Você está se perguntando se seu cachorro pode comer salsinha? Você não está sozinho, muitos tutores têm essa dúvida tendo em vista que a salsinha é uma das ervas mais presentes na culinária brasileira. Tem quem ame e tem quem não goste desse alimento. Mas se o seu cãozinho é adepto, saiba como oferecer, os cuidados e benefícios para o animal. Acompanhe!
Cães podem comer salsinha?
Sim, os cães podem comer salsinha. Ela é benéfica para eles por diversos motivos e pode ser uma excelente estratégia para melhorar a saúde do pet, desde que seja oferecida cerca de 10 a 15 folhas, duas vezes na semana. Passar dessa quantidade pode ser um pouco arriscado. A salsinha mais segura para os cães é a crespa, a lisa pode ser tóxica.
Oferecer essa erva é uma ideia tentadora considerando todos os nutrientes, incluindo vitamina A, C, ácido fólico e até antioxidantes. Mas atenção! A salsinha é proibida para cadelas grávidas, porque pode causar contrações musculares e levar a cadela a ter um parto prematuro. Os cães com problemas renais também não devem comer essa erva, pois é diurética e pode acabar piorando o quadro do pet. Na dúvida, consulte um veterinário antes de oferecer para o seu cachorro.
Como oferecer a salsinha para os cães?
A salsinha deve estar sempre fresca e picada, e você deve misturar a erva nas refeições do seu cão, 1 ou 2 vezes, como mencionamos anteriormente. Além disso, corte o caule e procure oferecer apenas as folhas. Uma boa dica para manter a salsinha fresca, é cortar a ponta do caule, colocar em um vidro, e adicionar um centímetro de água. Coloque na geladeira e verifique a água periodicamente. A salsinha não pode ficar mais de duas semanas na geladeira, pois após esse período já não serve mais para o consumo.
Benefícios da salsinha para os cães
Embora não seja aconselhável para cães com problemas renais, a salsa é realmente ótima para manter os rins saudáveis. Geralmente é uma limpeza para os órgãos e pode ajudar a prevenir doenças. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias da erva podem reduzir a artrite e o inchaço. Outros benefícios para a saúde dos cães incluem propriedades para aliviar a coceira, ajuda para indigestão, cistite e até mesmo problemas cardíacos.
Outro benefício é a prevenção do mau hálito canino e a doença gengival, pois ela ajuda no combate do tártaro e placas bacterianas. Claro, também é muito importante escovar os dentes do seu animal pelo menos 2 vezes por semana, pois a salsinha não substitui a pasta de dente. Agora que você conhece todos os benefícios e já sabe como oferecer salsinha ao pet, aproveite para incrementar as refeições do seu amigo de quatro patas.