A amabilidade é uma qualidade altamente valorizada em cães de estimação, especialmente para famílias e indivíduos que buscam um companheiro leal e afetuoso. Cães dóceis são conhecidos por sua natureza gentil, tolerante e amigável, o que os torna ideais para conviver com crianças, idosos e outros animais de estimação.
Essas raças tendem a exibir comportamentos calmos e tranquilos, além de serem receptivas ao treinamento e à interação social. Sua disposição amigável e carinhosa cria laços fortes com seus proprietários, proporcionando companheirismo e conforto emocional.
Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo 10 raças de cachorros muito amigáveis. Os animais desta lista são ideais para quem deseja um pet para estar junto da família, inclusive se houver crianças em casa.
Welsh Corgi
Você talvez nunca tenha ouvido falar do welsh corgi, mas, se o seu interesse é por raças muito amigáveis, você com certeza deveria conhecê-lo. Esse baixinho com orelhas de raposa é o queridinho da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que chegou a criar 7 animais da raça.
Natural do País de Gales, o welsh corgi vem em duas categorias: o pembroke e o cardigan. São animais muito ativos e apegados aos seus tutores. Adestrar um welsh corgi, no entanto, costuma dar um pouco de dor de cabeça, já que a raça também tem o seu lado temperamental.
Cavalier King Charles Spaniel
O cavalier king charles spaniel não gosta apenas de fazer novos amigos, ele é também um companheiro extremamente paciente e afetuoso. Mas o que esperar de uma raça criada especialmente para viver no colo de princesas e rainhas?
Hoje em dia, o cavalier king charles spaniel é muito usado como cão de terapia, graças ao seu temperamento tranquilo e carinhoso.
Boxer
O tamanho e a força do boxer podem até deixar você com medo. Mas essa raça é um ótimo exemplo de cachorro grande e amigável. Os boxers são muito brincalhões, dóceis e próximos dos seus tutores. Eles, possuem, ainda, um forte instinto protetor e podem ser usados como cães de guarda.
Maltês
O maltês é um cãozinho realmente adorável. A raça tem uma história milenar, que remonta à Roma e à Grécia Antigas. O maltês é um admirável cão de companhia: é brincalhão, atencioso e adora um colo. Se dão bem com praticamente todos à sua volta, inclusive com pessoas desconhecidas e outros animais.
Por outro lado, a raça tende a ser um pouco teimosa, o que pode dificultar na hora de adestrá-la.
Beagle
Os beagles são alegres e desbravadores por natureza. A raça era usada na caça de pequenas presas antigamente, graças a seu faro super eficiente e à sua determinação. Até hoje, eles adoram perambular por toda parte, seguindo sempre algum odor.
O seu temperamento dócil, ativo e o seu companheirismo o tornam uma excelente opção de cachorro para a família.
Pug
Os pequenos pugs também se destacam pela sua afeição às pessoas e a outros animais. Muito dóceis, eles adoram lamber o rosto de quem o pega no colo e até de outros animais. O seu grande apego, no entanto, faz com que eles não reajam bem a longos períodos de separação dos seus tutores.
Como todos os cães braquicefálicos, os pugs passam por apuro nos dias mais quentes e têm tendência a desenvolver problemas respiratórios. São excelentes opções para quem vive em apartamento, desde que, claro, possam dar um pequeno passeio de vez em quando, já que tendem a desenvolver obesidade.
Poodle
O poodle é uma das raças mais populares do mundo. E isso não se deve apenas ao seu visual fofo e elegante ou à sua inteligência bem acima da média. O Poodle é uma das raças mais dóceis que existem e isso os consagrou como excelentes cães de companhia.
No entanto, o poodle não é um mero bibelô, pelo contrário. A raça se destaca pela capacidade de obedecer comandos e a disposição para tarefas ao ar livre. Eles são, inclusive, excelentes nadadores.
Border Collie
O border collie é um cachorro com qualidades incríveis e dóceis. A raça é considerada a mais inteligente do mundo e parece ter disposição infinita. Quase nunca estão parados no seu cantinho e procuram sempre alguma emoção para gastar toda a sua energia.
O border collie construiu sua história como um cão pastor, um dos melhores nessa função. E isso graças à sua obediência, capacidade de aprender comandos e vontade de agradar aos seus tutores. Eles não se adaptam bem à vida em espaços pequenos e precisam de muitos estímulos para se sentirem bem.
Labrador
Os labradores não são muito diferentes dos golden, já que também pertencem à categoria dos retrievers. A raça é conhecida como o “cão sorridente”, porque parecem estar sempre de bom humor. Como cães sociáveis que são, os labradores gostam de estar sempre no meio da família, recebendo carinho e atenção.
Também não desprezam uma atividade ao ar livre e são excelentes nadadores.
Golden Retriever
Nem é preciso dizer muita coisa sobre o golden retriever, né? Essa raça é uma das que mais representam a amizade entre cães e humanos. O golden retriever reúne uma grande afinidade com os seus tutores e uma disposição incrível para se exercitar e se divertir. É a mistura perfeita. Por isso, eles são super dóceis e estão sempre por perto em busca de carinho e emoção.
Por todas essas qualidades, o golden retriever é ideal para quem busca um “cachorro atleta”, que gosta de fazer atividades ao ar livre. Também são muito aproveitados como cães guia e cães de terapia, por terem paciência e disposição para seguir seus donos.
Por outro lado, mesmo tendo um considerável instinto de proteção, não são indicados como cães de guarda. Não seria improvável que eles fizessem amizade com um ladrão que invadisse a sua casa…
Eles detestam a solidão
Você conferiu neste artigo as 10 raças de cachorro mais amigáveis e dóceis. São cães que adoram estar com a família e compartilhar com ela momentos especiais do dia e da vida. Muitas, inclusive, se dão bem até com os estranhos, tamanha a sua vontade de interagir com os seres humanos.
Por outro lado, todo esse apego também tem o seu custo. Cães muito sociáveis tendem a sofrer bastante quando ficam sozinhos e a desenvolver ansiedade por separação. Por isso, se você pensa em criar uma dessas raças, reflita bem se você será capaz de proporcionar toda a companhia que ela necessita para se sentir feliz.
Nesse artigo te contamos sobre raças dóceis, mas você já parou para pensar quantas raças de cachorro existem?