Se você é fã de pão de queijo, provavelmente deve estar se perguntando se você pode dividir esse saboroso lanchinho com o seu cachorro. O organismo dos cães recebe e processa os alimentos de maneira diferente da nossa, por isso, nem sempre o que é bom e gostoso para os humanos, é também para os cães. Mas será que esse é o caso do pão de queijo? Se você ficou curioso para saber se os cachorros podem comer pão de queijo, continue acompanhando o artigo. Vamos lá!
O pão de queijo é permitido para os cães?
Os cães não devem comer pão de queijo, pois o polvilho e o queijo presentes no alimento podem fazer com que o animal apresente um quadro grave de constipação e também excesso de gases, logo, não é recomendado. Ao ingerir o pão de queijo, o cachorro pode ter dificuldade em evacuar e acabar sofrendo um inchaço abdominal.
Se ingerido com frequência, pode acabar gerando um sobrepeso no cachorro, pois tende a ser bem calórico devido à quantidade de queijo e óleo que recebe durante a sua preparação. Por isso, a melhor alternativa é evitar compartilhar essa delícia com o seu cãozinho.
Além disso, geralmente esse alimento possui uma grande quantidade de sal e também leite, dois alimentos perigosos e tóxicos. Se o seu cão apresentar intolerância à lactose, por exemplo, os efeitos do pão de queijo serão ainda piores para a saúde dele. Logo, resista à cara de pidão e ofereça um petisco adequado e que não vá fazer mal para a saúde do pet.
Meu cachorro comeu pão de queijo, e agora?
Se o seu cachorro comeu um pedaço de pão de queijo por acidente ou você ofereceu a ele, pois não sabia que era perigoso, não se preocupe. Em pequenas quantidades, o pão de queijo só vai causar gases no animal. No entanto, se ele ingeriu em grande quantidade é importante monitorá-lo nas próximas 48 horas para verificar se vai ficar tudo bem.
Se o seu cachorro for intolerante à lactose, é importante que você leve-o ao veterinário a qualquer sinal leve. Os sinais que o cão pode dar quando está passando mal por conta do pão de queijo são: vômito, inchaço abdominal, em alguns cachos diarreia e gases em excesso. É importante consultar um profissional para que ele medique o seu peludo quando necessário.
E lembre-se, se o seu objetivo é agradar o seu melhor amigo de quero patas, opte por algum petisco ou alimento que seja saudável e seguro pra ele. Chips de batata doce ou abóbora podem ser uma ótima ideia. Os cães não devem comer certos alimentos dos humanos, é você deve sempre de lembrar disso. Boa sorte!