão de guarda.
Cavalier King Charles Spaniel
O cavalier king charles spaniel pode não ser muito conhecido aqui no Brasil, mas no Velho Continente a raça faz sucesso há bastante tempo. O cavalier era muito admirado pela nobreza europeia, que fazia inclusive questão de ser representada junto com ele em pinturas.
O cavalier king charles spaniel é um perfeito cão de companhia, sendo muito paciente, carinhoso e apegado aos seus donos.
Lulu da Pomerânia
O lulu da pomerânia é outra raça que esbanja fofura e expressa isso até no seu nome. Lulus podem ser cheios de energia e até um pouco teimosos.
Embora não tenham um temperamento propriamente difícil, a raça não é recomendada para lares com crianças, já que adoram ser o centro das atenções e podem não querer ceder esse posto para qualquer um.
Bichon Frisé
O bichon frisé é chique até no nome. O aspecto nobre e fofo da raça, no entanto, não impede que ela seja muito apegada aos donos e adore demonstrar todo o carinho que sente por eles.
Os bichon frisé adoram brincar e se dão muito bem com crianças. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com a tendência desses peludinhos a desenvolver ansiedade de separação.
Pug
O pug pode parecer um cachorro preguiçoso e até mesmo insensível para alguns. Porém, não é apenas no sofá da casa que a raça se sente bem.
Pugs adoram o colo dos seus donos, com quem podem passar horas apenas dando e recebendo carinho. Devido à tendência a serem menos ativos, pugs necessitam de exercícios regulares e de atenção redobrada para não desenvolverem obesidade.
Golden Retriever
O golden retriever é outra raça muito conhecida pelo temperamento ativo e ao mesmo tempo paciente. As semelhanças dele com o labrador vão ainda mais além. Também são muito indicados para atividades ao ar livre e para auxiliar pessoas em terapia ou deficientes visuais.
De modo semelhante, golden retrievers nunca irão dispensar o abraço apertado dos seus donos.
Chihuahua
O chihuahua é uma das menores raças do mundo, mas o que falta na estatura sobra no afeto que a raça tem pelos donos. Chihuahuas são usados há séculos como cães de companhia, e devido a isso desenvolveram um grande apego pelos seres humanos.
Embora adorem ficar no colo dos seus donos, chihuahuas também podem ser teimosos e aventureiros.
Labrador
O labrador já tem fama de ser um cachorro cheio de energia e vontade de viver, mas ele também é bastante carinhoso. Na maior parte do tempo, os labradores certamente vão preferir correr por aí e se divertirem com os seus donos, mas a raça também pode ser bastante tranquila e adora receber e dar carinho.
Por esses motivos, labradores são muitos utilizados como cães de terapia e cães guia, funções que exigem ao mesmo paciência, energia e afeto.
Carinho de cachorro não se compra
As raças que nós apresentamos nesta lista são conhecidas por darem muito carinho e amor aos seus donos, seja na forma de brincadeiras, de abraços, de lambidas ou da simples companhia. O temperamento de cada uma delas em geral tem a ver com os sucessivos cruzamentos que estão em sua origem.
Por outro lado, a genética não pode determinar tudo, e mesmo um cãozinho que deveria ser carinhoso com seu dono, pode ser insensível ou mesmo agressivo. Isso ocorre porque os principais determinantes do temperamento de qualquer cão são a socialização que ele recebe quando filhote e, muito importante, a forma como ele é tratado pelo dono.
Por isso, lembre-se sempre: se deseja que o seu amiguinho peludo seja carinhoso com você, também seja carinhoso com ele!
Gostou? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
Veja também: As raças de cachorro mais fieis aos seus donos.