Cachorros gigantes têm uma presença impressionante e cativante que os torna verdadeiras estrelas entre as raças caninas. Conhecidos por seu tamanho imponente e personalidade gentil, esses cães são companheiros maravilhosos para aqueles que têm espaço e capacidade para cuidar deles adequadamente.
As 25 maiores raças de cachorro do mundo abrangem uma variedade impressionante de estaturas, desde cães grandes e majestosos até gigantes gentis que se destacam não apenas por sua massa física, mas também por sua doçura e lealdade incomparáveis.
Se você está interessado em conhecer mais sobre essas incríveis raças e talvez encontrar o seu próximo companheiro canino de grande porte, esta lista é um ponto de partida emocionante.
E então? Vamos conhecer esses gigantes simpáticos?
Borzoi
O borzoi é uma antiga raça de cães velocistas provenientes da Rússia. Excelente caçador e com aparência muito elegante, era uma das principais raças criadas pela antiga nobreza russa.
Com a Revolução Bolchevique, muitos borzois foram abatidos e a raça perdeu popularidade em seu país natal, mas depois de ser trazida para os Estados Unidos, viu a sua popularidade crescer em todo o mundo.
Afghan Hound
O afghan hound ou galgo afegão é uma raça bastante antiga de cães originários do Afeganistão. Desde que foi trazido para o Ocidente, no século XIX, a raça se tornou bastante popular.
O galgo afegão faz bastante sucesso em shows de exibição, graças à pelagem longa e lisa e ao seu corpo delicado, embora gigante.
Komondor
O komondor é conhecido pelos seus pelos grandes e encaracolados, que podem facilmente assumir a forma de dreads. A raça é popular em concursos de exibição, embora sua função original seja a de cão pastor.
Cão de Montanha dos Pirinéus
O cão de montanha dos pirinéus surgiu há muitos séculos, na região dos Pirinéus, entre a França e a Espanha.
Sempre foram muito utilizado na proteção dos rebanhos, graças à sua inteligência e confiabilidade, mas também, claro, ao seu porte gigante.
Leonberger
O leonberger é resultado do cruzamento do terra-nova com o são-bernardo e o cão de montanha de pirinéus, todos eles raças bem grandes. O resultado só poderia ser um cão de porte gigante.
O leonberger é muito usado como cão de guarda e também é um excelente nadador.
Cane Corso
O cane corso é uma raça bastante antiga, e acredita-se, inclusive, que ele tenha sido popular entre os soldados romanos, que o levavam para a guerra.
Certo é que a raça é muito forte e protetora, sendo até hoje muito usada como cão de guarda.
Boiadeiro de Berna
O boiadeiro de berna lembra bastante o são-bernardo, e inclusive tem uma origem parecida. O boiadeiro de berna, no entanto, possui um porte um pouco menor e é considerado mais ativo
A raça sempre foi muito utilizada em fazendas e na proteção dos rebanhos que eram levados para os pastos nos Alpes Suíços.
Lébrel Irlandês
O lébrel irlandês é considerado pelo American Kennel Club como o cachorro mais alto do mundo. Seu porte físico, no entanto, é um pouco esguio, embora a pelagem abundante possa enganar.
O lébrel irlandês é considerado uma raça de cachorro bastante inteligente e um pouco reservado.
Weimaraner
O weimaraner é originário da Alemanha e também está entre os maiores cães do mundo. Sua pelagem muito macia e cinzenta lhe rendeu o apelido de “Fantasma Cinza”.
Isso talvez também esteja relacionado ao temperamento muito tranquilo da raça, que pode se transformar quando é necessário proteger a família.
Malamute do Alasca
O malamute do alasca é uma raça de cachorro que se parece com lobo. Ele também lembra muito o husky siberiano, uma raça mais popular, mas com um porte bem menor.
Malamutes até hoje são muito usados em atividades na neve, embora já tenham se acostumado bastante à vida doméstica.
Embora sejam muito gentis com seus donos, eles tendem a ver os animais pequenos, inclusive cachorros, como possíveis presas.
Boerboel
O boerboel é uma raça de cachorro com origem na África do Sul. Ele seria o resultado do cruzamento de muitas raças europeias diferentes com cães típicos do continente africano.
O boerboel já foi muito usado na caça de animais selvagens, como o leopardo, e hoje em dia é um excelente cão de guarda.
Kangal
O kangal é uma antiga raça de cães da Turquia. É muito usado para proteção de propriedades rurais e está bastante acostumado à vida ao ar livre. Muitos consideram que o kangal é a raça de cachorro mais forte que existe.
Dogo Argentino
O dogo argentino foi desenvolvido por Antonio Nores Martinez, um criador argentino que pretendia criar a raça perfeita para cão de guarda. E o resultado da sua experiência com certeza deu muito certo.
O dogo argentino é um cão muito forte, ágil e atento, é fiel ao seus donos e está sempre disposto a protegê-los.
Mastim Inglês
O mastim inglês está diretamente ligado a raças muito antigas de cães do tipo molosso, embora o seu padrão tenha sido estabelecido no século XIX.
Já foram muito usados como cães de briga e hoje são bastante aproveitados na proteção dos lares. O cão recordista mundial de peso era um mastim inglês.
Dogue de Bordeaux
O dogue de bordeaux é um representante muito antigo dos cães do tipo molosso, cães de grande porte muito usados na proteção.
A pelagem alaranjada ou vermelha do dogue de bordeaux lhe confere muita elegância e é uma de suas marcas registradas. Devido ao focinho curto, a raça tem tendência a sofrer problemas respiratórios.
Terra-Nova
O terra-nova é um parente próximo do labrador e do golden retriever, mas possui um porte bem maior que o dessas raças.
Excelente nadador, o terra-nova sempre foi muito usado pelos pescadores da região de Terra-Nova, no Canadá, de onde raça se origina.
Bloodhound
O bloodhound tem um porte bem avantajado, mas a sua cara com certeza não mete medo. Com sua pele flácida e suas enormes orelhas caídas, o Bloodhound dá a impressão de estar triste ou muito cansado.
Mas não se engane, ele é considerado por muitos o melhor cão farejador que existe, sendo inclusive muito usado como cão policial.
Mastim Tibetano
O mastim tibetano é uma raça bastante antiga e bastante grande. A sua pelagem abundante faz com que ele pareça ainda maior do que já é, embora o Mastim Tibetano também seja conhecido por ser um cachorro muito forte.
Kuvasz
O kuvasz é um cão pastor originário da Hungria. Sua pelagem branca e cheia de cachinhos lembra a de uma ovelha, e isso o ajuda muito na hora de pastorear. O kuvasz se mistura entre as ovelhas e ataca de surpresa os predadores.
Akita
A raça akita se divide em duas variedades: o akita inu e o akita americano. Este último é o que tem maior porte e merece com certeza ser chamado de cachorro gigante, embora o akita inu também seja bem grande.
Ambos as variedades são conhecidas por seu temperamento paciente e um pouco independente, assim como pela extrema lealdade.
Rottweiler
O rottweiler possui uma fama de cachorro perigoso, e quem tem contato pela primeira vez com a raça pode realmente ficar preocupado.
O rottweiler, no entanto, se mostra muito calmo com as pessoas conhecidas e procura sempre proteger a família com seu corpo pesado e forte.
Dogue Alemão
Muitos consideram que o dogue alemão é a maior raça de cachorro do mundo. Felizmente, ele se mostra muito calmo e afetuoso no convívio familiar e só usa toda a sua força física quando enxerga uma ameaça.
O personagem de desenhos animados Scooby-Doo foi inspirado em um dogue alemão.
Fila Brasileiro
O fila brasileiro, como seu nome indica, é uma raça original do Brasil. Ele já caiu no gosto popular e já divertiu muitas famílias por aqui.
De temperamento muito tranquilo, inclusive com crianças, o fila brasileiro se transforma nos momentos de perigo, o que o torna um excelente cão de guarda.
Doberman
O doberman é uma das raças mais usadas como cão de guarda. Seu corpo é muito grande e forte, mas também é bastante atlético.
O doberman está sempre atento e assim que vê uma ameaça ao lar utiliza sua coragem e sua velocidade para afastá-la.
São Bernardo
O são bernardo já fez bastante sucesso aprontando muita bagunça no cinema. Na vida real ele também é um gigante brincalhão, com grande instinto de proteção.
A raça era muito usada para proteger os viajantes nas suas viagens pelos Alpes Suíços e para resgatar aqueles que ficavam soterrados pela neve.