As 10 raças de cachorros mais independentes que gostam de ficar sozinhas

Confira as 10 raças de cachorros independentes que mais se adaptam à ficarem sozinhas, devido às suas características e personalidade.

Quando se trata de escolher um companheiro canino, muitas pessoas procuram raças que sejam independentes e capazes de passar algum tempo sozinhas. Isso pode ser especialmente importante para pessoas que têm um estilo de vida ocupado ou que precisam deixar seus cães sozinhos por períodos mais longos durante o dia.

Embora todos os cães precisem de atenção, exercício e interação social, algumas raças são conhecidas por terem uma predisposição maior à independência e uma capacidade melhor de se entreterem quando estão sozinhas. Esses cães muitas vezes têm personalidades tranquilas e autossuficientes, o que os torna mais adequados para lidar com a solidão ocasional.

Ao entender as necessidades e características específicas dessas raças, os futuros proprietários podem tomar decisões informadas sobre qual raça é a melhor para seu estilo de vida e ambiente doméstico.

Nesta lista das 10 raças de cachorros mais independentes que gostam de ficar sozinhas, exploramos as características e qualidades que tornam esses cães excepcionais em lidar com a solidão, fornecendo uma visão abrangente sobre como eles podem se adaptar bem a situações em que precisam ficar sozinhos por períodos prolongados.

10 de 10

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier cabeça

O west highland terrier é outro cãozinho que surpreende pela sua independência, apesar do tamanho pequeno. A raça é bem conhecida pelo temperamento forte, apesar de não ser exatamente do tipo que sai arranjando problemas por aí.

O seu pequeno porte e a sua autonomia o tornam ideais para quem mora em apartamentos e também fica muito tempo fora.


09 de 10

Schnauzer

Schnauzer Standard

Os schnauzers são conhecidos como cães bem independentes. Apesar do serem cachorros pequenos, eles adoram se aventurar ao ar livre, talvez porque ainda preservem um antigo instinto de caçador. A raça possui um temperamento tranquilo e é bastante inteligente.

Com o treinamento adequado e alguns estímulos no ambiente, pode ficar longos tempos sozinho sem que isso afete muito o seu comportamento. Porém, o mais indicado é criar os schanuzers em espaços mais amplos, para que ele possa se exercitar com liberdade.


08 de 10

Basenji

cachorro basenji preto e branco

Apesar do alto nível de energia, o basenji é um cão bem independente. Uma curiosidade interessante sobre a raça é que ela praticamente não late. E não é que ele simplesmente prefira não se comunicar, trata-se de uma condição física mesmo da raça.

Basenjis são mais indicados para viver em lugares amplos, com bastante espaço, mas também podem se adaptar bem à vida em apartamento, desde que encontrem os estímulos necessários para direcionar toda a sua energia.


07 de 10

Chow-Chow

Chow Chow calmo deitado no chão

chow-chow é também uma raça de cachorro independente e mais reservada, que não gosta muito de ficar recebendo contato o tempo todo. Apesar disso, são ótimos cães de guarda por sua lealdade e disposição para proteger seus tutores nas situações de perigo.


06 de 10

Akita Inu

akita inu deitado

akita inu (ou akita americano, como é conhecida a sua variante dos EUA) é um cão famoso por ser discreto. Ele inclusive recebeu o apelido de samurai, graças à sua eterna vigilância e discrição.

Como os akitas não são de ficar brincando o tempo todo com seus donos, eles podem ficar longos períodos sozinhos sem sofrerem com isso. Mas é preciso estar atento à necessidade de espaço e de distrações, pois a raça é bem ativa.


05 de 10

Dachshund

Dachshund

dachshund se destaca pela necessidade relativamente baixa de exercícios e essa raça é, em geral, também muito tranquila. Mesmo assim, os dachshund gostam bastante de se aventurar pelo ambiente e colocar em prática seu instinto caçador.


04 de 10

Lhasa Apso

Hoje em dia, os shih-tzus têm características bem diferentes dos lhasa apsos

lhasa apso faz o tipo de cachorro independente e adora se divertir por aí e fica feliz se conseguir arranjar muitos estímulos no ambiente onde vive. O seu pequeno porte o torna também ideal para viver em apartamentos.

Graças à sua independência, o lhasa apso não precisa receber tanta atenção como outras raças, o que o torna ideal para quem passa muito tempo fora de casa.


03 de 10

Shar-Pei

shar pei

shar-pei é adequado para quem trabalha ou fica muito tempo fora por não ser uma raça muito ativa e também por ser bem independente. Apesar do seu tamanho um pouco grande, eles são inclusive apropriados para apartamentos, porque não fazem muita questão de circular por aí.

Mas é importante sair para passear com ele regularmente, para que o seu shar-pei possa se distrair e se exercitar.


02 de 10

Maltês

Maltês

Apesar de ser bem apegado aos seus tutores, o maltês costuma se adaptar bem a longos períodos separado do seu dono.

Quando você voltar para casa, ele certamente te receberá com muita energia. Desde que você corresponda esse sentimento e forneça estímulos para o seu maltês se divertir quando ele ficar sozinho, não há muitos motivos para se preocupar.


01 de 10

Basset Hound

Características basset hound

basset hound é um cãozinho adorável, bem conhecido por suas orelhas grandes e caídas, seus olhinhos “tristes” e suas perninhas curtas. Como a aparência indica, a raça realmente não é de muita atividade.

Por seu jeitão mais tranquilo, o basset hound é muito indicado para quem mora em apartamento ou trabalha e não tem alguém para ficar com o pet. Mas atenção, ainda que não sejam uma raça agitada, eles precisam de atividade física regular, justamente porque têm tendência a ganhar sobrepeso.


Independentes, mas nem tanto

As raças de cachorros independentes ou que necessitam de menos exercícios físicos para se sentirem bem são ideais para pessoas que ficam muito tempo fora de casa. Eles não necessitam receber atenção o tempo todo, e por isso podem se sentir bem no seu próprio espaço, com as suas próprias distrações.

No entanto, é sempre bom lembrar que todo cão precisa de carinho e cuidados frequentes. Não é porque ele faz o tipo caladão que ele não precisa de um abraço ou de um passeio, assim que o seu tutor chega em casa, depois do trabalho.

As raças que mostramos aqui são aquelas que não se importam muito em ficar sozinhas, mas mesmo outras raças, consideradas mais dependentes ou “frágeis”, podem se adaptar a ficar longe do seu tutor quando ele sai de casa. Sugiro a você a leitura do nosso artigo com dicas preciosas para ensinar o seu cãozinho a ficar sozinho em casa.

Comentários