Não é errado ficar em dúvida se os cães têm umbigo, afinal, a anatomia dos pets é diferente e bastante interessante. Se você quer acabar com essa dúvida de uma vez por todas, leia o artigo até o final.
Afinal, os cães têm umbigo?
Sim, cachorro tem umbigo. Todos os mamíferos placentários possuem umbigo, pois é dessa maneira que eles conseguem se alimentar quando estão na barriga da mãe. Os mamíferos placentários são aqueles que dão à luz bebês vivos, ao contrário dos animais ovíparos, que põem ovos e os marsupiais cujos bebês se desenvolvem na bolsa da mãe, por exemplo.
O mais incrível disso tudo é que no caso dos cães, cada filhote da ninhada tem seu próprio cordão umbilical que conecta à placenta da mãe ao estômago dos pequenos. Enquanto no útero, o filhote depende da mãe para fornecer nutrição e oxigênio, feito por meio do cordão umbilical.
Após o parto, a cadela mastiga o cordão umbilical, deixando pequena ferida no local que rapidamente cicatriza em uma linha pequena e fina – também conhecida como umbigo. Então, essencialmente, os umbigos dos cachorros são apenas cicatrizes.
Como encontrar o umbigo do cachorro?
Ao contrário do umbigo humano, o umbigo canino fica entre os mamilos, que estão localizados na base da caixa torácica. Pode ser difícil de localizar por causa do tamanho – e do pelo que cresce rapidamente sobre ele. Se você sentir um leve trevo na barriga do pet, pode ser o umbigo. Procure-o sob o pelo, onde os “tufos” se encontram ao redor da base das costelas. Às vezes, haverá uma mancha perceptível de pelo mais escuro na área.
Mamíferos placentários também podem ter hérnias umbilicais, que ocorrem quando os músculos não cicatrizam adequadamente. Em vez de crescerem juntos, os músculos deixam um buraco por onde o tecido ou os intestinos penetram. Eles têm aparência de um inchaço na barriga, então é fácil identificar um umbigo “de fora” em um cachorro. Um cão com hérnia deve consultar imediatamente um veterinário para evitar complicações.
Quais cuidados devemos ter com o umbigo dos cães?
Ao contrário dos humanos, o umbigo dos cães não necessita de limpeza ou qualquer outro cuidado, apenas precisa ser deixado intacto. O tutor deve estar atento à qualquer sinal de inchaço perto da região, pois pode ser uma hérnia. Se você notar esse relevo na região, leve-o com urgência ao médico veterinário.