Cachorro pode comer soja? Conheça os prós e contras

A soja é um alimento que os cães podem comer, desde que seja oferecida da maneira adequada. Confira os benefícios e os riscos

cachorro pode comer soja

Tofu, tempeh, edamame, leite de soja e o próprio grão são as fontes mais comuns desse alimento em dietas. Afirma-se que ela traz muitos benefícios à saúde (e alguns riscos) para os humanos e é uma fonte de proteína valorizada para muitas pessoas que seguem dietas vegetarianas e veganas. Mas será que esses benefícios funcionam da mesma forma para os cães? Continue acompanhando o artigo para descobrir!

Os cães podem comer soja?

Sim, os cachorros podem comer soja, mas é importante ter muito cuidado. Tenha certeza que o seu pet não apresenta nenhuma alergia antes de oferecer o alimento a ele. Além disso, lembre-se que substituir as fontes de proteína animal por soja para alimentar o cachorro é algo extremamente arriscado e pode causar deficiências alimentares. Se você é vegano ou vegetariano, lembre-se que essas dietas não são adequadas para o cachorro.

Como oferecer a soja para o cachorro?

O tutor deve evitar oferecer ao cão alimentos derivados da soja como o tofu e leite de soja, pois são extremamente industrializados e podem afetar a saúde do animal. O mais indicado é servir apenas o grão da soja cozido.

Confira passo a passo em como oferecer esse alimento para o pet:

  • Cozinhe os grãos: a soja crua é indigesta e pode causar problemas gastrointestinais como gases e diarreias;
  • Não use temperos como sal, azeite, cebola e alho, pois são alimentos tóxicos para os cães. Para evitar complicações, sirva a soja sem qualquer aditivo. Uma boa ideia é misturar com algum legume ou verdura que eles podem comer;
  • Jamais misture a soja com ração, pois essa combinação causará excesso de gases e cólicas intestinais no cachorro;
  • Limite a quantidade: apesar de a soja ser considerada um alimento seguro, ela não deve ser a base da alimentação dos pets. Duas colheres de sopa, oferecidas uma vez por semana, é uma quantia adequada para a maioria dos pets. Converse com um médico veterinário antes de incluir o alimento de vez na dieta do seu amigo de quatro patas!

Benefícios da soja para os cães

filhote husky siberiano com comedouro

Boa fonte de proteína

A soja é amada por seu alto teor de proteína por aqueles que não comem carne. O mesmo pode ser verdade para o seu animal de estimação. Se seu cachorro é alérgico a algumas (ou todas) proteínas animais, a soja pode ser uma escolha apropriada, pois é uma forma pura de proteína vegetal. Entretanto, essa substituição deve ser feita apenas nesses casos de alergia alimentar à carnes, o que costuma ser raro.

Útil para cães com problemas digestivos

A proteína de soja hidrolisada pode ser fácil para os cães digerirem se eles estiverem tendo problemas com outras proteínas. Se seu animal de estimação está tendo problemas digestivos e você está tendo problemas para fazer seu animal comer, converse sobre alimentação de soja com um médico veterinário, ele ajudará a fazer a transição alimentar.

Alto teor de fibra

Por conter alto teor de fibra, a soja pode ajudar o cão a se sentir satisfeito após as refeições, fazendo com que ele coma menos. Sendo assim, a soja pode ajudar no controle de peso. Se seu cão não está no peso ideal, discuta a adição de proteína de soja à dieta de seu animal de estimação com o médico veterinário.

Cães com alergia à soja

Um grande número de cães podem apresentar alergia à soja, por isso, é importante fazer o teste antes de oferecer esse alimento ao peludo. As alergias podem causar problemas que vão desde urticária, até problemas estomacais e anafilaxia. Infecções de ouvido e perda de cabelo, também são alguns dos sintomas. Se seu pet é gravemente alérgico à soja, leve-o ao veterinário imediatamente após o consumo para tratamento.

Se os sintomas não desaparecerem rapidamente (em 24 horas) ou piorarem, você deve procurar atendimento médico. O cachorro pode estar tendo uma reação alérgica ou inchaço, o que pode precisar de tratamento adicional. De acordo com o American Kennel Club, os cães que comem ração com farelo de soja ou incluem óleos ou gorduras nos primeiros quatro ingredientes, têm quatro vezes mais risco de apresentar alergia alimentar à soja.

Cuidado com os excessos!

Alguns derivados da soja podem ser extremamente perigosos para os cães e podem causar o quadro de alergia no peludo com mais facilidade, como no caso do tofu. Além disso, soja em excesso pode ser perigosa para a saúde dos peludos. E embora possa haver alguns benefícios em adicionar soja à dieta do seu cão, também existem alguns riscos. O consumo excessivo pode levar a muito estrogênio e um desequilíbrio hormonal. Isso pode causar problemas de saúde adicionais para seu cachorro, incluindo câncer ou problemas de tireoide.

Comentários