Cachorros de pelo curto têm uma beleza e elegância próprias, refletidas em suas silhuetas esbeltas e pelagens brilhantes. Apesar de sua aparência simples, essas raças muitas vezes irradiam uma aura de sofisticação e charme, combinada com uma personalidade vibrante e cativante.
Enquanto suas pelagens curtas podem não ser tão vistosas quanto as de algumas raças de pelo longo, elas oferecem praticidade e facilidade de manutenção, tornando-os companheiros ideais para pessoas com estilos de vida ativos.
Neste artigo nós vamos falar dos cães com pelo curto, que se destacam por serem de mais fácil manutenção que os de pelo longo. Se por um lado os cães de pelo curto costumam soltar menos pelo, por outro, eles estão menos protegidos quando o inverno chega. Por isso, lembre-se sempre de se certificar que o seu cãozinho de pelo curto está devidamente aquecido. Dito isso, vamos às adoráveis raças de cachorro com pouca pelo!
Dálmata
Dálmatas são conhecidos como gigantes brincalhões, e essa fama pode ser comprovada pelos seus donos. Entretanto, a raça costuma ser mais ativa quando jovem e vai se tornando mais calma quando envelhece.
Outra coisa que muda com a idade do dálmata, é a sua icônica pelagem: nos primeiros dias de vida, ela é completamente branca, e as manchas pretas vão surgindo depois, gradualmente.
Bulldog Francês
O bulldog francês é um cãozinho muito esperto e sociável. Ele lembra bastante o bulldog inglês, de quem é aparentado, mas tem um porte menor e uma personalidade mais ativa, o que pode ser percebido pelas suas orelhinhas arrebitadas.
Bulldogs franceses tendem a sofrer de ansiedade de separação, por serem muito carentes de atenção, e também de problemas respiratórios, devido ao focinho achatado.
Shar-Pei
O shar-pei é uma raça chinesa de aspecto muito interessante. Sua pele é flácida e costuma vir cheia de dobrinhas, e a sua língua é surpreendentemente azul. Quanto ao temperamento, shar-peis costumam ser mais reservados e não demandam muito carinho dos seus donos, apesar de serem leais e protetores.
Embora possuam uma pelagem curta e de fácil manutenção, as dobrinhas da pele do shar-pei costumam juntar sujeiras e precisam de limpeza constante.
Pug
O pug é um cachorro que adora estar junto da família, sendo conhecido por ser muito carinhoso. Ele adora um colo e um sofá, e é preciso que os donos tomem cuidado para que o seu pug não se torne sedentário ou venha a se tornar obeso.
Outro aspecto da raça que demanda atenção é o seu focinho achatado, que pode tornar a respiração mais difícil nos dias quentes.
Pit Bull
O pit bull é outro cão de pelo curto muito popular, inclusive no Brasil. Muitos acreditam que os pit bulls são cachorros bravos e sempre perigosos, mas há bastante preconceito nessa ideia.
Na verdade, desde que sejam socializados corretamente, os pit bulls apresentam um temperamento muito tranquilo e afetuoso, até mesmo com estranhos. Essa é uma das razões para os especialistas não recomendarem que a raça seja usada como cão de guarda.
Boxer
O boxer pode até assustar os desavisados com seu corpo enorme e muito atlético. A raça, no entanto, é conhecida por ser muito brincalhona com os seus donos e se dá bem inclusive com as crianças pequenas. O instinto protetor do boxer é muito grande e o credencia a ser um bom cão de guarda.
Chihuahua
O chihuahua é o menor cachorro do mundo, e talvez também seja o cachorro de pelo curto mais popular. A raça tem uma história muito antiga: especula-se que tenha sido criada no México antes da chegada dos espanhóis, sendo já aí apreciada como um perfeito cachorro de companhia.
O chihuahua é muito apegado aos seus donos e isso pode levá-lo a se tornar ciumento ou a sofrer de ansiedade de separação.
Rottweiler
O rottweiler é outra raça de pelo curto que é muito usada como cão de guarda. A raça está entre as mais fortes do mundo, e devido à pelagem baixa é possível observar a sua musculatura desenvolvida.
Rottweilers são muito gentis e afetuosos com a família, mas tendem a ser bastante desconfiados com estranhos. Isso pode ser amenizado com a socialização desde filhotes e com treinamento.
Jack Russell Terrier
O jack russell terrier foi desenvolvido para caçar pequenos animais, como ratos e raposas. Como um bom caçador, ele é muito esperto e corajoso, e está sempre disposto a enfrentar novos desafios. O jack russell terrier é uma companhia perfeita para a família, e sente a necessidade de interagir constantemente com seus donos.
Embora a pelagem curta seja o padrão mais comum na raça, há variedades com pelo mais longo e com um aspecto “espetado”.
Doberman
O doberman é uma raça de grande porte muito usada como cão de guarda. Seu tamanho e sua força física impressionam, mas o doberman também tem um perfil bastante atlético e pode correr longas distâncias sem se cansar.
Outras qualidades que o tornam um excelente cão de guarda são a paciência com a família e a segurança na hora de identificar e afastar possíveis ameaças.
A semelhança do doberman com o pequeno pinscher que citamos acima não é gratuita, pois as duas raças têm uma origem em comum. Embora a cor preta também seja a mais recorrente para o doberman, há variedades marrons, avermelhadas e amarelas.
Dachshund
O dachshund é também muito conhecido como “salsichinha” devido ao seu corpo alongado e rebaixado. Apesar de possuir patinhas bem curtas, o Dachshund as movimenta com rapidez, pois gosta de explorar o mundo e de se divertir com a família. Por outro lado, trata-se de um cachorro muito calmo, que raramente se mostra agressivo.
As variedades de pelo curto são as mais conhecidas, mas alguns dachshunds podem ser bastante peludos. A raça tem tendência a sofrer de problemas na coluna, justamente devido ao corpo ser muito alongado.
Beagle
O beagle é um cãozinho cheio de energia e cheio de qualidades. A raça possui um faro muito potente, o que foi muito útil quando ele era usado como cão de caça, e ainda continua sendo bastante útil, já que o beagle está entre os cães mais usados como cachorro policial.
O beagle é muito brincalhão e se dá bem com praticamente todo mundo. É uma raça perfeita para a família, inclusive para aquelas com crianças pequenas. Embora possam viver bem em apartamento, precisam de visitas regulares a um espaço aberto, como parques, para que possam gastar todo seu instinto de aventura.
Pinscher
O pinscher está entre as raças de pequeno porte mais populares em todo o mundo. Seu corpo esguio é realçado por um pelagem bem baixa, que é de fácil manutenção. Costumamos lembrar do pinscher na cor preta com manchas castanhas, que é a variedade mais popular, mas também existem outras variedades, como a marrom avermelhada.
O pinscher (que também pode ser chamado de pinscher miniatura) descende de cães de caça, mas sempre foi usado mesmo como cão de companhia. Independente, ativo e muito esperto, o pinscher é um cão recomendado para donos mais experientes. Ainda assim, é uma raça ideal para apartamento, por ser de pequeno porte e por não soltar muito pelo.
Eles também são peludos
A história por trás das raças de cachorros de pelo curto remonta a séculos de seleção e criação cuidadosa. Esses cães foram desenvolvidos não apenas por sua aparência distinta, mas também por suas habilidades como cães de trabalho, caça ou companhia. Sua pelagem curta e densa muitas vezes reflete adaptações climáticas, tornando-os adequados para uma variedade de ambientes e condições climáticas.
Hoje em dia as raças de cachorro mais peludas são mais populares que as pelo curto, já que pelo mais abundante costuma dar um aspecto mais fofo ao cachorro. Entretanto, como você pôde ver neste artigo, os cães de pelo curto têm atributos que vão bem além da aparência e que fazem com que eles também mereçam nossa admiração.
Por outro lado, ao contrário do que muitos possam pensar, a pelagem dos cães de pelo curto também demanda manutenção, e algumas das raças, que mostramos aqui, estão inclusive entre as que mais soltam pelo.
Nesse artigo te contamos sobre cães com pelo curto, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?