Ah não! Você acabou de pegar seu cachorro com o focinho enfiado em uma caixa de pizza e agora está preocupado se ele realmente pode comer? Ou você está apenas pensando em dividir essa delicia com o pet? A pizza é saborosa mas se seu cachorro comer, ele vai ficar doente? O molho de tomate presente na pizza é permitido para os cães? Se você está afim de descobrir a resposta para todas essas perguntas, acompanhe o nosso artigo até o final. Vamos lá!
Afinal, cachorro pode comer pizza?
Os cachorros não devem comer pizza. Eles podem ser intolerantes à lactose e também podem ser sensíveis ao trigo. Além disso, a cebola e o alho são alimentos tóxicos para os cães e podem causar dores de barriga, anemia e até mesmo intoxicação. Certifique-se de verificar todos os ingredientes antes de compartilhar uma pizza com seu cão.
Além disso, esse alimento tem baixo valor nutricional para cães. Até mesmo as carnes na pizza são altamente processadas e com alto teor de sódio. Mesmo que seu cão tolere pequenas quantidades de pizza, é melhor evitar. Você nem sempre saberá os ingredientes e há melhores opções de guloseimas. Monitore seu cão cuidadosamente se ele consumir pizza, pois a maioria dos ingredientes presentes são perigosos para os nossos queridos peludos. Confira:
Queijo
Mesmo os queijos com baixo teor de gordura, como a muçarela, não é recomendado que o cachorro coma esse derivado, até porque o organismo dos cães não processa bem a lactose presente. O queijo é tipicamente rico em gordura e calorias, deixando o pet suscetível à obesidade.
Molho de tomate
A maioria dos molhos das pizzas são ricos em gordura e feitos com extrato, além de conterem cebola e alho, que são perigosos para os cães. Outros ingredientes, como ervas, também podem ser prejudiciais ao cão. Além disso, muitos molhos para pizza comprados em lojas têm adição de açúcar e como já sabemos, é melhor evitar, pois os cães podem desenvolver diabetes.
Crosta e Massa
Se o seu cachorro comeu crosta e a massa de pizza, há motivo para maior preocupação. Se estiver crua, é um assunto mais urgente. Nesse caso, dirija-se ao veterinário ou à clínica de emergência de animais imediatamente. A massa de fermento crua pode se expandir no estômago do animal, causando sérias dificuldades respiratórias e, potencialmente, causando ruptura do tecido. O ASPCA relata que pode até causar intoxicação no cachorro, devido ao subproduto do etanol que a levedura produz.
E o recheio da pizza, os cães podem comer?
Pepperoni, sardinhas, bacon e linguiças têm alto teor de sal e gordura. Comer muito sal pode aumentar a pressão arterial de seu cão ou agravar doenças cardíacas subjacentes. O ponto principal é que você nunca deve dar pizza para seu pet, seja como uma refeição ou um deleite.
Eles podem sentir uma leve dor de estômago se forem sensíveis aos laticínios, devido ao excesso de gordura. Se o seu cão comeu uma grande quantidade de pizza e você está preocupado, ligue para o seu veterinário para agendar um exame.
Lembre-se de que mesmo pequenas porções de comida humana contêm calorias extras que, com o tempo, podem causar uma série de problemas resultantes do excesso de peso. Portanto, mantenha sua pizza fora do alcance de seu cão!